Clusters e Human Analytics: Qual a relação entre eles?

Clusters e Human Analytics se relacionam de formas complementares para humanizar as estratégias de mercado por meio dos dados. Entenda como funcionam!


clock
6 min
Clusters e Human Analytics: Qual a relação entre eles?

Para quem lida com estratégias de marketing e de negócios não é novidade dizer que os dados são os insumos mais valiosos para as tomadas de decisão dos últimos tempos. Diante da alta concorrência pela preferência do consumidor, surgem desafios que só a inovação — com a utilização dos dados — pode ajudar a superá-los.

Entre essas inovações estão a estratégia por trás da ferramenta de Clusters e o conceito de Human Analytics, que, não por coincidência, são orientados por dados. Porém, na MindMiners essas abordagens não se limitam a eles; vão além utilizando como base o comportamento das pessoas para obter insights a favor das ações das marcas.

De início, já dá para perceber que os dados fazem relação entre esses termos e que ambos podem contribuir com as estratégias da empresa. Mas com o Human Analytics queremos muito mais que isso. Confira a leitura para entender melhor!

O que são clusters?

Cluster, em tradução para o Português, significa “agrupamento” ou “conjunto”. No mercado consumidor, consiste em dividir os perfis de consumidores por características comportamentais e demográficas.

Os clusters também representam a segmentação de um mercado para alcançar as pessoas certas, oferecendo produtos e serviços que realmente fazem sentido para elas.

Com os Clusters da MindMiners, é possível criar segmentações e explorar instantâneamente dados sobre o estilo de vida, os interesses, a intenção de compra e opiniões do seu consumidor.

Por exemplo: vamos supor que você queira compreender melhor o comportamento de pessoas que optam por comer de forma saudável.

Note que essas pessoas fazem escolhas saudáveis, mas essa característica é bastante ampla. Há pessoas veganas e vegetarianas que comem saudável, assim como existem os carnívoros que também optam por opções sadias no dia a dia.

Também pode ser interessante para suas estratégias, por exemplo, identificar qual é o perfil das pessoas que mais consomem uma linha específica dos produtos da sua marca para ampliar as vendas.

Por meio dos Clusters da MindMiners, é possível saber quem é esse público, entender seu comportamento e acompanhar as mudanças ao longo do tempo, além de entender as razões pelas quais optam pelo produto.

mulheres negras reunidas em um sofá, uma com laptop sobre as pernas e outra sorri com papel na mão
Photo by Surface

Quais as vantagens dos Clusters na sua jornada de pesquisa?

Imagine que o perfil do seu consumidor, há dois anos, era o de pessoas que gostavam de ir até à loja física e serem atendidas por um representante de vendas para tirar dúvidas sobre os produtos que pretendiam comprar.

Agora, imagine que esses mesmos clientes deixaram de ir às lojas e, com o boom das vendas pela internet, aproveitam não só a comodidade de poder comprar de casa, como também a facilidade de encontrar reviews em vídeos de especialistas naquilo que pretendem comprar.

Percebe como o comportamento desses consumidores mudou em relativamente pouco tempo? Nesse caso, a pesquisa serve para poder oferecer bases concretas para uma hipótese inicial, que é a de que “os consumidores estão deixando de ir às lojas”. Além da possibilidade de cruzar essa informação com outros hábitos de vida e preferências.

De maneira geral, a pesquisa de mercado ajudará a identificar os motivos pelos quais isso está acontecendo. Mas esse tipo de pesquisa precisa ser ágil, do contrário, a empresa perde o timing para agir com foco nas reais necessidades dos consumidores.

Já com a ferramenta de Clusters da MindMiners, além de entender esse cenário, você:

  • Contará com ainda mais tecnologia para tomar decisões mais ágeis e obter insights em tempo real, em uma ferramenta customizável;
  • Terá a facilidade de extrair dados específicos dos seus clientes e prospects (não apenas do mercado em geral) de forma ágil, identificando o melhor momento para tomar decisões estratégicas de negócio;
  • Contará com acesso a dashboards interativos de dados comportamentais já coletados — exemplo: quem mais deixou de comprar nas lojas físicas são pessoas das gerações mais jovens, ou quais são essas gerações? — o que facilita a leitura para tirar novas ideias a qualquer momento;
  • Conseguirá entender o comportamento do seu mercado consumidor sem necessidade de ter conhecimento avançado em pesquisa para analisar os dados e tomar suas decisões com segurança;
  • Terá 10 mil atributos para você segmentar e recriar a sua audiência;
  • Poderá fazer um comparativo de comportamentos antes e depois de um evento ou acontecimento;
  • Acompanhará, em tempo real, mudanças no comportamento de consumo da sua categoria e do cenário brasileiro;
  • Contará com dados para fazer comparações estruturadas dos diferentes perfis de consumidores e identificar oportunidades de negócio.
Photo by Robynne Hu

E o que é Human Analytics?

Human Analytics é um termo próprio da MindMiners para definir o nosso negócio que é focado em tecnologia aplicada à mensuração rápida de resultados e extração de insights em tempo real. Nosso objetivo é ir além das pesquisas de mercado tradicionais, pois elas podem não ser mais suficientes para quem quer sair na frente.

Entendemos que a tecnologia é capaz de traduzir a sensibilidade do comportamento humano (human) em dados (analytics) que podem se transformar em insights estratégicos.

Além de oferecer a tecnologia certa para coletar esses dados, somos parceiros na hora de analisar o que é mais relevante sobre o comportamento do consumidor para ajudar as marcas a encontrarem as soluções para seus desafios de forma ágil, com pesquisa de mercado online e a utilização dos clusters.

Por que é importante humanizar a pesquisa de mercado?

A pesquisa é uma ferramenta essencial para todo tipo de negócio, pois ela permite entender o mercado a fundo para elaborar estratégias que vão ajudar a empresa a vender mais e se tornar mais competitiva.

No entanto, pensar na pesquisa de mercado feita de forma tradicional, como quando foi implementada no Brasil no início da década de 40, já não é estratégico nem eficiente para as marcas.

Não somente do ponto de vista de tecnologia e da evolução de ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas, obviamente, é preciso ter em mente que todo esse aparato deve acompanhar o que é mais importante no mercado: as pessoas, os consumidores.

Por mais que a transformação tecnológica aconteça, o comportamento das pessoas também evolui ao longo do tempo (mesmo que seja curto) e apenas métodos tradicionais não são suficientes; é preciso ter especificidade, constância e segmentação.

Por isso, os departamentos de marketing e de vendas estão cada vez mais estratégicos e planejando novas formas de se conectar com suas personas, utilizando a tecnologia para entender o comportamento humano de forma profunda.

Isso, inclusive, é o que propõe a versão mais atualizada do Marketing até então, o Marketing 5.0, que é focado na tecnologia para a humanidade e na humanização dos dados.

Diante desse contexto, eis que surgem os clusters junto das pesquisas de mercado: para tornar suas estratégias mais humanizadas, certeiras e relevantes, totalmente customer centric, indo muito além da forma como é feita a pesquisa tradicional.

Afinal, as pesquisas não podem mais entregar dados frios já que falamos com pessoas e queremos ter uma comunicação cada vez mais próxima delas e conectada com o que sentem e pensam.

Como os dados dos Clusters MindMiners ajudam quem não tem expertise em pesquisas de mercado?

A ferramenta de Clusters da MindMiners permite quebrar a frieza dos dados das pesquisas e humanizar a relação da sua marca com o mercado.

Com os Clusters você conta com mais de 10 mil atributos para definir seu target, criar perfis e acessar dados de comportamento, hábitos de compra, atitudes e opiniões do seu consumidor, independentemente de quem ele seja.

O recurso foi elaborado devido ao entendimento de que nem toda empresa conta com um time de especialistas para coletar e analisar dados. É exatamente para desmistificar essa necessidade que oferecemos a nossa plataforma para que qualquer pessoa consiga ter acesso a dados e insights em tempo real de forma fácil.

Por isso, ao utilizar a ferramenta de Clusters suas ações serão muito mais estratégicas e Human Analytics e você terá dados específicos do seu nicho cada vez mais segmentados de acordo com o que é mais relevante para o seu negócio, além de humanizar cada vez mais as estratégias de mercado.

Que tal aproveitar e conhecer agora como funcionam os Clusters da MindMiners? Você pode aproveitar 15 dias gratuitos para testar a ferramenta e ver na prática, como ela pode fazer a diferença nas suas estratégias. Não deixe de conhecer!

(créditos de capa: Andy Kelly)


Início