Lojas de departamento ou especializadas: qual é melhor para sua marca?

A escolha de onde distribuir os produtos precisa ser muito bem pensada, considerando as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de lojas.


clock
4 min
Lojas de departamento ou especializadas: qual é melhor para sua marca?

Qual é o modelo de loja mais vantajoso para uma marca: de departamento ou especializada?

Na verdade, para responder a essa pergunta com precisão, é necessário entender com clareza quais são os principais objetivos da sua marca, para enfim focar em um modelo que costuma atender ao seu tipo de consumidor ideal.

Neste texto entenderemos quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de loja, o que faz um cliente comprar mais em um modelo de loja do que no outro, o efeito que a localização da loja tem sobre as vendas e o impacto das lojas online sobre as lojas de departamento ou especializadas. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre as lojas de departamento e as  especializadas?

No mercado de varejo, as lojas de departamento e as especializadas são modelos distintos, cada um com características únicas destinadas a atrair diferentes perfis de consumidores.

As principais diferenças entre esses modelos de negócios está na variedade de produtos, no perfil dos consumidores e na precificação.

Em relação à variedade, as lojas de departamento tendem a vender uma gama diversificada de produtos. Já as lojas especializadas focam em um determinado segmento.

Sobre o perfil de consumidores, as lojas de departamento costumam atrair consumidores que valorizam encontrar uma variedade extensa de produtos em um único local, geralmente com preços mais acessíveis.

As lojas especializadas atraem consumidores mais focados em determinados interesses ou necessidades específicas. Esse tipo de consumidor tem mais chances de  criar fidelidade com a marca.

Em relação ao preço, lojas de departamento costumam ter preços mais competitivos por abraçar diferentes tipos de produtos. Já as especializadas, atraem consumidores com necessidades mais direcionadas e, por isso, tendem a estar mais dispostos a pagar preços altos para adquirir produtos com uma melhor qualidade.

O que faz um cliente escolher um ou outro?

A preferência do consumidor por lojas de departamento ou especializadas é influenciada pelo seu perfil e pelo contexto em que se encontra.

Geralmente, quando um cliente enfrenta uma necessidade e busca solucioná-la de maneira mais eficiente, priorizando a qualidade dos produtos, é comum direcionar sua atenção para lojas especializadas.

Por exemplo, ao procurar por peças de eletrônicos, um cliente que conhece a complexidade e valor elevado desses produtos tende a optar por estabelecimentos especializados nesse segmento.

Nesse tipo de loja, a especialização resulta em um atendimento mais personalizado e produtos de alta qualidade, alinhados às expectativas do consumidor.

Já as lojas de departamento estabelecem uma relação mais superficial de compra, pela acessibilidade de produtos diferenciados, muitas vezes priorizando o preço em vez de alta qualidade. Nesse contexto, a decisão de compra é frequentemente orientada pelo preço mais baixo.

Para entender o comportamento do público-alvo da sua marca, sugerimos realizar uma pesquisa de mercado utilizando nossas metodologias de “Jornada de Compra” e “Hábitos e Atitudes”.

Elas vão te ajudar a entender as motivações do seu consumidor no momento de compra para assim escolher o melhor tipo de loja para distribuir seu produto.

Imagem por Rawpixel | Envato

Qual é o efeito da localização sobre as lojas?

As diferenças que já foram citadas entre esses dois modelos de lojas têm um impacto no efeito que a localização exerce sobre as vendas de cada uma.

No contexto de lojas de departamento, onde, geralmente,o risco de compra não é alto e o preço faz bastante diferença, a presença de muitos concorrentes em uma determinada localização pode influenciar diretamente as vendas e o faturamento.

No caso das lojas especializadas, que oferecem produtos considerados únicos, a localização com concorrentes não é um impeditivo significativo para as vendas. Os consumidores estão mais dispostos a percorrer longas distâncias em busca desses produtos.

Contudo, é importante ressaltar que, independentemente do tipo de loja, fatores como localização, distância, opções de transporte e visibilidade desempenham papéis fundamentais na determinação de uma boa localização.

Qual é o impacto do e-commerce sobre essas lojas?

Em relação às lojas físicas de departamento ou especializada, existem alguns desafios. O o primeiro que vamos citar é a impossibilidade de realizar comparações rápidas de preços com outras lojas físicas. Sendo assim,a falta de transparência nesse aspecto pode influenciar a decisão de compra do consumidor, que valoriza a conveniência de acessar informações de preço de maneira rápida e fácil.

Além disso, a necessidade de deslocamento até uma loja física para realizar uma compra representa outro obstáculo relevante. Esse fator vai de encontro à praticidade oferecida pelo e-commerce, onde os consumidores podem realizar transações sem sair de casa.

Durante o ápice da pandemia, houve um fortalecimento do e-commerce. Uma pesquisa de mercado da MindMiners, realizada nessa época pandêmica, revelou que apenas 5% dos respondentes nunca experimentaram compras online.

Porém, apesar dos desafios, as lojas físicas podem encontrar vantagens na presença digital. As resenhas e avaliações online desempenham um papel crucial, atraindo muitos clientes para as lojas físicas para terem experiência que a loja virtual não consegue oferecer

O impacto do e-commerce nas lojas físicas também varia entre lojas de departamento e especializadas. As lojas de departamento enfrentam a pressão da concorrência no ambiente digital, demandando estratégias para manterem suas vendas.

Por outro lado, as lojas especializadas podem explorar a personalização para atrair clientes, destacando-se em áreas onde o e-commerce pode não oferecer a mesma experiência única.

Tire suas dúvidas sobre o assunto

Se você quer se aprofundar mais no assunto ou restou alguma dúvida sobre as diferenças e vantagens das lojas de departamento e especializadas para o seu negócio, considere entrar em contato com um de nossos especialistas.

Foto de capa por kitzstocker | Envato


Início