Pesquisas DIY: vantagens de realizar pesquisas de forma autônoma

A pesquisa DIY permite que todo profissional realize suas pesquisas de forma independente.


clock
3 min
Pesquisas DIY: vantagens de realizar  pesquisas de forma autônoma

A abordagem "faça você mesmo" (DIY - Do It Yourself) ganhou o mundo principalmente com o fácil acesso às informações nos dias de hoje, e na pesquisa de mercado não é diferente.

Esse modo de fazer pesquisas oferece uma experiência mais eficiente e autônoma aos usuários, pois garante que até quem é inexperiente no assunto obtenha respostas rápidas para questões complexas em suas empresas.

Esse modelo permite a criação de uma pesquisa do zero, proporcionando aos usuários a liberdade de montar questionários conforme as necessidades específicas de suas marcas.

A possibilidade de personalização dos questionários é um recurso  fundamental desse processo, pois permite que os usuários escolham as melhores metodologias de pesquisa para desvendar dados do  mercado em que sua marca está inserida.

Quais são as vantagens da pesquisa DIY

Hoje em dia é comum ver empresas que precisam otimizar custos operacionais, mas que não podem deixar de desenvolver seus projetos mais estratégicos. Outras, no entanto, não conseguem compor um time de especialistas em pesquisa — ou não precisam, devido a realização de demandas mais pontuais.

Para esses e outros casos, a pesquisa DIY é o recurso ideal, pois ela permite que todo profissional realize suas pesquisas de forma independente, com o uso de questionários já existentes na plataforma, mas que podem ser personalizados para cada necessidade.

Sendo assim, o profissional não fica dependente nem encontra barreiras para planejar e realizar sua pesquisa. Quando necessário, também tem à sua disposição todo o suporte necessário para tirar dúvidas, como a nossa Central de Ajuda, que conta com diversos artigos com passo a passo e resolução de questões mais complexas.

Essa flexibilidade assegura que a pesquisa seja adaptada de maneira precisa e estratégica, resultando em insights mais relevantes e acionáveis.

Além disso, esse é um modo de realizar pesquisas mais acessível às empresas, já que não será destinado um time externo para elaboração dos projetos.

Pontos para se atentar na elaboração da pesquisa

A construção de uma pesquisa de mercado eficaz demanda atenção a diversos passos, visando garantir bons resultados. Os principais deles são:

Definição do objetivo

Essa definição orienta todas as fases da pesquisa, desde a escolha do método até a formulação das perguntas. Ter objetivos bem definidos garante que a pesquisa seja direcionada e que os resultados sejam relevantes.

Escolha do método de pesquisa

A pesquisa de mercado oferece diversas abordagens, como pesquisas quantitativas ou qualitativas, entrevistas, questionários online ou offline, entre outras.

A escolha do método deve ser cuidadosamente ponderada, considerando os objetivos da pesquisa e a natureza das informações desejadas.

Seleção e tamanho da amostra

O tamanho da amostra é um elemento muito importante na pesquisa de mercado, influenciando diretamente na confiabilidade e representatividade dos resultados. Uma amostra é uma parte representativa do público que você deseja pesquisar.

Sendo assim, uma definição de amostra adequada assegura que as conclusões tiradas da pesquisa são representativas para planejar suas estratégias..

Interpretação dos dados

Essa é uma habilidade fundamental na pesquisa de mercado. Compreender as informações coletadas vai além de simplesmente analisar números. Envolve a capacidade de identificar padrões e tendências para obter insights relevantes.

Em nossa plataforma você tem uma visão ampla dos resultados de modo gráfico.

Organização e quantidade de perguntas no questionário

O questionário é a ferramenta central na coleta de dados. A sua eficácia depende da organização das perguntas e do tamanho  ideal para não cansar os respondentes.

Conheça o nosso e-book que te indica quatro passos essenciais para construir um bom questionário.

Na MindMiners você tem total apoio nesse processo

Oferecemos  suporte, desde a fase inicial de criação do questionário até a análise dos dados, simplificando o processo para que todos possam conduzir projetos de pesquisa de maneira eficaz, ágil e autônoma.

O modelo DIY de realizar pesquisas tem gerado resultados excepcionais para as empresas que adotaram nossa plataforma, uma delas foi a Vivo.

Eric Yamaga, consultor de pesquisa de mercado da Vivo, compartilhou sua experiência com o modelo:

"Além de ser uma plataforma extremamente intuitiva, que recebe atualizações frequentes, ela se destaca por sua versatilidade e agilidade para conduzir projetos de qualquer natureza."

Tire suas dúvidas

Caso tenha alguma dúvida sobre nossa plataforma e o modelo DIY que oferecemos, considere entrar em contato com um de nossos especialistas para entender melhor sobre o assunto!


Foto de capa por stokkete| Envato


Início