4 motivos para a sua agência fazer pesquisa online com a MindMiners

Entenda os benefícios que a plataforma de Human Analytics da MindMiners entrega para a sua agência de publicidade


clock
4 min
4 motivos para a sua agência fazer pesquisa online com a MindMiners

O hábito de realizar pesquisa de mercado é uma prática crucial para o sucesso na tomada de decisões nos diferentes segmentos de mercado, e com as agências de publicidade não poderia ser diferente. As pesquisas online estão sendo cada vez mais incorporadas às estratégias de negócio das agências de publicidade, que já vinham sentindo as exigências da revolução digital, e, agora, passam por adaptações quase que em tempo real.

Sabemos que as agências sempre tiveram grandes desafios com relação a agilidade na coleta de dados de pesquisa, como falta de equipe especializada, pouco conhecimento sobre pesquisa de mercado e, consequentemente, a falta de hábito de fazer pesquisas com o público-alvo. Somado a isso, estão os impactos da pandemia no consumo e na publicidade.

Agilidade é a principal entrega da pesquisa online - Photo by Mimi Thian on Unsplash

Diante disso, fica evidente que o futuro das agências é, cada vez mais, alocar investimentos em tecnologias digitais. As pesquisas de mercado não ficam de fora dessa lógica, e a pesquisa online surge para otimizar o processo de coleta de dados, além de ampliar a aplicabilidade e o entendimento sobre eles, com a agilidade desejada pelo mercado publicitário.

A Agência David é um dos cases de sucesso que utilizaram pesquisa digital para analisar o resultado da campanha do Burguer King e descobriram insights valiosos.

O que é pesquisa online e o conceito de human analytics da MindMiners?


A pesquisa online é a forma mais ágil de fazer pesquisa de mercado, e algumas das suas principais vantagens são:

  • Diminuir o tempo gasto ao longo de todo o processo da pesquisa, de meses para dias.
  • Menor custo, comparado às pesquisas presenciais.
  • Maior alcance de pessoas.
  • Análise de resultados mais visuais e intuitiva.
  • Privacidade dos respondentes ao responderem questões sobre assuntos delicados.

A  MindMiners é uma empresa focada em pesquisa online, que por meio da sua plataforma de Human Analytics, combina tecnologia e métodos ágeis, para aproximar cada vez mais as marcas dos seus consumidores, mediando-os apenas por uma tela.Acreditamos que uma análise dos resultados das pesquisas digitais com foco em Human Analytics é o futuro da pesquisa de mercado, por destacar o lado mais humano dos dados coletados.

As agências de publicidade trabalham com comunicação, e possuem uma alta demanda de pesquisa de mercado para testar peças, produtos e conceitos, que irão trazer dados para orientar planejamentos, investimentos, e embasar as validações das escolhas com os clientes. Por isso, necessitam de uma plataforma que ofereça opções que atendam a variedade e agilidade de suas demandas. A seguir, listamos as principais pesquisas e vantagens para agências que você encontra na plataforma de Human Analytics da MindMiners.

Veja os principais motivos para a sua agência usar a plataforma de pesquisa online da MindMiner:

1.Entender sobre o público-alvo do cliente

Na etapa de concorrência, onde as empresas selecionam entre algumas candidatas, qual agência será a responsável por um novo projeto ou determinada marca, é possível fazer pesquisas de mercado na nossa plataforma, usando o formato de pesquisa Ad Hoc. Com isso, é possível criar questionários customizáveis e do zero, para coletar dados sobre público-alvo, categoria e outros assuntos que possam sustentar seus argumentos na hora de convencer os futuros clientes a escolherem a agência.

Para levantar as características mais profundas sobre os consumidores e entender possíveis mudanças que ocorreram no mercado ao longo do tempo, é possível usar alguns dos questionários prontos das Metodologias MindMiners, como:

Saúde de Marca (para monitoramento contínuo de uma categoria/mercado)

Hábitos e Atitudes

Jornada de Compra

2. Legitimar o lançamento de uma campanha

Pesquisas feitas antes de qualquer lançamento de campanha são estratégicas e direcionam os esforços de toda a equipe envolvida no projeto, além de trazer dados para para embasar os argumentos no momento de aprovação da campanha com o cliente. Nesse caso é recomendado o uso do questionário de Pré-teste de Comunicação, para validar a receptividade dos consumidores em relação a comunicação antes da veiculação. Após o lançamento da campanha, indicamos o questionário pronto de Pós-teste de comunicação, que irá trazer dados para você poder mensurar a eficácia e o impacto na intenção de compra do consumidor relacionados com a campanha lançada.

3. Validar o lançamento de um novo produto/embalagem

Antes de lançar um novo produto e/ou embalagem, é importante validar qual será a aceitação do público-alvo sobre eles e, em alguns casos, sobre o seu conceito, antes de seguir com a produção.

Uma pesquisa de PSM (Price Sensitivity Meter) também pode embasar mais ainda o lançamento, ao definir o melhor preço a ser cobrado pelo produto/serviço, a partir da percepção de valor com o público.

Os principais questionários prontos indicados para essa etapa são:

Teste de conceito de produto

Teste de embalagem

Teste de conceito de produto  e embalagem

Comparativo de conceitos de produto

PSM

Teste de Claim

Teste o produto e a embalagem antes do lançamento, e entenda a aceitação do público - Photo by Anis M. on Unsplash

4. Monitorar o comportamento de diversos grupos de consumidores

A MindMiners possui uma ferramenta que permite o monitoramento de diferentes grupos homogênios de consumidores, os Clusters. São 40 Clusters disponíveis na plataforma de human analytics da MindMiners, apresentados em ondas trimestrais, com os dados sempre atualizados e coletados pela nossa base de respondentes, o MeSeesms.

Com os Clusters é possível mensurar, comparar comportamentos e visualizar como seus consumidores ou diferentes perfis mudam seus hábitos ao longo do tempo. Em alguns casos, eles podem substituir a realização de algumas pesquisas, por apresentarem dados de diferentes perfis de consumidores, prontos para serem utilizados.

Gráficos comparativos, com os dados sobre as diferenças e semelhanças entre dois Clusters - grupos de perfis de consumidores.

O uso da plataforma de pesquisa online da MindMiners irá embasar o trabalho de toda a equipe da sua agência, para o Atendimento justificar para o cliente as escolhas que foram feitas, orientar a equipe de Criação, e embasar Planejamento e Mídia com dados relevantes.
Experimente o nosso trial, ou solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma de Human Analytics, e comece hoje mesmo a sua pesquisa online!


Início