5 vantagens da pesquisa digital

Confira as 5 vantagens da pesquisa digital.


clock
4 min
5 vantagens da pesquisa digital

A pesquisa de mercado é essencial quando o seu objetivo é saber como o seu produto, comunicações e posicionamentos são recebidos, conhecer o comportamento do consumidor, o nível de satisfação tanto dentro quanto fora de sua empresa, e muitos outros fatores que te ajudam a aprimorar todos os setores da sua empresa.

Porém, uma pesquisa acaba sendo uma tarefa difícil para muitas empresas, pois existem diferentes metodologias que podem ser utilizadas.

Com uma pesquisa digital essas dificuldades diminuem, possibilitando que as empresas tenham respostas rápidas e conheçam seus consumidores. Além de ter um alto alcance de pessoas em menos tempo, a pesquisa digital também possui um custo menor e promove uma análise de resultados de fácil entendimento.
Vamos ver juntos 5 vantagens que a pesquisa digital possibilita?

1. Alcance

A internet possibilitou o agrupamento de pessoas de diferentes localizações (bairros, cidades e estados) em um só local.

Ao pensarmos no método de coleta face-to-face, seria necessário ter um ou mais entrevistadores por praça e campo, já com a metodologia online a configuração pode ser feita por IP ou geolocalização.

Photo by Steve Johnson / Unsplash

Além disso, esse alcance também faz com que a representatividade dos respondentes seja mais ampla, o que melhora a veracidade dos resultados obtidos em sua pesquisa.

Graças ao alcance da nossa rede social de opinião e painel de respondentes próprio, o MeSeems, é possível conversar sobre marcas, produtos, propagandas e posicionamentos com pessoal de todas as classes sociais, regiões, idades e gêneros do Brasil.

2. Pesquisa digital é sinônimo de velocidade

No meio tradicional,  o processo completo para realizar uma pesquisa de mercado demora muito mais. Alguns projetos levam meses em etapas que incluem negociação, elaboração de questionários, mapeamento de amostra, campo de coleta de respostas, tabulação e validação de resultados. É possível realizar uma pesquisa automatizada com a MindMiners em até 5 dias, considerando a preparação do questionário, envio para sua amostra e análise dos resultados.

Por meio de aplicativos, a amostra da população que você deseja pode responder perguntas pelo celular ou computador e, mesmo que sua amostra seja consideravelmente grande, a velocidade do projeto dificilmente será comprometida para conseguir respostas se sua pesquisa for digital.

Considerando que a tomada de decisão não pode demorar muito tempo, optar por essa agilidade e ainda baseado em dados, é bem mais em conta, certo?

3. Questionários visuais

Sabemos que os seres humanos são extremamente atraídos pelo visual.

A implementação de interatividade em questionários utilizando conteúdos audiovisuais como vídeos, gifs, áudios e imagens, possibilita aos respondentes uma maior leveza em suas respostas e, se for o seu caso, é possível até mesmo testar quais embalagens, comerciais, propagandas e identidades visuais são mais atraentes para o seu consumidor.

Photo by Quino Al / Unsplash

Saber como aproveitar esses recursos durante uma pesquisa de mercado é quase como retirar o teor de formalidade e seriedade da pesquisa, buscando se retratar mais como um post em rede social ou uma mensagem do WhatsApp e assim, fazer com que o respondente se sinta mais confortável de responder o seu questionário.

4. Investimento que cabe no budget

As principais reclamações sobre a realização de pesquisa de mercado são sobre o  custo alto. Entretanto, a pesquisa digital trouxe a possibilidade de viabilizar a pesquisa de mercado para todas as empresas do Brasil, sejam de pequeno ou grande porte. Isso acontece porque foram excluídos custos relacionados a profissionais que estariam em campo, deslocamento, tempo para tabulação e avaliação dos resultados, por exemplo.

5. Encontrar o respondente onde estiver e quando ele quiser

Segundo dados do IBGE, dos domicílios com acesso à internet, 80% destes possuíam também acesso por telefone móvel. Portanto, uma pesquisa digital possibilita o seu respondente a escolher o melhor momento para dar as respostas que você precisa, sem necessariamente estarem em seu domicílio.

Photo by Jason Dent / Unsplash

Em metodologias face-to-face e por telefone o entrevistador pode ser considerado intrusivo, pois o mesmo precisa de uma resposta naquele momento e local, o qual pode não ser o ideal para o respondente. A presença de um entrevistador, seja por telefone ou presencialmente, pode impactar na resposta de assuntos delicados.

A pesquisa digital permite certo anonimato de seus respondentes, isso garante respostas mais honestas e abertas, mesmo com assunto considerados polêmicos.

Pesquisa digital, uma possibilidade para todo

Uma pesquisa digital e automatizada permite a fácil criação de projetos utilizando técnicas metodológicas, antes vinculadas a institutos e empresas de grande porte. Conhecer as vantagens e as boas práticas para criar um bom questionário de pesquisa digital irá te ajudar a desenvolver questionários cada vez mais eficientes para a tomada de decisão em suas estratégias de negócio.

Se você enxerga outros pontos positivos ou negativos na pesquisa digital, fale com a gente. A MindMiners está sempre buscando inovação, novas métricas e soluções.


Início