O que são Clusters? Entenda esse método de pesquisa, e tudo o que ele oferece.


clock
3 min
O que são Clusters? Entenda esse método de pesquisa, e tudo o que ele oferece.

É importante explicarmos (de maneira simples) o que são clusters: a análise de cluster é um método estatístico usado para identificar diferenças e semelhanças entre determinados grupos.

Nesse artigo vamos explicar brevemente o que é o método de cluster ou clusterização, e trazer uma visão mais prática para você e sua área conseguirem aplicar e utilizar os insights que os clusters podem fornecer - sem precisar necessariamente de um time estatístico - com os dados e análises disponíveis dos Clusters MindMiners.

Definindo os Clusters

Existem diferentes métodos estatísticos de como agrupar clusters. Neste artigo, falaremos do método mais simples e muito utilizado no mercado de marketing, que consiste em agrupar os clusters por características comportamentais e/ou demográficas.

Por exemplo, uma empresa de alimentos poderia agrupar (criar clusters) com seus consumidores por:

1) Consumidores vegetarianos e veganos;

2) Pessoas que consomem proteínas animais, mas não comem animais marinhos;

3) Pessoas que não tem o costume de consumir açúcar e chocolate;

4) Consumidores alérgicos a leite.

Aqui são exemplos hipotéticos, o que a análise de cluster faria era agrupar esses consumidores em seus respectivos grupos, de acordo com os comportamentos que mais se destacam naquela pessoa.

É importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ser vegetariana (cluster 1) e também não consumir açúcar (cluster 3). Neste caso, o respondente somente fará parte de um dos grupos. Métodos estatísticos de desvio padrão calculam em qual grupo essa pessoa será considerada, entendendo qual desses comportamentos mais se destaca -  ser vegetariano ou não consumidor de açúcar - e depois escolher o grupo que mais faça sentido.

Leia também: O que é segmentação de mercado, para que serve e por que devemos fazê-la?

Clusters MindMiners

Os 40 Clusters disponíveis na plataforma de human analytics da MindMiners são grupos homogêneos de perfis de consumidores, como:

  • Vegetarianos
  • Mulheres negras
  • Investidores
  • Homens gaúchos
  • Donos de pets
  • Cervejeiros (premium)

E mais 34 perfis, com seus dados de consumo disponíveis por meio de dashboards de monitoramento.

Eles são utilizados para gerar insights e explorar o comportamento dos consumidores, pois oferecem:

1) Informações detalhadas e exclusivas: acesso direto a milhares de informações de perfis variados de consumidores, coletadas exclusivamente no maior painel de respondentes do Brasil, o MeSeems.

2) Monitoramento contínuo do comportamento: dados novos coletados a cada dia, para acompanhar as mudanças de comportamento entre períodos distintos e traçar possíveis tendências.

3) Fácil visualização e análise simplificada: dados sobre o comportamento do consumidor previamente coletados apresentados em um dashboard visual e intuitivo, fácil de navegar.

4) Comparação entre perfis de consumidores: a possibilidade de comparar os dados entre Clusters distintos permite encontrar variações de comportamento que podem gerar novas oportunidades de negócios ainda não exploradas.

Leia mais sobre: Os benefícios dos Clusters

Os Clusters MindMiners são apresentados em ondas trimestrais, o que possibilita mensurar, comparar comportamentos e visualizar como seus consumidores ou diferentes perfis mudam seus hábitos ao longo do tempo.

É possível comparar clusters, para entender os dados comportamentais e de consumo de um determinado grupo (cluster) comparado ao Perfil Principal (Base MeSeems), com relação aos dados coletados na última onda.

Além disso, para facilitar a análise de dados, e quais insights a comparação dos Clusters permite, são gerados diferentes tipos de gráficos comparativos, como gráfico de radar, de ranqueamento, tabela, linha e donut, disponíveis de acordo com o tipo de comparação realizada.

Cada gráfico representa as respostas dadas  à uma questão, pelos dois perfis que estão sendo comparados. O da esquerda consiste nos dados do Perfil Principal, neste exemplo o cluster Chocólatras, e o da direita do Perfil Comparativo, que neste caso é a Base MeSeems. Além disso, abaixo do gráfico, encontramos a legenda dos dados analisados.

Para saber mais, leia: Quais tipos de gráficos tenho acesso nos Clusters?

Conclusão

Para facilitar a fase de exploração, antes da criação de um questionário ou do uso de metodologias, use os Clusters MindMiners, que oferecem um retrato fiel e atualizado sobre grupos de consumidores e seus hábitos. Por meio do comparativo de dados, é possível entender a fundo quem são seus consumidores e como eles se diferenciam da população ou de outros Clusters.

Quer conhecer melhor seu público e monitorar de perto o seu comportamento? Use os Clusters MindMiners. Aproveite o período de trial gratuito e experimente por 15 dias a diversidade de dados que estão ao seu alcance.


Início