Tipos de questionários para pesquisa: os mais curtos são mesmo melhores?

Tipos de questionarios para pesquisa

O que você prioriza quando considera aplicar diferentes ipos de questionários para pesquisa? Provavelmente, o tempo gasto para respondê-los é uma de suas principais preocupações. Ainda que questionários mais curtos apresentem boas vantagens, você não precisa recorrer a eles sempre para obter bons resultados.

Neste artigo, mostraremos as vantagens de se utilizar um conjunto de perguntas mais apurado. Indicaremos ainda em que tipo de situação uma pesquisa mais complexa é mais indicada e quais fatores podem deixá-la mais fácil de ser respondida. Vamos lá?

Tipos de questionários para pesquisa: usar longos ou curtos?

Quando posso aplicar um questionário mais longo?

No geral, as pessoas não respondem bem e com atenção pesquisas mais longas. Esse pressuposto levou muitos pesquisadores iniciantes a optarem por tipos de questionários para pesquisa muito curtos ou a aplicarem um par de perguntas por vez. Mas isso não deve ser visto como regra. Para os especialistas da área, o segredo é saber identificar quais problemas de pesquisa exigem um questionário longo.

Apesar de todos os benefícios que envolvem a aplicação de um questionário de pesquisa mais aprofundado, em detrimento de um questionário de pesquisa curto, é preciso ter atenção. No geral, o sucesso de um questionário longo envolve alguns passos básicos, tais como: emento.

  • Optar por aplicar os tipos de questionários para pesquisa mais complexos entre pessoas que fazem parte do seu público-alvo e que, com isso, estarão mais dispostas a responder seu questionário;
  • Formular perguntas claras e objetivas, que seguem uma ordem lógica, para facilitar o trabalho do respondente;
  • Testar o questionário muitas vezes antes de aplicar, a fim de garantir o encadeamento das questões e se não existe nenhum tipo de pergunta que acabe induzindo qualquer resposta seguinte;
  • Ser honesto e informar ao respondente o tempo que ele vai precisar dispor para finalizar o questionário.

Um bom questionário é aquele que atende às suas necessidades

Curto ou longo, a ideia de que o questionário de pesquisa deve conter apenas as questões necessárias para cumprir os objetivos da sua investigação continua valendo. Mesmo se for preciso aplicar um questionário mais comprido, ainda devemos cuidar para que ele seja respondido dentro do menor tempo possível.

Entretanto, o foco deve ser sempre o objetivo da sua pesquisa. O seu questionário atende bem a ele? Ou você acabou reduzindo o número de perguntas para ganhar tempo e deixou muito do que era importante de fora? Quando os dados a serem obtidos não são priorizados, muito provavelmente o projeto vai ser um desperdício de tempo porque muitas das suas perguntas permanecerão sem resposta.

Pense na informação que a sua empresa precisa obter. Ela representa algo específico, sob o qual você poderá tomar uma decisão? Ou se trata de uma pesquisa que busca um panorama geral sobre determinado assunto?

Quando você precisa saber qual aspecto precisa ser melhorado — se é o preço, a cor ou até mesmo a embalagem e a disponibilidade de um produto nos pontos de venda, por exemplo — trata-se de algo específico.

Isso demandaria um tipo de questionário para pesquisa longo e mais apurado. Como regra, o entendimento dos porquês é uma característica dos questionários mais profundos, ao passo que um questionário de pesquisa mais enxuto fornecerá um panorama para a sua empresa sobre alguma questão mais ampla e, naturalmente, mais genérica.

Como criar um questionário de pesquisa atrativo?

Outros fatores podem contribuir para tornar os tipos de questionários para pesquisa muito longos mais atrativos – e, consequentemente, mais fáceis e rápidos de serem respondidos. São eles:

  • Escrever um bom texto de abertura para estimular e engajar o público;
  • Personalizar o questionário, de modo que ele chame atenção visualmente;
  • Cuidar da linguagem, garantindo que ela seja próxima do entrevistado;
  • Usar imagens ou vídeos para ilustrar conceitos.

O que vale aqui é o bom senso. Não se esqueça que é o objetivo de seu projeto de pesquisa que deve orientar a escolha do tamanho do questionário a ser utilizado. Nossa dica é, antes de mais nada, colocar as perguntas num papel. Ordene-as de acordo com as diretrizes aqui apresentadas e, em seguida, comece a cortar aquelas que são dispensáveis. Ao final, você deve ter nas mãos um conjunto de perguntas suficiente para que as respostas orientem sua tomada de decisão.

Para os tipos de questionários para pesquisa longos, é sempre mais fácil aplicá-los se você mantém um bom relacionamento com os entrevistados. Mas isso é uma exceção. Outra possibilidade é a realização de pesquisas por meio de uma plataforma online, que já possuem uma base de usuários mais engajada. Isso porque os usuários se registram ali já com a intenção de responder pesquisas e lidam constantemente com questionários de todos os tipos, estando assim preparados para participar de grandes pesquisas e fornecer respostas de boa qualidade.

Ainda está em dúvida sobre questionários de pesquisa? Nós podemos encontrar a solução para a sua empresa juntos! Entre em contato conosco e nos conte o que você precisa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz