Teste de conceito e embalagem: unificando as metodologias

Usar a metodologia de pesquisa certa permite validar se a embalagem e o conceito de seu produto transmite os atributos que você deseja a seus consumidores.


clock
4 min
Teste de conceito e embalagem: unificando as metodologias

Quando avaliados individualmente, o conceito e a embalagem de um produto podem transmitir uma mensagem e gerarem percepções específicas. Porém avaliando a combinação de conceito+embalagem é possível ter uma visão mais aprofundada da real percepção que os consumidores terão desse produto quando ele estiver disponível no mercado.

Para aprofundar essa visão, é recomendada uma pesquisa de teste de conceito + embalagem. Essa pesquisa permite avaliar o potencial de um produto a partir de percepções, necessidades e desejos associados a ele e, em seguida, o nível de aceitação da embalagem proposta.

A metodologia MindMiners de teste de conceito + embalagem procura, portanto, coletar feedbacks de compradores reais, mapeando forças e fraquezas do conceito e da embalagem, atributos percebidos e seu impacto na intenção de compra. Isso significa que você poderá focar seus esforços no conceito e embalagem com maior potencial de sucesso para o seu produto, economizando tempo e dinheiro.

Na prática, você poderá testar um conceito e uma embalagem em diferentes estágios de desenvolvimento do seu produto para otimizar esforços e ampliar resultados.

Como é o questionário do teste de conceito + embalagem?

Na plataforma da MindMiners você encontrará o modelo de questionário de teste de conceito e embalagem pronto para uso. Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficiência da sua comunicação e embalagem.

Avaliação do conceito: no primeiro bloco, o conceito do produto será apresentado para os respondentes a fim de identificar:

  • Impacto do conceito
  • Avaliação de atributos
  • Associação de marca
  • Intenção de compra

Avaliação da embalagem: em seguida, apresentaremos a embalagem para que o público possa avaliá-la pensando em:

  • Impacto da embalagem
  • Avaliação de atributos
  • Associação de marca
  • Intenção de compra

Quando devo utilizar esse tipo de pesquisa?

Qualquer empresa que vai lançar um novo produto, reposicionar um produto antigo ou alterar a forma como esse produto se apresenta nas gôndolas pode (e deve) realizar uma pesquisa de teste de conceito e embalagem para avaliar sua efetividade antes de levá-lo para o mercado.

Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam entender qual caminho seguir nas etapas de desenvolvimento de um novo produto ou qual a melhor estratégia para o desafio de reformular um produto ou uma linha completa para que ela se destaque e ganhe a atenção do consumidor.

Com a metodologia MindMiners de teste de conceito e embalagem você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Como os reais e/ou potenciais consumidores reagem ao seu conceito e  embalagem?
  • A proposta de valor do produto está sendo transmitida no conceito e na  embalagem?
  • O que meu conceito e  embalagem trazem de único? E que tipo de sentimentos eles desperta?
  • O que as pessoas mais gostam no conceito e na  embalagem? E do que eles menos gostam?
  • O conceito e embalagem são capazes de estimular a intenção de compra do produto?

Quais insights esse teste irá me entregar?

A pesquisa de teste de conceito e embalagem da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Avaliação visual e didática do seu conceito e embalagem.
  • Entendimento da reação despertada em seus potenciais consumidores pelo conceito e embalagem.
  • Grau de interesse despertado pelo conceito e embalagem e o impacto de cada um na intenção de compra daquele produto/categoria.
  • Mapa das forças e fraquezas do seu conceito e da sua embalagem.
  • Oportunidades e gaps do conceito e da  embalagem para a promoção de melhorias.

Seguindo a estrutura do questionário desenvolvido pela MindMiners, você poderá avaliar o conceito do seu produto a partir das seguintes informações:

Avaliação do conceito:

  • Impacto do conceito: a primeira parte do questionário busca identificar, após o conceito ser apresentado, o quanto o consumidor gostou do que viu. Para isso, a pesquisa avalia dois aspectos principais: pontos fortes e pontos fracos. A plataforma da MindMiners gera uma nuvem de palavras com os termos mais citados, de modo a oferecer insights qualitativos e facilitar a análise.
  • Avaliação dos atributos: em seguida, serão mensurados uma série de atributos que, somados, garantem o sucesso do conceito. Você poderá comparar a relação entre cada atributo e a avaliação geral da embalagem para identificar pontos de melhoria no seu design e no próprio conteúdo da embalagem testada.
  • Associação da marca: uma boa embalagem não pode ser eficaz por si só. É necessário que ela tenha sinergia com a marca que a está promovendo. Aqui, você pode avaliar essa relação a partir da perspectiva do potencial consumidor, mostrando sua relação com a marca e a conexão marca e embalagem.
  • Intenção de marca: Toda embalagem objetiva ser marcante o suficiente para despertar a atenção e o desejo no consumidor. Por isso, buscamos compreender o impacto causado na intenção de compra e na frequência de uso do produto.

Avaliação da embalagem: impacto da embalagem, avaliação de atributos, associação de marca e intenção de compras serão avaliados de forma específica pensando na embalagem.

Ao final, nossa pesquisa trará pontos de melhoria e oportunidades pensando em três cenários distintos:

  • Conceito: você poderá visualizar a partir de quais atributos o  conceito é mais bem avaliado, se a mensagem foi devidamente captada e quais ajustes poderiam ser feitos para ampliar a compreensão e engajamento do consumidor.
  • Embalagem: descubra em que a embalagem se destaca, se a essência do produto foi devidamente captada e quais melhorias ainda podem ser implementadas pensando em layout, cores, formato, material e conteúdo.
  • Conceito + embalagem: ao combinar as duas avaliações você poderá compreender o quanto conceito e embalagem combinam e o que poderia ser alterado para garantir maior sinergia e, consequentemente, maior potencial de sucesso na hora de vender esse produto.

Um bom conceito de produto combinado com uma boa embalagem trarão os resultados esperados para o seu lançamento (ou relançamento), proporcionando mais segurança e direcionamento nessa etapa tão importante no ciclo de vida do produto.

Sua proposta de conceito e embalagem realmente combinam?
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática


Início