Teste de conceito para lançamento de produto: Snack Saudável

A busca por uma vida mais saudável vem crescendo nos últimos anos. Em uma pesquisa realizada no painel de respondentes MeSeems, 90% dos respondentes afirmaram que buscavam mudar sua alimentação nos últimos 12 meses. Mas como fazer isto? Os participantes apontaram um consumo maior de frutas e legumes como a principal mudança, seguida pela substituição de bebidas açucaradas por água e/ou sucos naturais e, como terceira opção, a diminuição do consumalimentos com alto teor de açúcar e gordura. Entretanto, 44% dos respondentes declararam ter dificuldade em encontrar alimentos saudáveis no supermercado – e enxergamos aqui uma grande oportunidade de mercado para novas marcas e multinacionais explorarem.

Para investigar isto, fizemos uma busca rápida no serviço do Google Trends, uma base de dados da empresa Google com milhares de informações para auxiliar profissionais de comunicação a compreender qual oportunidade de mercado e temas que estão sendo pesquisados no momento, nos últimos 30 dias, ou mesmo, nos últimos 5 anos. Os resultados comprovam nossa teoria: ao procurar termos como “snacks saudáveis”, os resultados ilustram que houve um pico de buscas em maio 2018:

Pensando nisso, a MindMiners enxergou uma oportunidade de mercado para as marcas, e lançamos um estudo de teste de conceito com foco em snacks saudáveis. O modelo de questionário utilizado está disponível na nossa plataforma de pesquisa automatizada, a Miners Compass, e pode ser aplicado para testar um conceito de produto dentro de uma categoria de mercado.

Sobre a pesquisa

pesquisa foi realizada com 500 brasileiros que possuem smartphone e estão na rede social MeSeems. Para este estudo, foram considerados ambos os sexos, nas 5 regiões do país, das classes ABC e com idade entre 18 e 40 anos. O campo foi realizado em 2 dias, entre 28 e 29 de maio de 2018.

Para testar a nossa ideia, utilizamos o nosso modelo de questionário de Teste de Conceito de Produto.

Esta é uma maneira confiável de testar as ideias de um novo produto a ser lançado com o objetivo de avaliar o seu potencial de mercado e aceitação junto ao público, para diminuir os ricos e se assegurar de seu sucesso, garantindo uma melhor oportunidade de mercado.

Para ilustrarmos um produto fictício dentro da categoria de snacks, desenvolvemos um conceito de produto que ilustra a ideia e necessidade do mercado brasileiro:

“Os snacks saudáveis são ótimas opções para o consumo entre refeições, antes de realizar exercícios físicos ou mesmo na correria do dia a dia. Leve seu snack favorito em sua mochila ou bolsa, para conseguir dar uma mordida a qualquer momento.

Além de serem super práticos, os snacks são saudáveis e saborosos.”

Vamos às compras aos resultados:

Quando perguntamos “Em uma escala de 1 a 5, o quanto você gostou do conceito que você acabou de ler?”, 65% dos respondentes declararam que gostaram/gostaram muito, enquanto apenas 8% afirmaram que não gostaram/não gostaram de nada. Os resultados da pesquisa, portanto, confirmam que sim, existe uma oportunidade de mercado não explorada pelas marcas e há um interesse por essa categoria de produtos saudáveis por parte dos consumidores brasileiros.

Para explorar a opinião dos participantes sobre o assunto, este modelo de questionário inclui uma pergunta do tipo aberta. Com ela, conseguimos entender que os benefícios saudável e praticidade são de grande importância a partir das próprias palavras dos respondentes.

Pergunta: O que você MAIS GOSTOU nessa ideia de produto? Por favor, seja o mais detalhista possível, por menor que seja, nos diga tudo o que você GOSTOU

Respostas:

“Gostei por ser bem prático, de fato. ” – Mulher, 18 anos, Natal, classe C2

“ideia de auxiliar na dieta e para realizar atividades físicas sem preocupação de levar peso ou algo complicado de fazer” Mulher, 28 anos, São Paulo, classe C1

“É legal transmitir a idéia de que um Snak não necessariamente precisa ser algo gorduroso, hipercalórico entre outros malefício. Gosto da idéia de abrir a mente dos consumidores para alternativas que são gostosas porém, mais saudáveis.” – Homem, 32 anos, São Paulo, classe C1

“Gostei porque fala totalmente a verdade, um snack saudável e nutritivo é ótimo antes de fazer exercícios e até no meio do dia, em meio a correria do cotidiano.” Mulher, 19 anos, Curitiba, classe B2

“produto saudável e bom para comer a qualquer hora” – Homem, 30 anos, Jundiaí, classe B1

A pesquisa ainda apontou que, para 78% dos respondentes, o conceito desperta o interesse de compra ou experimentação, sendo para 81% um conceito de produto com fácil compreensão.

Snacks saudáveis podem ser divididos em opções salgadas ou doces, sem necessariamente trazer a ideia de algo com muito sal ou açúcar. Pensando nisso e considerando o conceito apresentado, 74% dos respondentes experimentariam uma versão do snack salgado, enquanto 82% gostariam de uma versão do snack doce.

Antes de lançar um novo produto no mercado, é importante pensar nos 4Ps de marketing. Por isso, para os participantes que afirmaram ter interesse em experimentar este tipo de produto, perguntamos quais estabelecimentos eles esperariam encontrar um snack saudável, considerando o P de praça:

Pela praticidade de encontrar diversos produtos, os supermercados e hipermercados foram as primeiras opções com 90% e 73%, respectivamente. Em seguida, com 68%, ficaram as lojas de conveniência. Estes dados reforçam a ideia da praticidade, pois um consumidor pode estar abastecendo o seu automóvel e lembrar de comprar um snack. 

O mais importante: converse com o seu público-alvo

Validar uma ideia de produto ou oportunidade de mercado pode ser difícil, não existe uma regra a ser seguida. Porém, como mostramos neste exemplo, a pesquisa digital permite que você teste conceitos, embalagens, nomes e até slogans antes de lançar um produto, garantindo assim que seu investimento financeiro e esforços sejam certeiros e efetivos

Outro ponto importante é conversar com as pessoas certas, isto é, com o público-alvo que deseja alcançar. Para isso, a MindMiners disponibiliza, para todos os seus clientes, possibilidades avançadas de segmentação dos respondentes das pesquisas, por meio do nosso painel de respondentes. Nele, é possível combinar perfis avançados sociodemográficos e perfis avançados comportamentais para criar targets bem assertivos e próximos do seu público-alvo. 

Para este estudo, por exemplo, combinamos dois perfis avançados comportamentais prontos para uso, de pessoas que consomem biscoitos e snacks e de pessoas com controle de alimentação (que fazem dieta). Quer saber mais e conhecer outros perfis disponíveis? Neste artigo, explicamos como os perfis avançados funcionam.

Quer utilizar o nosso questionário para testar o conceito do seu produto?

Para visualizar o questionário que utilizamos como base para esta pesquisa, acesse o banner abaixo. 

Os questionários certificados foram elaborados pela nossa equipe MindMiners, seguindo metodologias reconhecidas e utilizadas no setor de pesquisa. Isso significa que todos eles foram validados metodologicamente para garantir que os resultados da sua pesquisa sejam verdadeiramente confiáveis. Além disso, a estrutura dos questionários certificados reúne perguntas de formato aberto, matrizes, múltipla escolha, etc, além de lógica e pulos. Seu único esforço será personalizar campos já destacados, o que acaba por transformar o ato de responder pesquisa em algo simples, intuitivo e fácil para você e seus respondentes.

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais o público consumidor de snack saudável? Conta pra gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações