O que é teste de conceito? Como usar em sua empresa?

O que é teste de conceito de produto

A todo instante as empresas estão trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, novas campanhas de marketing, ou mesmo em melhoras em produtos já existentes.

Mas lançar algo novo no mercado é arriscado e pode custar muito caro a uma empresa que não estiver preparada.

Você sabe o que é teste de conceito?

Teste de conceito é a ferramenta de pesquisa de marketing ideal para testar ideias e conceitos de produtos, bem como campanhas e outras formas de estímulos, para ter certeza que seu lançamento seja de sucesso.

Não se engane, o teste de conceito pode parecer algo complicado à primeira vista, mas quando desvendado, você vai ver que é uma metodologia simples e extremamente útil!

Conheça mais sobre o que é teste de conceito, abaixo.

O que é teste de conceito, extamente?

O teste de conceito é uma pesquisa feita para avaliar o potencial de mercado e aceitação de uma ideia de produto antes mesmo de seu desenvolvimento ou lançamento no mercado. Seu objetivo é identificar as percepções, necessidades e desejos dos consumidores em relação ao conceito deste produto novo, sob diversos pontos de vista.

Além disso, o teste pode ser feito para analisar a aceitação do produto como um todo ou apenas de uma parte específica, como a embalagem do produto, o preço, a distribuição, merchandising e outros aspectos.

Ficou claro para você o que é teste de conceito?

Qual a importância de testar o conceito do produto?

O resultado do teste de conceito ajuda a empresa a melhorar a sua ideia para que o produto tenha maior aceitação quando lançado no mercado.

Resumidamente, o teste indica (i) quais são as características do produto que os consumidores potenciais mais gostam ou desgostam e (ii) para quais segmentos da população o produto é mais atrativo.

As empresas, geralmente, realizam um teste de conceito para verificar se há aceitação do seu produto no mercado, e o mais importante, se o seu público–alvo teria intenção de comprar o produto, mas há outras aplicações mais específicas que veremos adiante nesse post.

Como se faz um teste de conceito?

O teste de conceito é feito por meio da aplicação de um questionário com potenciais clientes deste produto ou serviço, sendo que este questionário geralmente segue uma estrutura pré-determinada com base nos objetivos do estudo.
O questionário de teste de conceito apresenta em primeiro lugar o produto (ou seu conceito) de forma clara e completa ao consumidor, e em seguida busca mensurar a aceitação e o interesse a respeito do produto. A estrutura mais comum segue a seguinte ordem:

  1. Apresentação do conceito, geralmente com fotos, imagens ou vídeos;
  2. Mensuração da reação geral sobre o conceito, necessidade sobre conceito e intenção de compra;
  3. Avaliação específica do conceito, medindo likes e dislikes, bem como atributos do produto;
  4. Situações de uso, probabilidade de uso em situações específicas; e
  5. Aspectos adicionais, como sensibilidade a preços e segmentação de mercado.

De forma geral, a ideia é apresentar o conceito do produto para consumidores potenciais e analisar quais são suas reações à respeito do mesmo.

Quais as aplicações de um teste de conceito?

Com base na estrutura geral do questionário, podemos aplica-lo de diversas formas, cada uma com ênfase e objetivos diferentes.

O que é teste de conceito de produto?

Esse tipo de teste pode ser usado tanto para identificar quais são os benefícios que os consumidores potenciais consideram mais importantes e que desejam ver no produto, quanto para testar as reações dos consumidores para o conceito inicial do produto. Portanto, a ênfase é na “Mensuração da reação geral sobre o conceito”.

Existe teste para modificação de um produto?

Esse tipo de teste é usado para direcionar possíveis modificações e reformulações de um produto já presente no mercado.

Antes de investir em modificações, é importante identificar e priorizar as necessidades do consumidor, para que o aprimoramento do produto seja visto como uma melhoria real pelo consumidor, aumentando a percepção de valor do produto. Foco nos pontos “Avaliação específica do conceito” e “Situações de uso”.

Como são os testes de conceito para experiência do consumidor?

Esse tipo de teste é usado para avaliar a experiência do consumidor com o produto, e ajuda a perceber como melhor satisfazer o consumidor no seu consumo.

É um teste muito importante para realizar principalmente quando há possíveis alterações no preço ou oscilações de demanda. O foco aqui é principalmente no ponto “Situações de uso”.

É possível fazer testes de precificação?

Esse tipo de teste é usado para avaliar a percepção de valor do produto para o consumidor, estimar a curva de aceitação de preço do consumidor, e com isso encontrar o preço ótimo para o produto no mercado. Geralmente, sua aplicação vem acompanhada de outras metodologias, como por exemplo o PSM (Price Sensitivity Model), explicado em outro artigo do nosso blog.

O que concluímos então?

Não tem como, boas decisões são baseadas em dados, e as melhores, baseadas na opinião de quem consome seus produtos.

O teste de conceito é primordial para inovação e desenvolvimento de produtos vencedores. Ele ampara as empresas na tomada de decisões assertivas na hora de desenvolver e lançar seu produto/serviço no mercado.

Saber como seus consumidores enxergam o seu produto é um fator chave no seu posicionamento e estratégia de marketing.

Posts relacionados