Por que fazer pesquisa de mercado em tempos de crise

O Brasil dá sinais de recuperação econômica, mas, nos últimos anos, houve grande instabilidade. O cenário foi desafiador para empresas de todos os portes, que tiveram de conter seus investimentos.

Nessas horas, o marketing é um dos setores mais afetados, e fazer pesquisa de mercado em tempos de crise pode ser alvo de um corte de verbas. Mas será que essa é uma decisão acertada? Na verdade, pesquisas são uma maneira de otimizar a verba de marketing.
Isso porque em situações de corte de gastos, é preciso saber quais áreas não devem ser esquecidas, e as empresas não podem deixar de estudar o mercado e compreender seus clientes para buscar soluções criativas que garantam uma posição de maior destaque em seu segmento.

Por essas e outras razões, fazer pesquisa de mercado em tempos de crise faz uma grande diferença, principalmente se seus concorrentes resolveram deixar de fazê-las, configurando uma importante vantagem competitiva para o seu negócio.
E como você vai ver a seguir, uma pesquisa digital é uma solução ágil, rápida de ser realizada e tem um custo bastante acessível.

Veja também em nosso blog: Inovação em tempos de crise.

4 bons motivos para fazer pesquisa de mercado em tempos de crise

1- Uma ferramenta acessível

Hoje, existem plataformas de pesquisa automatizada que tornam as pesquisas acessíveis a empresas de todos os portes. Além disso, por não significarem mais um alto investimento, as pesquisas digitais permitem que as empresas as utilizem para auxiliar na tomada de decisão em diversos níveis estratégicos de projetos, não apenas nos de grande porte. Normalmente, se a sua verba de marketing se esgotar ou estiver muito curta, a opção deve ser pelo custo-benefício. Soluções que entregam o que você precisa e não tem um custo excessivo costumam ser priorizadas nessas situações e as pesquisas digitais se encaixam nesse perfil, pois oferecem uma série de descobertas decisivas para o aprimoramento do negócio de forma ágil e assertiva.

2- Quem faz testes tem menos chances de errar

Pesquisas digitais são a oportunidade que as empresas têm de fazer testes relevantes para seu negócio, como ao lançar um novo produto no mercado, por exemplo. Recorrer a elas é sinal de prudência, pois minimiza as chances de desperdício de verba em projetos que podem se revelar inadequados depois de testados por meio de pesquisas. Há situações em que uma ideia parece muito boa na teoria, mas sua aplicação prática se mostra pouco eficaz. Promover uma pesquisa junto aos clientes é uma forma de testar o impacto dessa ideia.

Se a aceitação do produto ou estratégia de comunicação estiver em um nível satisfatório, valerá a pena seguir em frente com a ideia. Do contrário, a pesquisa fornecerá insights para aperfeiçoamento ou comprovará que a ação ou lançamento tem poucas chances de prosperar.

3- Consumidor em constante transformação

Os velozes avanços tecnológicos e a transformação digital que temos presenciado impacta diretamente no comportamento dos consumidores. Os jovens de hoje em dia são mais exigentes em relação às marcas e esperam que elas ofereçam uma verdadeira experiência para eles, além de ter um propósito social genuíno por trás de seus valores. A única forma de estar preparado para atender o novo consumidor é ouvi-lo. Empresas preocupadas em dialogar com seus clientes conseguem aprendizados que contribuem para o negócio de forma real.

Entenda as mudanças de hábitos de consumo e a opinião das novas gerações, baixe nosso e-book gratuito: Millennials: uma comparação com a Geração X

4- Crise é sinônimo de oportunidade

Em períodos de instabilidade, o senso comum diz que as empresas devem reduzir custos até a situação melhorar. Certamente esse raciocínio tem um viés importante de responsabilidade, mas ele também carrega a ideia de oportunidade. Se todos os seus concorrentes derem um passo atrás durante a crise, sua empresa pode sobressair e ganhar mercado. Com um esforço racional, as empresas têm condições de direcionar a verba – ainda que limitada – a ações estratégicas. Um cenário turbulento coloca muitas empresas em compasso de espera e sua ousadia pode ser premiada. Sua empresa deve aproveitar essa retração da concorrência e buscar compreender as necessidades dos clientes que estão deixando de ser atendidas, para tomar esse espaço abandonado pelos demais players, amedrontados pela crise.

Buscar essas respostas por meio de pesquisas digitais é uma ação que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio. Fazer pesquisa de mercado em tempos de crise, como você viu, é uma estratégia com grande potencial. Para entender melhor como essa ferramenta funciona, conheça a plataforma Miners Compass. Entenda o que são questionários certificados, como as respostas são coletadas e como são gerados os insights criativos para você e sua empresa superarem a crise.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações