Descubra quais são as etapas do processo de pesquisa de marketing

Pensando em fazer uma pesquisa de marketing para a sua empresa mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo que a gente te ajuda.

As pesquisas de marketing são uma importante ferramenta de gestão. Elas ajudam o gestor a conhecer melhor o mercado em que atua e permite que ele obtenha informações mais sólidas e que servirão de base para tomadas de decisão.

Quando bem executada, a pesquisa de marketing possibilita descobrir a percepção que o seu público-alvo tem da sua marca, entre tantas outras informações.

Uma definição muito usada da pesquisa de marketing foi definida pela AMA (American Marketing Association):

“Pesquisa de marketing é a função que ‘linka’ o consumidor, o comprador e o público ao marketing por meio da informação – usada para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; monitorar a performance de marketing; e melhorar nosso entendimento sobre o marketing como um processo.”

Como você viu, essa prática fornece insights valiosos que servirão para melhorar a comunicação com os consumidores e gerar mais valor para o negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos uma lista com as 8 etapas do processo de pesquisa de marketing.

8 etapas do processo de pesquisa de marketing

Etapa 1 – O problema da pesquisa

O “problema” da pesquisa de marketing é, na verdade, um questionamento que se faz sobre determinado aspecto relacionado às atividades do seu negócio. Trata-se da pergunta que norteará a pesquisa.

Por exemplo, se o número de visitantes que chegam a finalizar uma compra na sua loja virtual tem diminuído nos últimos meses, o problema da sua pesquisa pode ser: “Por que a taxa de visitantes que finalizam suas compras está caindo?”.

Vale ressaltar que, caso você tenha muitos problemas para solucionar, talvez seja mais interessante realizar mais de uma pesquisa de marketing. Assim, evita-se misturar certos assuntos, o que garante maior eficiência nos resultados.

Etapa 2 – Os objetivos da pesquisa

A definição dos objetivos é uma das mais importantes etapas do processo de marketing. Se no tópico anterior ficou estabelecido o problema da pesquisa, aqui ficará definido o foco do estudo e as informações que precisarão ser obtidas para solucionar o problema em questão.

A intenção dessa etapa é evitar que a pesquisa perca o rumo. Portanto, procure dividir os objetivos em duas categorias: o principal e os secundários.

Principal: visa dar um direcionamento mais amplo ao estudo.

Ex.: Descobrir as principais razões que levam os visitantes da loja virtual a não completarem a compra.

Secundários: apresentam caráter mais específico.

Ex.: Determinar até qual etapa da compra os visitantes chegam.

Investigar a opinião dos visitantes sobre o layout e o design do site.

Etapa 3 – O método da pesquisa

Qual método você vai utilizar para a realização da sua pesquisa de marketing? Ela será quantitativa, qualitativa ou um pouco das duas?

Se você optar pela abordagem quantitativa, a sua pesquisa será baseada em estatísticas e números. Mas se você preferir a abordagem qualitativa, o enfoque será nas emoções, sentimentos e percepções subjetivas dos entrevistados.

O método quantitativo é conclusivo e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele, já a pesquisa qualitativa tem foco em entender o comportamento do consumidor, ao invés de simplesmente medir.

Uma boa maneira de fazer uma pesquisa bem completa é construir um questionário que contenha perguntas referentes aos dois métodos de pesquisa.

Saiba mais: Pesquisa quantitativa e qualitativa: qual é a melhor opção?

Etapa 4 – A amostra da pesquisa

Toda pesquisa precisa de um recorte que represente o universo que se pretende pesquisar. Ou seja, é necessário definir qual será a amostra do estudo, tendo em vista que entrevistar todos os seus clientes é uma tarefa praticamente impossível.

Por isso, procure selecionar uma amostra com uma quantidade relevante de respondentes.

Este post de nosso site traz mais detalhes: Entenda o que é universo e amostra da pesquisa de mercado

Etapa 5 – Orçamento e cronograma da pesquisa

De todas as etapas do processo de pesquisa de marketing, esta é talvez a mais subestimada pelos gestores. No entanto, definir o orçamento e o cronograma para execução da pesquisa é extremamente importante.

Pense bem. Se você não sabe quanto a sua pesquisa vai custar ou quanto você está disposto a pagar para financiá-la, você pode acabar gastando mais do que o necessário; se você não tem uma noção mínima de quanto tempo será investido em cada passo da pesquisa, é possível que você se perca em algum deles e prejudique o resultado final.

Ter um cronograma e um orçamento bem definidos ajuda a evitar imprevistos e prejuízos ao projeto. Porém, isso não significa que esses dois itens não estejam suscetíveis a pequenos ajustes. Por exemplo, pode ser que você precise estender o tempo da pesquisa para atingir a quantidade de respostas necessária.

Etapa 6 – Elaboração do questionário

Chegou a hora de elaborar as perguntas que vão compor o seu questionário.

O número de perguntas em seu questionário, pensando em metodologias digitais, precisa ser suficiente para que você possa chegar a conclusões relevantes, mas que não tome muito tempo de seu respondente. Existem diferentes tipos de perguntas que podem ser utilizados em seu questionário, cada uma com um objetivo.

Um questionário muito longo pode acabar fazendo com que os respondentes desistam no meio do caminho. Confira em nosso blog: 5 dicas infalíveis para o seu questionário de pesquisa ser respondido até o fim

Etapa 7 – Amostra e margem de erro

Para definir o tamanho da amostra é preciso usar uma série de regras estatísticas que vão levar em conta o tamanho do universo de pesquisa e a margem de erro que você considera aceitável para sua pesquisa.

Entenda esses termos:

Universo:

É o grupo mais abrangente de pessoas que você pretende representar com sua pesquisa e resultados. Podem ser pessoas da classe AB, consumidores de refrigerante, moradores de uma região, ou qualquer outro perfil. Tudo depende do seu objetivo.”

Margem de erro:

A margem de erro é o índice que estima a máxima de erro dos resultados da pesquisa com base na amostra selecionada.”

Definindo esses parâmetros, é usada uma tabela para definir qual deve ser o tamanho da amostra de pesquisa.

Confira este post de nosso blog e entenda tudo isso com mais detalhes: Como definir amostra de pesquisa?

Etapa 8 – Coleta de dados

Com o questionário pronto, é hora de colocá-lo em prática. Uma maneira comum e eficaz de disparar o questionário é por e-mail.

A plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners conta com diversas maneiras de coletar dados. Além do envio de e-mails, você pode usar links e integrar sua pesquisa ao seu site, ou usar nosso painel de respondentes qualificados.

Entenda em detalhes como fazer isso aqui: Como coletar respostas na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners

Etapa 9 – Análise dos resultados

Terminada a coleta de dados, é preciso analisar os resultados. Crie gráficos, tabelas e destaque as principais considerações feitas pelos respondentes nas questões abertas.

É importante também que você faça um resumo da pesquisa, incluindo o processo que você seguiu, os resultados, as conclusões e os passos que você recomenda seguir com base nesses resultados.

Mesmo que você não precise de um relatório detalhado, certifique-se de revisar a pesquisa e os resultados para poder articular o curso de ação recomendado.

A essa altura, se você já conseguiu responder à pergunta lá da Etapa 1, parabéns! A sua pesquisa foi bem-sucedida.

Os dados que você obtiver serão fundamentais para embasar futuras ações e melhorar o desempenho da empresa.

Agora que você já conhece as etapas do processo de pesquisa de marketing, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui?

Por meio da plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, é possível criar questionários personalizados, acompanhar os resultados em tempo real e ter fácil acesso a relatórios automáticos. Tudo isso com baixo custo, agilidade e segurança. Experimente!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações