Como coletar respostas na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners

Aprenda quais são as três opções de coletores disponíveis na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners e como usá-los para suprir seus objetivos.


clock
3 min
Como coletar respostas na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners

Você já sabe o que é pesquisa automatizada (ou pesquisa automática). Também já foi apresentado à plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners e entendeu quais são os diferenciais que trouxemos para o mercado.

Sendo assim, neste post vamos detalhar as três opções de coletores de respostas disponíveis em nossa ferramenta para que seu projeto seja realizado de forma ainda mais ágil e assertiva. Vamos começar?

Conhecendo os coletores

Ao finalizar a construção do seu questionário, você poderá coletar as respostas de três formas diferentes (e também complementares). São elas:

  • Via Link
  • Via E-mail
  • Integrado ao seu site ou blog
  • Utilizando o nosso painel de respondentes, o MeSeems.

A seguir, detalharemos cada um deles e te ensinaremos a configurá-los.

Utiliza essa opção para gerar um link para o seu questionário e enviar para a sua base própria de respondentes.

Na plataforma, basta dar um nome para o coletor, configurar a permissão de acesso web desejada (nesse caso, você pode tornar o link público), definir um limite para o número de respostas que deseja receber e, por fim, clicar no botão “gerar coletor”.

Após gerar o coletor “link”, você poderá visualizar a quantidade de respostas geradas a partir desse coletor, a data na qual o coletor foi criado, o status desse coletor (ou seja, se ele está ativo ou não) e o link de acesso à pesquisa.

A coleta por link é ótima para falar diretamente com os seus clientes, ou pessoas que já tiveram algum relacionamento com a sua marca ou produto. A sua vantagem, é que está disponível gratuitamente em todos os planos da MindMiners. Por outro lado, você não possui um controle sobre a amostra da sua pesquisa. Ou seja, como qualquer pessoa poderá acessar o link e responder sua a pesquisa, não será possível identificar qual o perfil demográfico dos respondentes, para saber se estão dentro do seu público-alvo ou fazer uma análise comparativa de cada perfil.

Coleta via E-mail

Ao optar por esse coletor, será necessário que você cadastre seus contatos de e-mail na aba “lista de contatos”. Esse é um procedimento bastante simples: clique em “criar nova lista”, digite o nome da nova lista e faça o upload do arquivo nos formatos CVS ou TXT. Em seguida, siga os passos abaixo:

  • Insira o seu e-mail e o nome do remetente;
  • Adicione sua lista de contatos;
  • Adicione um assunto para o e-mail;
  • Utiliza o nosso template de e-mail (ou faça o upload de um template próprio e personalizado);
  • Visualize como o seu e-mail será enviado e certifique-se de que está da maneira que você deseja.

Para enviar o e-mail para a lista de contatos inserida, clique em”gerar coletor”.

Uma vez gerado o coletor, você poderá visualizar as mesmas informações apresentadas para a coleta via link.

A coleta por e-mail também é ideal para para falar diretamente com os seus contatos e também está disponível sem custo adicional em todos os nossos planos. Outra vantagem, é que o e-mail pode ser disparado diretamente da plataforma, sem a necessidade de contratar um disparador externo. A desvantagem é que assim como na coleta por link, não é possível identificar ao certo o perfil respondente.

Coleta Integrada ao site ou blog

Este coletor de dados permite criar um banner no site de sua marca ou seu cliente. A partir dele, é possível direcionar a audiência de seus canais digitais para a pesquisa, garantindo assim uma maior assertividade no target que deseja-se ouvir, nesse caso, quem acessou o seu site ou blog.

Coleta no painel de respondentes MeSeems

Este coletor é o painel proprietário de respondentes da MindMiners. O MeSeems já é considerado a maior rede social de opinião do Brasil e reúne mais de 1 milhão usuários prontos para responder suas pesquisas. Por meio dele, você poderá escolher exatamente o perfil de respondentes desejado para a sua pesquisa.

Vale lembrar que o coletor “painel de respondentes” não está incluso nos planos da plataforma. Para utilizá-lo, será necessário fazer uma contratação a parte. O valor será estimado de acordo com a amostra solicitada e poderá ser consultado dentro da própria ferramenta. Basta seguir os passos abaixo:

  • Selecione o prazo da coleta;
  • Selecione o tamanho, perfil demográfico, comportamental e se desejar adicione cotas na amostra;

Após inserir todos os parâmetros, clique em “Solicitar Boleto” Sua pesquisa será iniciada assim que o pagamento for reconhecido pela MindMiners.

A vantagem de utilizar o MeSeems é que ele possibilita que você entreviste um público específico, além de uma leitura detalhada dos resultados.


Início