Como investir em negócios de forma mais inteligente

Investir de forma inteligente é um dos desafios que acompanham a gestão de empresas desde sempre. Por “investimento inteligente” entende-se a otimização dos investimentos realizados através de uma série de ferramentas e procedimentos para que, ao final, a sua empresa consiga não só obter o melhor retorno possível para cada investimento.

Para isso, um primeiro passo é garantir que o planejamento estratégico da sua empresa seja realizado com qualidade. E isso se justifica porque é através do seu planejamento estratégico que você poderá melhor avaliar a situação atual da sua empresa, estabelecendo as metas a serem acompanhadas, e direcionar os investimentos que serão realizados.

Mas como fazer isso?

Bom, para te ajudar a investir nos seus negócios de forma cada vez mais inteligente e com melhor retorno, listamos a seguir as principais preocupações que você deve incluir em seu planejamento estratégico – antes, durante e após qualquer investimento em ações de marketing da sua empresa:

ANTES

1 – Quem é o seu público alvo?

Muitas ações de marketing naufragam por falta de clareza quanto ao objetivo a ser atingido. Em outras palavras, o seu investimento em marketing só será bem-sucedido se você tiver clareza de quem é o seu público-alvo.

A definição do seu público inclui (mas não se limita a) determinar a idade, gênero, escolaridade, renda, classe social que deverá ser atingida. E isso é importante porque cada público tem um perfil diferente de atividade online, uma linguagem própria e pode responder de formas diferentes à mesma campanha de marketing.

Conhecer o seu público vai garantir que o seu investimento não seja perdido.

2 – Como está o ânimo do mercado no seu segmento?

Uma das peças-chave quando se trata de investir em inteligência de mercado é a Pesquisa de Mercado. Ora, se falamos em planejamento estratégico como a forma mais inteligente de definir onde, como e quando serão realizados os seus investimentos, então saber a quantas anda o mercado é um passo fundamental para elaborar o seu planejamento.

Uma pesquisa de mercado bem feita vai permitir que você identifique os desafios que irá enfrentar: se há alguma resistência ao produto, se há uma alta na concorrência por conta de crise ou sazonalidade, quais o produtos com maior demanda e – principalmente – quais as expectativas do seu público-alvo.

Em uma época na qual os consumidores podem acessar a concorrência com um clique, ser capaz de identificar, atender e superar as expectativas do seu cliente é o diferencial que vai projetar a sua marca e fazer com que ela seja lembrada. Por isso, utilize as informações coletadas não só para o planejamento da sua ação de marketing, mas também para a adequação dos seus produtos, serviços e atendimento às expectativas constatadas pela pesquisa.

3 – O que a sua concorrência anda fazendo?

Não será possível garantir que a sua marca se destaque da concorrência se você não souber o que a concorrência está oferecendo. Como parte da sua ação de inteligência de mercado, avalie quais os preços praticados pela concorrência, qual o seu discurso de vendas, quais os diferenciais oferecidos, e assim por diante.

De posse dessas informações, verifique a política de preços da sua empresa, para garantir que seja não só compatível com o mercado, mas também competitiva. Elabore também os diferenciais que serão oferecidos pela sua marca e alinhe o discurso de vendas com a sua equipe.

Seja transparente com o seu time ao falar da concorrência: eles devem ter ciência de quais serão as possíveis objeções à compra apresentadas pelos potenciais compradores e como responder à elas da melhor forma possível.

DURANTE

4 – A sua empresa está preparada para o afluxo de clientes gerado por uma boa ação de marketing?

Toda a ação de marketing tem como objetivo ajudar a conduzir o seu lead ou potencial cliente por todas as fases até a conversão da venda, certo? Por mais óbvia que essa definição pareça ser, muitas empresas ainda investem em marketing sem investir na contrapartida: preparar a equipe para receber a resposta do mercado a essa ação de marketing. Não caia nesse erro!

Verifique com antecedência o volume de seus estoques, garantindo que aqueles itens com maior demanda no presente ou em foco na sua ação de marketing não venham a faltar! Uma boa opção para otimizar esse controle é investir em soluções de gestão integrada, do tipo sistema ERP online.

Essas ferramentas permitem que você acompanhe em tempo real as variações em seus estoques, contatando fornecedores e garantindo a reposição de itens sempre que necessário – e isso tudo através do sistema, online, acessível a partir de qualquer lugar do mundo.

Prepare igualmente a sua equipe e o espaço em que serão realizadas as vendas. Se a sua empresa trabalha com vendas online, garanta que o servidor será capaz de gerenciar o fluxo de acessos sem lentidão. Afinal, nada pior do que perder uma venda por problemas técnicos, não é mesmo?

Se a sua empresa operar em loja física, garanta que políticas de troca e devolução estejam bem sinalizadas. Mantenha um olho atento às maquininhas de cartão: elas costumam ser as principais vilãs na hora de lidar com um grande fluxo de vendas.

5 – Acompanhe as vendas!

Você certamente já ouviu o ditado popular: o olho do dono é que engorda a boiada. Pois é, como já diz a sabedoria popular, é o dono ou gestor quem deve estar de olho para garantir que as coisas prosperem.

Por isso, acompanhe o desenrolar de seus investimentos de perto! Verifique as ações de marketing em curso e acompanhe no dia a dia as vendas geradas por esses investimentos. É claro que, dependendo do tamanho da sua empresa, esse acompanhamento diário pode ser muito complicado… Que tal otimizar o seu controle?

Invista em uma ferramenta de gestão integrada que permita acompanhar as vendas realizadas online. Normalmente, uma boa solução ERP online vai oferecer ainda a funcionalidade de controle financeiro – permitindo acompanhar no detalhe todas as operações financeiras da sua empresa – e a funcionalidade de geração de relatórios gerenciais – compilando os dados mais relevantes para sua gestão.

É a tecnologia otimizando o seu tempo e garantindo a melhor gestão possível para o seu negócio!

APÓS

6 – É hora de avaliar os resultados coletados!

Ao trabalhar com inteligência de mercado a sua gestão não só maximiza os resultados das ações em curso, como ainda coleta uma série de informações que poderão pautar novos investimentos – com resultados ainda melhores.

Por isso, após a conclusão de cada ciclo de investimento, é hora de analisar os dados coletados: três áreas merecem então a sua atenção especial –

  • O perfil de consumo do seu cliente: avalie o perfil de consumo de seus clientes – produtos e serviços privilegiados, valor do ticket médio, tempo necessário para conversão do lead em cliente e outros dados coletados ao longo do processo de venda vão ajudá-lo a definir melhor o perfil do seu público e a re-adequar suas estratégias e abordagens conforme o necessário;
  • A avaliação da experiência de compra ou satisfação do cliente: colete o feedback de seus clientes após a compra e dê atenção real às informações fornecidas por eles – elas representam dados valiosos para a melhoria do seu atendimento e para o processo de fidelização do seu cliente;
  • E o cálculo do ROI (Return Of Investment): o cálculo do retorno sobre o investimento realizado em marketing – ou em qualquer outro setor – é mais uma ferramenta que vai ajudá-lo a investir sempre com melhor qualidade e rentabilidade. A fórmula ROI é bastante simples: basta calcular o retorno líquido de seu investimento (renda gerada pelo investimento – custos do próprio investimento). Divida o valor pelo custo do investimento e multiplique o resultado por 100, para obter a porcentagem de retorno real obtida.

7 – Reavalie o seu planejamento!

Isso feito, é hora voltar a prancheta! Avalie as metas iniciais de seu planejamento estratégico: quais foram alcançadas? Quais as ferramentas que melhor auxiliaram a sua empresa a chegar lá? Quais os investimentos com maior impacto real no seu volume de vendas?

Reoriente seu planejamento, estabeleça novas metas, e continue a crescer de forma inteligente, sustentável e lucrativa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações