Saiba o que é inteligência de mercado e como usá-la em seu negócio



clock
3 min de leitura
Saiba o que é inteligência de mercado e como usá-la em seu negócio

Líderes empresariais reconhecem a importância de traçar um planejamento estratégico embasado em dados e informações confiáveis. A grande questão é como fazer isso e quais caminhos escolher para desenhar esse plano. Embora seja um conhecimento necessário, nem todos os gestores e líderes sabem exatamente o que é inteligência de mercado. Em outras palavras, ter uma noção aprofundada deste conceito pode deixar seu negócio um passo à frente da concorrência.

Por isso, neste post, explicamos para você o que é inteligência de mercado e o que ela faz por seu negócio.

Confira também em nosso blog: Qual a relevância da área de inteligência de mercado dentro do Grupo Abril?

O que é inteligência de mercado

Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing que consiste na coleta de dados e informações para obter insights. A empresa deve buscar maneiras de reunir esses dados para poder analisá-los e, então, obter as ideias para aperfeiçoar o próprio negócio.

O tipo de informação captada com inteligência de mercado passa por diferentes tópicos:

  • mercado;
  • tendências;
  • Concorrentes;
  • produtos;
  • vendas;
  • Marketing.
  • Entre outras.

Os dados contribuem para tomadas de decisão que impactam no futuro do negócio, por isso, o estudo é abrangente e criterioso. Empresas que se dedicam regularmente à inteligência de mercado possuem uma importante vantagem competitiva. A razão para isso é a riqueza de dados obtidos, que resulta em insights decisivos para o negócio.

De alguns anos para cá, mais empresas têm valorizado essa estratégia, principalmente com o avanço da transformação digital.

Ficou claro para você o que é e o que faz a inteligência de mercado? Então, confira nossos estudos originais. Eles contêm diversas pesquisas que podem conter dados relevantes para você utilizar em inteligência de mercado para o marketing de sua empresa.

A importância da coleta de dados primários e secundários

Quem sabe o que é pesquisa de mercado e trabalha com isso no seu dia a dia entende que a coleta de dados secundários também é importante.

Trata-se de uma busca – também chamada de desk research – por pesquisas usadas por outras empresas ou disponibilizadas por órgãos governamentais e entidades de classe, por exemplo.

Esta metodologia apresenta o inconveniente de não trazer os dados específicos que sua empresa precisa. Por isso, o mais indicado é realizar uma pesquisa de dados primários, feita sob medida para atender aos objetivos e comprovar as hipóteses que sua empresa realmente precisa.

No passado, esse tipo de pesquisa tinha um custo muito elevado, mas, hoje, com o advento das pesquisas digitais e de plataformas automatizadas, elas ficaram bastante acessíveis. Uma plataforma de pesquisa automatizada oferece toda estrutura necessária para criar os questionários de pesquisa, enviar e analisar os dados.

A MindMiners, por exemplo, oferece questionários certificados, prontos para usar, e que foram estatisticamente testados por especialistas.

Veja mais: Projetos certificados MindMiners: como criar uma pesquisa automática?

Além disso, conta com uma base de respondentes qualificada, para que os questionários possam ser direcionados para o público-alvo mais adequado, garantindo, assim, muito mais precisão aos resultados.

Essa base, a MeSeems, tem mais de um milhão de respondentes qualificados, o que permite a MindMiners contar com perfis avançados baseados em comportamento.

Entenda como é feita a caracterização da base de respondentes MeSeems.

Portanto, se sua empresa deseja começar a empregar a inteligência de mercado no marketing e quer fazer uma pesquisa, há excelentes ferramentas disponíveis no mercado, acessíveis e ágeis.

Comece a aplicar a inteligência de mercado no marketing do seu negócio

Um dos principais trunfos da inteligência de mercado é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo da marca. No fundo, é isso o que faz a inteligência de mercado. Assim você pode saber interpretar o comportamento das pessoas de forma aprofundada, o que é fundamental para conquistá-las e convertê-las em clientes.

Agora que você já sabe o que é inteligência de mercado, chegou o momento de aplicar o conceito na prática.

A melhor forma de estudar seu target? Com pesquisas digitais automatizadas.

A MindMiners oferece uma plataforma de pesquisas acessível e intuitiva. Qualquer empresa pode utilizá-la para realizar pesquisas digitais, inclusive com questionários customizados de acordo com a informação a ser obtida.

A plataforma oferece modelos de questionários certificados e se encarrega da coleta de dados e compilação das respostas para análise. Clique no post, assista o vídeo e veja como fazer pesquisas certificadas na nossa plataforma digital:

Como utilizar um questionário certificado na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners?


Início