Como criar uma persona a partir da pesquisa de público-alvo

Entenda como criar uma persona ajuda a definir estratégias de marketing eficientes. Construa buyers personas a partir da pesquisa.


clock
4 min
Como criar uma persona a partir da pesquisa de público-alvo

Entender o consumidor de uma marca é premissa para qualquer profissional de marketing que deseja alcançar o sucesso. Afinal, todos os esforços e ações empreendidos dentro do departamento deverão impactar o público-alvo de determinado produto ou serviço, ou seja, a persona ideal.

Porém, obter tal conhecimento não é uma tarefa fácil. Os prazos curtos e as restrições orçamentárias acabam, muitas vezes, por desmotivar esses profissionais a investirem em pesquisas para desvendar essas personas e acertar nas estratégias.

A pesquisa é a ferramenta mais indicada para responder ao desafio de conhecer profundamente quem está do outro lado, realizando a compra, mas é ainda pouco utilizada por empresas.

Por isso, e não raramente, conteúdos, campanhas e produtos são lançados com base em suposições, o que é um erro, gera insegurança e aumenta o risco de fracasso.

Se essa é uma situação comum em seu dia a dia, saber como criar uma persona – ou seja, um personagem representativo do seu público-alvo – poderá te ajudar orientando seu processo de tomada de decisão a partir de agora.

Tem interesse em saber mais? Então continue a leitura! Usando as dicas do texto de hoje para criar buyers personas, você se tornará mais relevante para seu cliente, aprenderá a antecipar tendências de consumo e a usar e interpretar dados de campanhas de marketing para conhecer melhor o seu consumidor.

O papel da pesquisa na definição do público-alvo e na criação de uma persona

Antes que suas campanhas deixem de gerar retorno, existem algumas providências que você deve tomar: conhecer os hábitos, as necessidades e vontades do seu público e buscar identificar tendências para antecipar demandas e sair na frente da concorrência.

Você deve estar se perguntando: como é possível fazer tudo isso? Investindo em pesquisa! Separamos alguns métodos excelentes de pesquisa de mercado para que sua empresa possa obter tais informações e transformá-las em insights para todo o negócio.

Pesquisa digital e questionários online

Essa é uma opção prática e bastante acessível. Hoje, muitas empresas, como a MindMiners, já oferecem para o mercado plataformas totalmente automatizadas para a criação de questionários, além de contar com bases de respondentes que podem ser segmentadas de acordo com o perfil do público que se pretende ouvir.

As principais vantagens da pesquisa digital são:

  • a agilidade para obter respostas, uma vez que elas são coletadas via internet;
  • a transparência, já que a plataforma permite o acompanhamento da pesquisa em tempo real e
  • o custo-benefício, que nem se compara ao investimento necessário para a contratação de institutos tradicionais.

E o melhor: você mesmo pode realizar sua pesquisa e esse material pode te ajudar a entender como começar!

Como criar uma persona a partir da coleta de dados

Seja por meio da realização de pesquisas ou da atualização do cadastro de seus clientes, os dados coletados e devidamente agrupados constroem um cenário onde é possível delimitar alguns perfis predominantes de clientes. É com base nesses perfis que você criará suas personas.

Na prática, elas nada mais são do que personagens que representam os compradores ideais. Por exemplo: você identificou um grande número de pessoas entre 18 e 24 anos, que se mantêm conectadas à internet durante todo o dia e que buscam por cursos rápidos e com flexibilidade de horário para realizá-los. Entre elas, 80% são mulheres.

Esse grupo pode se tornar a sua persona, sobre a qual você pesquisará de forma mais aprofundada para criar produtos e conteúdo de interesse dessas pessoas.

Quanto mais dados comportamentais você obter do seu consumidor, mais estratégicas serão suas ações. Photo by Isi Parente

O ideal é “dar vida” a esses personagens, torná-los o mais humanizados e com a maior riqueza de dados possível! Não tem como criar uma persona sem isso. Para tanto, sugerimos que você construa um perfil bem detalhado para cada um dos perfis predominantes já agrupados.

Nessa tarefa, vale refletir sobre dados sociais e comportamentais como:

- Gênero: identifique o gênero predominante no grupo. Se estiver bem dividido, crie dois grupos e duas personas;

- Área de trabalho: observe se há predominância;

- Trabalho, cargo e faixa de renda;

- Quais assuntos são de seu interesse: com certeza, haverá mais de um interesse. Mapeie-os. Eles nortearão sua produção de conteúdo;

- Quais veículos de comunicação costuma consultar: esse tópico ajuda na escolha dos meios de divulgação;

- Quais são suas tarefas diárias: ajudará a mapear seus hábitos;

- Quais são suas responsabilidades: ajudará a identificar suas necessidades;

- Prazeres e desprazeres no emprego: indicará objetivos, sonhos e necessidades;- Frustrações: indicará pontos em que podemos contribuir para melhorar a vida desse público;

- Objetivos: nos ajudará a montar estratégias para que possamos alcançá-los;

- Quem influencia diretamente suas decisões: nos ajudará a identificar quem são influenciadores de opinião e como podemos alcançá-los positivamente com nosso conteúdo.

Principais erros que podem atrapalhar o processo de criar uma persona

Uma vez criadas, as personas deverão ser tomadas como referência na hora de definir qualquer estratégia de abordagem, definição de canais e até mesmo nos esforços de criação e lançamento de um novo produto ou serviço.

A ideia é que, com o tempo, o time de Marketing se torne cada vez mais íntimo de cada uma delas, sendo capaz de compreender e antecipar qual a sua opinião ou sentimento em relação a determinado assunto.

Mas é preciso ter cuidado para não cometer erros que possam comprometer a eficácia das ações. Tenha atenção, pois eles são mais frequentes do que você imagina! Acompanhe a seguir.

Criar muitas personas

É muito importante definir prioridades quando se fala em segmentos de clientes. Quanto menor for o número de personas, maior será sua capacidade de dar atenção, de se comunicar e de criar estratégias verdadeiramente personalizadas e focadas em cada uma delas.

Basear-se em achismos

Invista nas dicas de pesquisa que demos! Não faça suposições, deixe seu público conversar com você e, com isso, ganhe segurança na hora de tomar decisões.

Não atentar-se aos detalhes

Isso é importante para você manter o foco em características importantes e que realmente interferem na tomada de decisão. Sendo assim, descarte discussões irrelevantes.

Não realizar testes antes de lançar grandes produtos ou estratégias

Você já conseguiu descobrir muitas características ao identificar sua persona, mas algo pode ter passado despercebido. Portanto, faça a pesquisa e ajuste o que for necessário.

Percebeu como criar uma persona não é algo tão difícil assim quando você conta com as estratégias certas? É ideal ter em mente com quem você deseja falar para dar o ponto de partida nas suas ações.

Aproveite para aprender também sobre jornada de consumo e construa uma trilha eficiente para cada uma das personas criadas. Confira!

(crédito de capa: Eye for Ebony)


Início