Qual o melhor questionário da MindMiners para reduzir o seu churn rate

Saiba como criar um questionário para analisar churn da sua empresa e evitar que ele aumente.


clock
5 min
Qual o melhor questionário da MindMiners para reduzir o seu churn rate

Churn, ou churn rate, é a taxa de cancelamento, um percentual dos seus consumidores que pararam de usar seus serviços ou produtos após determinado tempo. Ou seja: quantos dos consumidores que experimentaram seu produto pararam de usar ou foram para um concorrente.

A métrica também é traduzida como taxa de rotatividade ou evasão de clientes e é, principalmente, relacionada a empresas que trabalham com assinatura de serviços. Neste artigo, vamos tratar do churn em produtos B2B e B2C. Acompanhe.

O que causa um churn rate alto?

São vários os fatores e cada negócio conta com aspectos específicos que podem fazer o cliente cancelar um contrato. Mas, no geral, o motivo de os consumidores irem embora não é só a satisfação ou a falta dela.

Pode ser que o tempo de vida útil do serviço prestado seja curto. Ou, ainda, que os consumidores não vejam o valor necessário para realizar novamente determinado serviço.

Caso você esteja pesquisando como reduzir seu churn rate, possivelmente, seus clientes estão insatisfeitos com o serviço prestado ou você começou a ver uma queda nos números de venda e clientes.

Na plataforma da MindMiners você pode trabalhar com pesquisas prontas ou elaborar sua própria pesquisa para controle e redução do churn. A seguir, você verá algumas dicas e formas de aplicação dos questionários focados em entender melhor o cliente e diminuir as chances de cancelamento.

Converse com seus consumidores

A melhor maneira de entender o que não está dando certo em seu negócio é conversar com quem já comprou ou experimentou seu produto ou serviço.

Não espere o consumidor cancelar o serviço ou comprar o produto de seu concorrente. Realize pesquisas de satisfação regularmente para compreender o que ajustar e, com isso, criar experiências melhores.

Caso seu foco sejam os ex-consumidores, lembre-se de realizar questionários curtos e simples, agradecendo sempre o tempo despendido para responder a pesquisa.

Como fazer?

Uma possibilidade é trabalhar com mensagens personalizadas e envio de pesquisa por e-mail para uma lista de contatos, por meio de nossa plataforma.

Um dos questionários prontos para uso é o de Pesquisa de satisfação e posicionamento. Nele realizamos perguntas com foco em tendência de consumo futuro.

Por exemplo: “Com base nas suas experiências com nossa empresa, qual a probabilidade de você comprar nossos produtos e serviços novamente?”, além de análises do nível de satisfação e motivações.

Estes tipos de perguntas permitem compreender quais consumidores estão insatisfeitos com o serviço prestado. E, com isso, tendem a cancelar ou mudar de empresa, aumentando seu churn rate. Assim, é possível identificar os pontos que precisam de atenção.

A leitura desses resultados pode ser feita por cada respondente (em modelo de tabela) ou analisada de maneira agrupada por características demográficas.

mulher com megafone nas maõs
photo by: Juliana Romão

Faça perguntas abertas e espere respostas honestas

Existe uma frase popular: a verdade dói. Porém, ela pode ser ouro para suas estratégias. Por isso, esteja pronto para receber críticas e busque ter uma visão mais construtiva.

Um dos questionários disponibilizados na MindMiners é o de NPS. Ele permite medir quantos dos seus consumidores recomendariam a empresa para amigos ou conhecidos.

Como nosso foco é reduzir o seu churn, neste caso, olharíamos para quem declarou que não recomendaria a empresa e analisaríamos a pergunta do tipo aberta:

“O que a [EMPRESA / MARCA] poderia fazer de diferente para receber uma nota mais alta na escala de recomendação?”

Com a plataforma você pode, a partir de um questionário com mínimos ajustes, calcular automaticamente o NPS da sua marca. Não é necessário fazer o cálculo de subtração dos promotores para detratores, pois fazemos para você. Seu objetivo será analisar os resultados e entender como anda a saúde de sua marca.

Se você optou por realizar pesquisas e ouvir seus clientes e ex-clientes, transforme os dados obtidos em ações. Um público ativo espera ver as dicas e solicitações que eles indicaram sendo atendidas.

banner-clusters

Conheça os seus consumidores e os consumidores dos seus concorrentes

Muitas empresas não conhecem quem realmente está comprando ou contratando seus serviços. Isso pode estar relacionado com o fato de seus consumidores estarem indo embora e seu churn rate aumentando.

Se conhecer o próprio consumidor é uma tarefa difícil, conhecer o dos concorrentes seria outro grande passo, certo? Vamos por partes:

a) Para conhecer verdadeiramente seu consumidor uma possibilidade é avaliar o perfil demográfico de maneira automatizada na plataforma MindMiners, indo além de sexo, idade e classe social.

b) Em conjunto, recomendamos criar personas. Elas auxiliam no entendimento não somente do perfil demográfico, mas do comportamental. A partir daí, será possível criar conteúdos mais focados e relevantes para cada tipo de consumidor do seu produto.

c) Mapear a jornada do consumidor auxilia no seu planejamento de marketing e a compreender quando o seu serviço ou produto são acionados.

Como fazer?

Para entender seus concorrentes existem várias possibilidades na plataforma da MindMiners. Uma delas é o questionário de Personas, que permite obter características realistas do seu consumidor para orientar seus esforços de marketing.

Outros questionários prontos para uso são os de Jornada de compra e de Saúde de marca. O primeiro visa analisar o caminho percorrido até o fechamento da compra, o momento de vida — já que o churn pode ser causado por outros motivos e não ter uma relação direta de insatisfação com a marca —, como o consumidor decide por um produto e diversos outros aspectos.

Já o de Saúde de marca tem o objetivo de entender qual é a relação do respondente com sua marca e as dos competidores, passando por percepção, funil de consumo, conhecimento de marca e familiaridade.

Conhecer seus consumidores permite criar campanhas e produtos que atendam às reais necessidades ou criem mais desejo pelo seu produto. Além disso, conquistar clientes motivados e felizes diminui o percentual de churn.

Faça perguntas no momento correto

Busque estar disponível para receber opiniões e respostas a qualquer momento. Uma possibilidade é incluir um banner dentro de seu site ou blog com perguntas relacionadas a satisfação ou experiência naquele momento.

Isso garante que, caso seu consumidor esteja bravo e propenso a deixar de usar seu produto/serviço, você ouça o que ele tem a dizer e aplique as ações necessárias.

Lembrando que conversar e realizar pesquisas com os consumidores que você perdeu auxiliam a entender quando, onde e porquê eles saíram ou pararam de consumir seu produto.

Além disso, indica se eles foram para algum concorrente ou se o serviço prestado perdeu valor e necessidade. Essas informações possibilitam realizar análises e tomar decisões com mais assertividade e inteligência.

Viu quantas soluções a MindMiners conta para evitar que o seu churn rate aumente? Se você tem interesse em saber mais, solicite uma demonstração gratuita de uso da nossa plataforma e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas.

banner-contato-novo

(créditos de capa: Jackson Simmer)


Início