Desk Research: Uma Ferramenta Valiosa para Profissionais de Pesquisa de Mercado

Entenda o que é uma desk research, como fazer uma e como ela pode ser útil nas suas estratégias.


clock
5 min
Desk Research: Uma Ferramenta Valiosa para Profissionais de Pesquisa de Mercado

Como chegar a soluções de desafios complexos que você enfrenta na sua empresa partindo de respostas básicas que já foram respondidas — e o melhor: que já estão disponíveis? Com a ajuda de uma desk research bem-feita.

A desk research, também conhecida como pesquisa secundária, é a coleta e análise de informações já disponíveis em diversos meios: na internet, em revisões bibliográficas, bancos de dados, pesquisas acadêmicas e de mercado, estatísticas, artigos científicos, entre outros.

Ela funciona de forma diferente da pesquisa primária, que envolve a coleta direta de dados por meio de entrevistas, questionários, observações, entre outras metodologias.

A desk research é feita a partir do aproveitamento de dados e informações existentes, sendo uma facilitadora para que profissionais de pesquisa de mercado obtenham informações valiosas, de forma eficiente e econômica, e dêem o ponto de partida para seus projetos de pesquisa. Neste artigo, vamos te mostrar como fazer e como a desk research pode ajudar no seu dia a dia.

Para que serve uma desk research?

Entendido que desk research é uma espécie de pesquisa de mesa, tenha em mente que ela serve como uma base inicial para resolver problemas de pesquisas mais complexas.

Essa ferramenta ajuda a compreender melhor o cenário que você está investigando e a planejar melhor as suas estratégias, seja para investir em um estudo mais completo, seja para compreender os caminhos possíveis.

Se você quiser saber, por exemplo, quantos brasileiros consumiram suplementos alimentares no país em 2022, é bem provável que essa informação esteja disponível na internet — e essa informação pode fazer parte da sua desk research.

Porém, se você precisa analisar mais a fundo e descobrir se o seu público é consumidor de suplementos alimentares será preciso investir em novos estudos, mais completos e feitos a partir dessa primeira análise.

Aqui, uma pesquisa de mercado, feita exclusivamente para resolver o seu problema de negócio entrará em cena.

Como profissionais de pesquisa podem usar uma desk research?

A desk research pode ser uma ferramenta poderosa para profissionais de pesquisa de mercado e aqui estão algumas das principais aplicações ou iniciativas que podem ser implementadas a partir dos seus dados:

1. Compreender um mercado

A desk research permite que os profissionais de pesquisa obtenham uma visão abrangente do mercado (ou da indústria) em que uma empresa opera.

Ao analisar relatórios de mercado, estudos setoriais e dados estatísticos, é possível identificar tendências, padrões de consumo, tamanho do mercado, os principais concorrentes e certas oportunidades de crescimento ou de atuação.

2. Conhecer o público-alvo

Ao realizar uma desk research, é possível obter informações detalhadas sobre o público-alvo de uma empresa. Dependendo do estudo, ele pode incluir características demográficas, preferências de consumo, comportamento de compra, identificar necessidades e desejos desses clientes.

banner-jornada-de-compra

Essas informações são essenciais para segmentar o mercado de forma eficaz e desenvolver estratégias de marketing direcionadas.

Os estudos originais da MindMiners são exemplos de pesquisas que podem compor a sua desk research, pois são detalhados, focados em diversidades demográficas e cheio de insights sobre o comportamento de diversos perfis de consumidores.

Na nossa página, você confere estudos sobre diversos temas: sexualidade, finanças, internet, pets, a relação das pessoas com as cidades, e muitos outros assuntos que podem ajudar as suas estratégias de comunicação e marketing.

3. Analisar a concorrência

A desk research oferece a oportunidade de estudar os concorrentes de uma empresa de perto. É possível analisar relatórios anuais, comunicados de imprensa, sites, redes sociais e outras fontes de informações para entender melhor as estratégias de negócios dos concorrentes.

Outros dados que podem ser coletados nesse sentido são suas ofertas de produtos e serviços, o posicionamento de mercado e as forças e fraquezas. Essa análise competitiva pode ajudar as empresas a identificar gaps, oportunidades de diferenciação e como planejar estratégias para sair na frente.

4. Apoiar a tomada de decisões estratégicas

Uma desk research bem-feita pode fornecer informações valiosas que, juntas, podem  apoiar a tomada de decisões estratégicas na empresa.

Ao reunir dados e informações relevantes já disponíveis, os profissionais de pesquisa de mercado podem identificar lacunas para tomar ou apoiar as melhores decisões de negócio.

Quais os principais desafios ao realizar uma desk research?

Dissemos anteriormente que a pesquisa de dados secundários é uma forma econômica e eficiente de obter informações preliminares. Porém, justamente por existir esse vasto campo de dados disponíveis é que muitos profissionais de pesquisa e de marketing se veem receosos quanto à credibilidade dessas referências.

Esse é um questionamento plausível, afinal, existem muitas informações sem respaldo técnico, científico ou feitas sem aprofundamento ou bases concretas. No entanto, existem diversas formas de minimizar os riscos de coletar dados falsos ou que podem ser inúteis no final das contas. Adiante você verá dicas de como fazer isso.

uma mesa com livros, cadernos, canetas, computador e luminária
Foto de freddie marriage na Unsplash

Outro desafio dos profissionais que lidam com pesquisa é a dificuldade de encontrar essas informações. Pois saiba que elas existem, pelo menos dados mais básicos que ajudarão a começar a sua investigação mais profunda.

Empresas de pesquisa de mercado, como a MindMiners, sempre disponibilizam estudos e conteúdos diversos com dados reais e atualizados sobre um cenário que se pretende compreender.

Por isso, para ficar sempre por dentro, é importante seguir as páginas oficiais nas redes sociais e nos sites, e receber conteúdo diretamente no seu e-mail, por exemplo.

Como escolher as melhores fontes de dados para fazer uma desk research?

Portais oficiais dos órgãos especializados no assunto que você está pesquisando, pesquisas, revistas e artigos científicos, Portal da Transparência, IBGE, IPEA, boletins, anuários, o CNPQ e o portal Dados Abertos são apenas alguns exemplos de fontes confiáveis de informações que podem compor a sua desk research.

Porém, essas consultas vão depender de qual segmento você atua e deseja investigar e, principalmente, do objetivo da sua pesquisa. Por isso, a partir da definição do que se pretende pesquisar, tenha atenção a alguns passos:

  • faça busca por palavras-chaves relacionadas ao tema do seu estudo;
  • utilize mais de uma fonte de dados. Você pode, inclusive, fazer comparações entre elas;
  • divida seu estudo em fases: a 1ª pode ser destinada a coleta das informações; a 2ª será para organização dos dados; e a 3ª para leitura e análise do que é mais interessante manter em sua pesquisa;
  • questione os dados encontrados. Como dissemos, a pesquisa de dados secundários tem o objetivo de oferecer um cenário com informações iniciais e, em teoria, que sejam fáceis de serem coletadas, por isso, tendem a ser mais superficiais. O questionamento das informações e o entendimento de onde ir além é exatamente a expertise de quem trabalha com pesquisas.

Por fim, se você já realizou pesquisas antes, pode e deve aproveitar os dados que já foram coletados nessas pesquisas e utilizá-los para composição da sua desk research.

Inclusive, ao analisar de forma mais profunda os dados que já tem, muitas vezes, uma nova pesquisa com dados primários pode nem ser necessária. Eis o benefício da economia de tempo e esforço.

Mas se você já tem a sua desk research e precisa de dados mais completos, aprofundados e coletados especificamente para suas necessidades de negócio, o melhor caminho é investir em uma pesquisa de mercado, que pode ser feita até de forma autônoma e flexível por meio da plataforma da MindMiners.

Você pode testar gratuitamente por 15 dias e ver quantos insights pode coletar com a ferramenta. Ou se preferir, clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas.

banner-contato

(crédito de capa: Sara Kurfeß)


Início