Como a pesquisa de mercado pode ser utilizada por profissionais de marketing?

A pesquisa de mercado ajuda no negócio das empresas e também impulsiona a carreira individual.


clock
7 min
Como a pesquisa de mercado pode ser utilizada por profissionais de marketing?

“Dados são o novo petróleo”, “os dados são o futuro das atividades” e outras frases do tipo são sentenças que não trazem nenhuma novidade para os profissionais de marketing, concorda? Mas, ainda que isso seja um consenso, há muito o que aprender sobre o poder que os dados, extraídos da pesquisa de mercado, têm sobre um negócio.

Uma boa pesquisa traz uma infinidade de possibilidades para quem trabalha com marketing e que deseja não só o sucesso da empresa em que atua, mas que também está em busca do sucesso na sua carreira.

Sim, por que não pensar em elevar os resultados da organização, e também em ser aquele profissional que tem os melhores insights e que, consequentemente, se torna ainda mais valioso para o negócio? Que tal fazer da pesquisa a sua aliada para influenciar decisões baseadas em dados, identificar oportunidades e muito mais? Acompanhe e entenda!

O que é pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado nada mais é do que uma metodologia utilizada para estudar e entender o mercado de atuação de uma empresa. Ela serve para analisar o seu público e os concorrentes, e compreender um panorama geral para planejar as melhores ações para os clientes — e não apenas fazer o que todo mundo está fazendo.

O objetivo da pesquisa de mercado é utilizar dados atuais para decisões futuras. Para isso, são elaboradas perguntas a fim de identificar comportamentos e tendências e, a partir do que foi apurado, pode-se planejar as ações com mais estratégia.

Onde entra a pesquisa digital?

A pesquisa digital é uma das ferramentas da pesquisa de mercado e, dependendo do contexto, podemos dizer que ela está à frente de pesquisas tradicionais e feitas presencialmente. Isso acontece porque, como você sabe, em todos os segmentos, as atividades estão sendo cada vez mais realizadas em ambiente online.

Nesse sentido, a pesquisa online é uma alternativa para tornar as pesquisas de mercado muito mais ágeis, automatizadas e transparentes com o uso da tecnologia. É uma estratégia eficiente para acelerar ações e projetos que precisam ser planejados de forma imediata.

Saiba mais: conheça 5 vantagens da pesquisa digital. Uma delas é velocidade :)

Visão geral de metodologias para realização de pesquisas de mercado

Uma pesquisa de mercado bem-feita é capaz de multiplicar os resultados investidos nas ações de marketing em uma empresa. Além disso, esse tipo de análise evita que as decisões sejam tomadas de forma enviesada e sem respaldos concretos. Mas, para que ela seja bem direcionada, é preciso conhecer algumas das metodologias mais comuns:

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória tem o objetivo de explorar campos de atuação no mercado, descobrir insights, tendências de consumo e até identificar explicações para possíveis problemas que a empresa ou o segmento esteja enfrentando.

Se a ideia é lançar uma nova versão de um produto, por exemplo, por meio da pesquisa exploratória é possível detectar a provável aceitação desse produto a partir das impressões apontadas pelos consumidores nesse modelo de estudo. Muitas vezes, ele é adotado no início de algum projeto.

Pesquisa descritiva

O tipo de pesquisa descritiva é uma metodologia utilizada quando uma empresa já tem ideias para um determinado produto ou serviço a ser lançado, analisado ou modificado e que, para esses fins, precisa fazer um estudo para testá-las e obter resultados.

Nesse tipo de pesquisa são utilizados painéis com respondentes diferentes e questionários por amostragens. Nesse formato, as respostas podem ser classificadas por sexo, idade, classe social, localização, entre outras divisões.

Pesquisa causal

O objetivo da pesquisa causal é avaliar a relação entre causa e efeito provocados por experimentos realizados pela empresa. É indicado quando a organização decidiu lançar um produto ou serviço e deseja testar o impacto (causa) disso entre seus consumidores.

Como convencer por meio de insights

Não é novidade para os profissionais de marketing que os dados são insumos importantíssimos para os negócios e que a partir deles surgem vários insights. Acontece que muitos não entendem bem quais são as melhores ferramentas para obter esses dados e menos ainda como aproveitá-los.

Nesse momento é que entra a pesquisa de mercado, pois é uma ferramenta que ajudará a entender o segmento como um todo. Quando bem-feita, a pesquisa dará uma visão clara dos campos de atuação e o que pode ser feito com as informações que se apresentam.

laptop sobre uma mesa exibe dashboards com diferentes dados
Coletar dados de pessoas reais é uma excelente forma para basear suas ações de Marketing - Photo by Lukas Blazek on Unsplash

Essa é uma forma inteligente de respaldar a necessidade das ações que são planejadas para a área de marketing, afinal, os dados são reais, apresentados por consumidores reais e refletem a realidade do mercado.

Muito além da satisfação do cliente e da aceitação de uma campanha, por exemplo, a pesquisa é uma ferramenta que ajudará a avaliar os investimentos das ações (e a rentabilidade disso ao final), o crescimento em vendas, a identificar novas abordagens de comunicação e muito mais.

De analista a especialista: como o conhecimento em pesquisa de mercado pode ajudar a alavancar a carreira

A competitividade entre as empresas está cada dia mais acirrada e, diante de tantas opções disponíveis ao consumidor, toda informação é valiosa e deve ser utilizada de forma estratégica pelas organizações. E toda essa estratégia precisa de profissionais preparados e com o olhar apurado para oferecer os melhores insights.

Mulher de casaco xadrez está sentada diante de um laptop buscando insights
Contexto atual das empresas exige profissionais com olhar estratégico e capaz de trazer insights sobre o consumidor - Photo by Surface on Unsplash

Veja, a área de marketing conta com várias estratégias, mas todas elas se unem em busca de um objetivo principal: vender! Independentemente do estágio do funil de vendas, os conteúdos visam sempre levar o cliente à próxima fase, rumo à conversão para que ele compre — seja uma ideia, um produto ou serviço.

Por isso, criar conteúdos e pensar em ações focadas em conversão adotando a pesquisa de mercado e investindo na sua análise pode elevar as estratégias de negócio a outro patamar. Por exemplo, se o objetivo é estreitar o relacionamento com os clientes (para reforçar-se como uma boa marca e vender mais), como isso pode ser feito?

É possível elaborar os melhores eventos e campanhas sem entender o mote que mais tem chances de atração de público? Não. Para todas essas ações a pesquisa de mercado — principalmente a pesquisa online — se faz não só necessária, mas indispensável.

Dica extra: a plataforma MindMiners foi desenvolvida para democratizar o acesso à pesquisa e ajudar nos desafios diários das empresas. Ela conta com metodologias comprovadas por especialistas, dashboard de resultados interativo e simples de entender, painel de respondente e muito mais. Experimente grátis por 15 dias!

Algumas áreas de atuação com foco em pesquisa - Tendências

Veja quantas possibilidades o profissional de marketing pode trabalhar como uma analista ou especialista nos mais diversos assuntos:

  • atuar como um estrategista em pesquisa de satisfação do cliente;
  • ser um gerente de persuasão: conduzir os clientes a escolherem a sua marca em vez de outra a partir de uma percepção completa dos seus perfis, preferências, afinidades, entre outros aspectos;
  • exercer a função de especialista em marketing de microinterações: elaborar políticas a partir dos feedbacks apontados pelos consumidores em suas interações, a fim de influenciar a decisão de compra e conquistar a fidelidade desse público;
  • trabalhar como gerente de empatia com o cliente: você sabia que a insatisfação por atendimento ruim está entre as principais queixas quando as pessoas decidem cancelar um contrato? Entre os fatores mais relevantes que resultam em um atendimento ruim está a falta de empatia da equipe em entender o problema do consumidor. Porém, quando a empresa foca em identificar esse tipo de percalço — que inclusive, eleva o churn interno — ela consegue elaborar ações para melhorar a qualidade do atendimento e causar emoções positivas no cliente para evitar cancelamentos;
  • ser um analista de marketing entre marcas: fazer toda a gestão da marca e identificar como ela é percebida pelo mercado, com foco em melhoria e expansão da mesma;
  • atuar como head de consumer e market insights (CMI): trabalhar com foco no entendimento das necessidades de mercado e na análise estratégica de hábitos e tendências de consumo para agregar valor ao negócio.

Você pode ter estranhado o fato de muitas dessas profissões não serem tão faladas no mercado, certo? Acontece que muitas delas são baseadas em pesquisas atuais sobre as necessidades que se abrem no campo profissional.

sala de trabalho mostra diversos profissionais trabalhando diante de seus computadores
Satisfação do cliente, persuasão e insights são algumas das possibilidades de foco de atuação para o profissional de Marketing atual - Photo by Arlington Research on Unsplash

Ou seja: são tendências que, em breve, devem se concretizar para quem está preparado para lidar com dados e sair à frente na concorrência para ocupar posições cada vez mais estratégicas em grandes empresas. Ou ainda, para criar sua própria consultoria especializada nesse tipo de atividade.

Ferramentas, skills e conhecimentos necessários

É importante ressaltar que não é preciso ser um especialista em pesquisa para poder fazer uso delas em suas ações de marketing. A não ser que você queira dar passos mais longos e investir em especializações bem focadas, como as que vimos acima.

Por hora, é importante ter certo conhecimento até para planejar as ações que visam mais estratégia, assim como demandar e acompanhar os resultados por meio de uma visão mais generalista dos processos.

Uma boa maneira de começar a dar passos rumo ao universo das pesquisas e praticá-las a favor do seu negócio é já colocar a mão na massa com cursos gratuitos. Nós temos uma plataforma bastante interativa e que pode te ajudar!

Além disso, é importante que o profissional que trabalha com pesquisa seja uma pessoa estudiosa e curiosa nata, afinal, o mercado pede dinamicidade e para atendê-la, é preciso ser flexível, estar atualizado e por dentro do que é tendência.

Acreditamos que tenha ficado claro para você que não existem barreiras de atuação para o profissional que acredita na força da pesquisa de mercado. É inegável que ela não só ajuda as empresas a se destacarem, como também os profissionais a alavancarem a carreira com atuações cada vez mais valiosas e bem-sucedidas.

Gostou do assunto e quer ampliar seu conhecimento sobre a importância dos dados para os negócios? Confira nosso artigo sobre as principais ferramentas de Big Data e fique ainda mais por dentro deste tema!


Início