Análise de dados: conheça as 8 principais ferramentas de Big Data para usar nos negócios

Entenda como sua empresa pode utilizar dados e convertê-los em informações relevantes para o negócio por meio dessas ferramentas de big data.


clock
4 min
Análise de dados: conheça as 8 principais ferramentas de Big Data para usar nos negócios

Na Internet, uma infinidade de dados são gerados diariamente e de forma massiva. Para se ter uma ideia, cerca de 40 mil pesquisas são feitas por segundo no Google. Anualmente, esse número pode chegar a 2 trilhões.

Isso é um exemplo do que é o Big Data. Ou seja: tudo aquilo que fazemos conectados à rede mundial de computadores gera dados que compõem o que chamamos de Big Data.

Mas como as empresas podem analisar esses dados e convertê-los em informações relevantes para os negócios?

Separamos aqui 8 principais ferramentas de Big Data para ajudar você na missão de fazer uma análise de dados mais eficiente e ser mais assertivo no seu processo de tomada de decisão.

Confira!

As 8 principais ferramentas de Big Data

1- Import.io

O Import.io é uma plataforma que serve para extrair dados open source, sem precisar digitar nenhum tipo de código de acesso. Isso significa que todo o ambiente web é visto como um grande banco de dados.

Essa ferramenta é utilizada da seguinte forma: os usuários precisam inserir uma URL e o Import.io vai, automaticamente, tentar extrair daquele website todos os dados que forem considerados relevantes. Além disso, é possível extrair dados de diferentes fontes simultaneamente.

Os dados coletados serão armazenados na nuvem dos servidores do Import.io, podendo ser exportados nos formatos de Excel, CSV, JSON ou acessados via Interface de Programação de Aplicações (API).

2- Apache Hadoop

Em se tratando de Big Data, sabemos que é gigantesco o volume de dados gerados, podendo chegar a inúmeros gigabytes. Por isso, é importante poder contar com uma ferramenta dedicada ao armazenamento desses dados.

O Apache Hadoop é uma das principais ferramentas de Big Data utilizadas no mercado. Esse famoso software é capaz de aumentar ou diminuir o tamanho de qualquer arquivo. Tudo isso de maneira ágil.

A plataforma está disponível nas versões gratuita e paga.

3- Oracle Data Mining

A mineração de dados é uma das etapas da análise de Big Data que consiste em “peneirar” as informações mais relevantes em meio a todo aquele volume coletado.

Para ajudar nessa parte, você pode recorrer ao Oracle Data Mining. Essa ferramenta fornece poderosos algoritmos de mineração de dados que permitem aos analistas obterem insights, fazer previsões e alavancar investimentos.

Com o ODM, você pode também criar e aplicar modelos preditivos e fazer projeções sobre o comportamento do cliente, desenvolver perfis, identificar oportunidades de vendas e detectar possíveis anomalias e fraudes.

4- Statwing

Esta é uma ferramenta muito útil para análise estatística. Para utilizá-lo, basta importar uma planilha para essa plataforma e os dados serão verificados automaticamente.

Por meio do Statwing, é possível construir relações entre diferentes dados e chegar a conclusões bem fundamentadas. Além disso, você pode:

  • Fazer uma análise detalhada sobre conjunto de dados;
  • Comparar e descrever os dados coletados;
  • Gerar tabelas e gráficos automaticamente.

Obs.: A empresa foi adquirida pela Qualtrics e agora é possível ser encontrada neste link.

5- Tableau

Visualizar as informações com clareza é fundamental para quem quer investir em análises de Big Data. Nesse sentido, uma das principais ferramentas de Big Data para essa finalidade (visualização) é o Tableau.

Trata-se de um software que permite criar mapas, gráficos variados, tabelas e outros recursos gráficos para facilitar a compreensão das informações ali colocadas.

Tudo isso é criado de forma rápida e atualizado em tempo real. Estão disponíveis versões gratuitas e versões pagas com funcionalidades adicionais.

6- Chartio

O Chartio permite que você combine os diferentes dados coletados e crie relatórios diretamente no seu navegador. Os arquivos, então, poderão ser convertidos em formato PDF e enviados por e-mail.

Essa ferramenta também está disponível nas versões gratuita e paga.

7- Pentaho

Durante a análise de Big Data, é interessante tentar integrar as informações das diferentes plataformas e softwares utilizados. O Pentaho é um exemplo de ferramenta que permite essa integração.

Com o Pentaho, é possível conectar o Tableau (item 5) com as redes sociais da sua empresa e, a partir disso, ser mais eficiente no uso dessas informações.

O Pentaho é gratuito no primeiro mês.

8 – Pesquisas automatizadas

Contar com todas essas ferramentas ajuda a filtrar, selecionar e visualizar dados. Mas, muitas vezes, é necessário fazer pesquisas específicas para responder perguntas que ficaram ainda sem resposta clara para as peculiaridades do seu negócio.

Nesse sentido, as pesquisas são uma importante ferramenta de coleta de dados. Elas ajudam você, por exemplo, a conhecer melhor o seu público e a entender melhor o mercado e o contexto em que a sua empresa está inserida.

Com a ajuda da tecnologia, essa tarefa fica mais fácil. A MindMiners desenvolveu uma plataforma de pesquisas automatizadas para que você possa elaborar questionários e obter dados confiáveis, que servirão como um guia para as suas estratégias de negócio.

Com a nossa plataforma, é possível:

  • Construir questionários personalizados e com diferentes filtros de análise;
  • Mapear a opinião e a percepção de clientes e fornecedores;
  • Estabelecer prioridades;
  • Acompanhar a pesquisa em tempo real;
  • Exportar relatórios automaticamente.

Além das pesquisas, você pode também recorrer ao Miners Monitor. Trata-se de um estudo que compara os índices de satisfação dos clientes de marcas que atuam no mesmo segmento. Assim, você passa a ter acesso a dados que te darão um parâmetro maior sobre esse indicador.

Essas foram as 8 principais ferramentas de Big Data para você utilizar na análise de dados da sua empresa. Faça bom uso delas e seja mais assertivo na sua tomada de decisão.


Início