Diversão digital: comportamentos de usuários de redes sociais

Saiba mais sobre as preferências e comportamentos dos consumidores de redes sociais!


clock
4 min
Diversão digital: comportamentos de usuários de redes sociais

Há muito tempo atrás, lá nos anos 1990, quando as primeiras redes sociais começaram a nascer, ninguém imaginaria que em 2021, mais da metade da população mundial estaria presente na internet por meio de alguma rede social.

Com foco no uso das redes sociais em busca de entretenimento e diversão - e utilizando a nossa rede social de opinião e painel de respondentes, o MeSeems - a MindMiners conversou com 1.000 brasileiros de todas as idades, regiões, classes sociais e gêneros para descobrir quais são as redes sociais e influenciadores favoritos, os desejos e as preferências diversas dos consumidores conectados a elas!

Vamos lá?

No que você está pensando?

De acordo com um estudo da agência We Are Social em parceria com a Hootsuite, o número de usuários cadastrados em alguma rede social já chega a 4,2 bilhões de pessoas pelo mundo e cada pessoa utiliza em média 8 redes sociais.

Segundo os nossos respondentes, esse uso se intensificou na pandemia, e 59% declararam que passaram a usar mais as redes sociais ao longo do dia.
Person holding an iPhone running TikTok
Photo by Solen Feyissa / Unsplash

Este fator trouxe resultados diversos para as pessoas mas, observando o ponto de vista exclusivamente do entretenimento e da diversão, o cenário parece mais promissor do que nunca.

78% dos respondentes enxergam as redes sociais como um meio para se divertir

Pensando nisso, quando perguntamos aos nossos respondentes quais eram os seus formatos de conteúdo favoritos, descobrimos que imagens (58%), vídeos curtos (55%) e textos curtos (50%) são os 3 mais populares e os únicos que formam uma maioria de preferência frente a outros formatos. Este fato nos fez pensar em muitas reflexões a respeito de quais redes sociais podem ser mais proveitosas para criar conteúdo atualmente.

A rápida ascensão dos vídeos curtos, evidentemente, é graças ao TikTok, e vem sendo adotado também pelo Instagram (reels) e pelo Youtube (shorts), apesar da rede pioneira ainda ser um enorme destaque neste formato. O formato pegou tanto, que em 2020 o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, ultrapassando a marca do Facebook de 1,9 bilhões de usuários ativos.

Oi meninas, tuto pom?


Os influenciadores tem sido figuras super importantes no conteúdo que encontramos na internet, atuando fortemente na criação de entretenimento e diversão, trazendo informações sobre diversos assuntos como ciências, culinária, comportamento, moda, beleza e até mesmo ajudando e influenciando os seguidores a entender e aderir pautas sociais importantes, como por exemplo vegetarianismo e veganismo, consciência racial e feminismo.

59% dos respondentes acompanha algum influenciador ou criador de conteúdo na internet
Influencer
Photo by Diggity Marketing / Unsplash

Os influenciadores favoritos dividem opiniões mas, os mais citados são os da categoria de humor.

Quais são os seus influenciadores favoritos?

Vale destacar também o quanto as redes sociais têm o poder de desenvolvimento cada vez mais rápido de influenciadores, como foi o caso da Juliette que após a sua participação no BBB21 se tornou uma das maiores influenciadoras do ano e consequentemente, estampando diversas comunicações e campanhas de diversas marcas. Assim, vemos que o engajamento que as marcas conseguem promover durante os reality shows conseguem se prolongar através dos ex participantes através das redes sociais com muito sucesso.

Leia mais: Reality Shows Brasil: Perfil da audiência e oportunidades para marcas

Além disso, a influência não é apenas a quantidade de likes nas fotos do Instagram e indicações de produtos, pois 40% dos respondentes declara que já comprou algum produto ou serviço por conta da indicação de um influenciador e, 92% de fato gostou da qualidade do produto.

Com isso, vemos que a presença nas redes sociais é essencial para construir uma boa imagem de marca, e investir no bom humor e diversão proporcionada por influenciadores para divertir seus consumidores é uma excelente jogada.

Mas, nem tudo é um mar de rosas...

Como tudo nesse mundo tem dois lados, mesmo que as redes sociais sejam consideradas um grande fator na comunicação e no entretenimento, algumas considerações sobre as redes sociais precisam ser observadas.

44% dos respondentes concorda que as redes sociais do momento já não agradam tanto quanto antigamente
Photo by Gabrielle Henderson / Unsplash

Além disso, 46% concordam que é necessária a criação de um novo espaço para as pessoas interagirem. Quando questionamos aos respondentes quais mudanças fariam nas redes sociais que utilizam, algumas respostas se destacam e integram a maioria das opiniões:

Sinto falta de alguns recursos do msn, como poder colocar offline, no whatsapp” - Usuário do MeSeems
“Um espaço que não tivesse fins de compra e venda” - Usuário do MeSeems

Boa parte desse incômodo se deve ao aumento de espaços de vendas e anúncios em excesso dentro das redes sociais que, inclusive, incomodam 80% dos respondentes.

Pensando nisso, vale a pena entender mais profundamente quem exatamente é o seu público, para repensar a produção e direcionamento de anúncios, apelos para vendas e comunicações inseridos em suas redes sociais, assim, serão entregues para potenciais clientes mais qualificados e evitará a saturação da sua marca na internet.


Início