Teste A/B: o que é e como pode melhorar seus resultados

Está em busca de uma estratégia de marketing eficaz? Saiba o que é teste A/B e utilize esse recurso no planejamento de marketing digital.


clock
3 min
Teste A/B: o que é e como pode melhorar seus resultados

Ações de marketing estão por toda parte, mas sua eficiência nem sempre é comprovada. No entanto, certos recursos são acessíveis e trazem um retorno interessante para as empresas que recorrem a eles. Uma dessas ferramentas básicas do marketing é o teste A/B, que pode ser executado de forma simples e objetiva. Você sabe o que é teste A/B?

Neste post, vamos explicar o que é teste A/B e como ele pode contribuir com a estratégia de marketing digital de sua empresa. (Leia também:7 sinais de que é preciso aumentar o investimento em marketing)

O que é teste A/B

Como o próprio nome sugere, o teste A/B contrapõe dois modelos a fim de verificar qual deles apresenta os melhores resultados. Esta ferramenta para estratégias de marketing compara variáveis e ajuda a elevar a taxa de conversão das campanhas.

Um bom exemplo de utilização do teste A/B no marketing digital é nos layouts e conteúdos de e-mail marketing. O recurso ajuda a equipe a determinar qual texto demonstra maior potencial de conversão ou mesmo qual arte está mais atraente.

Mas esse tipo de teste deve priorizar uma variável de cada vez. Por exemplo, se a ideia é verificar qual imagem funciona melhor, a única diferença entre A e B deve ser essa. Trata-se de um aspecto fundamental, pois essa restrição impede que outros fatores contaminem as conclusões do teste.

Os resultados são demonstrados estatisticamente, por isso, a precisão de um teste A/B é bastante elevada. Digamos que você dispare os dois e-mails marketing para uma base de 1000 leads. É possível saber a porcentagem exata de abertura e de conversão dos modelos A e B de seu e-mail marketing. Com isso, a equipe de planejamento pode afinar a estratégia para elevar os resultados e não precisa se basear em suposições. Além disso, um dos desafios do marketing é saber como investir para manter a verba sob controle. Com testes A/B, fica muito mais fácil decidir onde aplicar os recursos.

Um detalhe a respeito do teste A/B é sua distinção em relação a teste multivariados, que testam mais de uma variável ao mesmo tempo.

Quando e onde aplicar o teste A/B

Saber o que é teste A/B não é o suficiente, os gestores precisam saber quando e onde aplicá-lo. Esse recurso pode ser aplicado em diferentes situações de estudo e planejamento de uma estratégia.

Se a equipe está na dúvida de qual formato pode performar melhor, um ou mais testes A/B podem solucionar a questão. Outro caso em que o teste vale a pena é quando determinada ação não apresenta o resultado esperado. Com isso, é possível detectar quais pontos precisam ser aprimorados para que o resultado seja mais satisfatório.

Um alerta a ser feito: a equipe responsável deve fazer uma avaliação prévia antes de testar variáveis. Alguns testes se mostram mais relevantes do que outros, por isso, ninguém vai querer gastar tempo demais comparando aspectos de menor importância.

Em linhas gerais, testes A/B podem ser realizados em três dos pilares do marketing digital:

  • Landing pages;
  • Calls-to-action (CTAs);
  • E-mails.

O recurso contribui decisivamente na geração de leads, no aumento da taxa de abertura e na conversão em vendas. Nos momentos em que a equipe percebe a necessidade de atacar em uma dessas frentes, recorrer ao teste A/B é a melhor solução.

Ferramentas específicas para teste A/B

Para realizar testes A/B, o caminho mais simples é recorrer a ferramentas específicas que oferecem essa funcionalidade. Softwares de inteligência de marketing como Google Analytics (gratuito) e Optimizely (pago) são duas boas alternativas.

Vale destacar, entretanto, que existe um tipo de teste A/B que pode ser feito sem a ajuda de softwares específicos. Trata-se justamente do exemplo citado anteriormente, sobre o e-mail marketing. Para fazer um teste A/B como esse, basta ter uma ferramenta de e-mail para mensurar os resultados.

Percebe como é simples entender o que é teste A/B? A utilização desse recurso pode ser decisiva para aperfeiçoar estratégias de marketing digital e otimizar a verba disponível.

E para complementar as conclusões dos testes A/B,  investir em pesquisa digital vai trazer ainda mais dados e informações confiáveis, de forma ágil e com um custo acessível. A MindMiners oferece uma série de questionários certificados que ajudam você a conhecer seu público e, com isso, aprimorar ainda mais sua estratégia de marketing.


Início