7 sinais de que é preciso aumentar o investimento em marketing

Recentemente, publicamos em nosso blog uma série de artigos sobre quanto investir em marketing, como monitorar seu orçamento e o que fazer quando sua verba começa a acabar.

Você pode acessar esses conteúdos nestes links:

Mas como saber se o quanto você decidiu investir em marketing pode ser insuficiente para atingir os objetivos definidos em seu planejamento? Existem sinais que podem ser percebidos antes que seja tarde demais para aumentar a verba?

Selecionamos 8 sinais que indicam que é preciso repensar o quanto investir em marketing em seu negócio, 4 deles bastante específicos e fruto da observação da situação do mercado, de seus resultados e das ações da concorrência; e outros 4 sinais mais práticos, que você pode perceber ficando atento ao dia a dia da sua empresa.

7 sinais de que é hora de repensar o quanto investir em marketing

Marielza Cavallari, Professora de Marketing e Estratégia Empresarial da ESPM e que atuou como Head de Marketing da Kellogg’s para o Mercosul e em empresas como Pirelli e Nova América/Açúcar União, declarou que existem 4 pontos fundamentais que o gestor da área de marketing deve ficar atento para detectar a necessidade de aumento de verba.

1- “Se a demanda por uma certa categoria de produto ou serviço não mudou ou está aumentando, mas as suas vendas estão caindo”

Esse é um sinal claro de que é preciso agir e repensar o quanto investir em marketing em relação a esses produtos e serviços.

Evidentemente, o simples aumento de verba não será suficiente.

É preciso também usar seus dados históricos e criar um planejamento de quais são as ações mais relevantes e efetivas para atingir os resultados desejados, e investir preferencialmente nelas.

2- “Se a concorrência tem mais market share do que a sua empresa ou marca e investe mais do que você em marketing”

Isso indica que sua participação no mercado só poderá ser melhorada com um investimento no mínimo igual ao dos concorrentes, caso contrário, suas ações não terão como reverter esse quadro.

3- “Sua empresa investe muito abaixo do que o setor investe em marketing”

Obviamente, não há como competir de igual para igual no seu setor com verbas de marketing inferiores às praticadas pelo mercado.

Mais uma vez, o aumento de verba deve ser seletivo, como alertamos no item 1.

4- “Se a empresa tem objetivos de crescimento de vendas ou faturamento mais agressivos do que a previsão de crescimento do mercado”

Quem deseja superar expectativas e ir além do que é esperado precisa se esforçar mais do que o usual. Portanto, se a empresa está adotando uma estratégia agressiva de crescimento, sua verba de marketing deve ser aumentada para atender esse objetivo.

Esses foram os 4 sinais apontados por Cavallari, mas existem outros alertas que você pode perceber no dia a dia da sua empresa e que indicam que o quanto investir em marketing em seu negócio pode estar sendo subestimado, confira:

5- Equipe estendendo o horário e trabalhando aos finais de semana frequentemente

É normal que em determinados momentos, próximo do lançamento de uma ação importante, por exemplo, a equipe acabe ficando além do horário ou se vendo obrigada a trabalhar em dias de folga.

Mas se isso se tornar uma constante, é sinal de que é hora de ampliar a equipe, o que, evidentemente, vai levar a um aumento da verba de marketing.

6- Algumas ações de marketing “acabam” no meio do caminho

Quando determinada ação está com um desempenho crescente e trazendo cada vez melhores resultados, ela simplesmente termina, porque assim foi determinado no planejamento.

Talvez seja a hora de alocar mais recursos para essa ação, permitindo que ela continue gerando os bons frutos que tem apresentado.

7- A empresa está com um grande número de lançamentos de novos produtos ou serviços

Nas fases iniciais do ciclo de vida dos produtos é fundamental que os investimentos em marketing sejam suficientes para que o impacto do lançamento alcance os objetivos desejados.

Quando uma empresa tem muitos lançamentos programados, certamente será necessário aumentar a verba de marketing.

Esses foram 8 sinais de alerta aos quais o gestor deve ficar atento para saber se o quanto investir em marketing na empresa foi definido adequadamente.

E para se certificar de que o aumento do investimento em determinadas ações realmente trará o retorno esperado, é possível fazer um pré-teste de comunicação, por exemplo, ou utilizar diversos outros questionários de pesquisa certificados da plataforma de pesquisa automatizada MindMiners, obtendo rapidamente e com um custo acessível as informações que precisa para tomar sempre as melhores decisões.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar