5 vantagens da pesquisa digital

Como já apresentamos aqui, realizar uma pesquisa acaba sendo uma tarefa difícil para muitas empresas, pois existem diferentes métodos, metodologias, estatística, etc. Com uma pesquisa online essas dificuldades diminuem, possibilitando que as empresas tenham respostas rápidas e conheçam seus consumidores.

Vamos ver juntos 5 vantagens que a pesquisa digital possibilitou:

1. Alcance

A internet possibilitou o agrupamento de pessoas de diferentes localizações (bairros, cidades e estados) em um só local. Ao pensarmos no método de coleta face-to-face, seria necessário ter um ou mais entrevistadores por praça e campo, já com a metodologia online a configuração pode ser feita por IP ou geolocalização.

2. Velocidade

A agilidade em conseguir respostas é um dos seus maiores diferenciais da pesquisa digital. Por meio de aplicativos, sua amostra pode responder perguntas, seja pelo celular ou computador.

É possível realizar uma pesquisa automatizada com a MindMiners em até 5 dias, considerando a preparação do questionário, envio para sua amostra e análise dos resultados. Quer saber mais? Veja como funcionam nossos projetos certificados.

Lembre-se: com uma base amostral classificada, ou seja, com quebras por dados demográficos (gênero, idade, classe social, etc) é possível conversar com o consumidor correto e de maneira mais assertiva.

3. Questionários visuais

A implementação de interatividade em questionários (conteúdos audiovisuais – vídeo, gifs, áudios, imagens) possibilita aos respondentes uma maior leveza em suas respostas. É quase como retirar o teor de formalidade e seriedade da pesquisa, buscando se retratar mais como um post em rede social ou uma mensagem do WhatsApp.

4. Investimento que cabe em seu budget

As principais reclamações referente a realização de pesquisa é o seu alto custo. Entretanto, a digitalização trouxe a possibilidade de viabilizar pesquisa para todas as empresas do Brasil, sejam de pequeno ou grande porte.

Isso porque foram excluídos custos relacionados a profissionais que estariam em campo, deslocamento, tempo para tabulação e avaliação dos resultados, por exemplo.

5. Encontrar o respondente onde estiver e quando ele quiser

Segundo dados do IBGE, dos domicílios com acesso à internet, 92% destes possuíam também acesso por telefone móvel. Portanto, uma pesquisa digital possibilita o seu respondente a escolher o melhor momento para dar as respostas que você precisa, sem necessariamente estarem em seu domicílio. Em metodologias face-to-face e por telefone o entrevistador pode ser considerado intrusivo, pois o mesmo precisa de uma resposta naquele momento e local, o qual pode não ser o ideal para o respondente.

A presença de um entrevistador, seja por telefone ou presencialmente, pode impactar na resposta de assuntos delicados. Pesquisas digitais permitem certo anonimato de seus respondentes, isso garante respostas mais honestas e abertas, mesmo com assunto considerados polêmicos.

Pesquisa digital, uma possibilidade para todos

Uma pesquisa automatizada permite que usuários de diferentes níveis de conhecimento criem seus projetos e utilizem técnicas metodológicas, antes vinculadas a institutos e empresas de grande porte. Conheça a simplicidade de criação dos nossos questionários certificados e essenciais.

Ficou com alguma dúvida? Baixe nosso e-book com um glossário completo sobre Pesquisa de Marketing. Se você enxerga outros pontos positivos ou negativos na pesquisa digital, fale com a gente. A MindMiners está sempre buscando inovação e novas métricas para nossas soluções.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz