Por que não consigo realizar pesquisas com menores de 16 anos no painel de respondentes MeSeems?

Para responder pesquisas, é necessário ter 16 anos ou mais. A MindMiners toma estes e outros cuidados. Venha saber detalhes!


clock
3 min
Por que não consigo realizar pesquisas com menores de 16 anos no painel de respondentes MeSeems?

A realização de pesquisas de mercado de maneira digital é prática e ágil. Por isso, a plataforma da MindMiners permite que você entreviste sua amostra em até 7 dias úteis, utilizando nosso painel de respondentes, o MeSeems. Você envia questionários para consumidores reais – são mais de 500 mil usuários prontos para responder suas perguntas – e os questionários podem ser respondidos via web e/ou mobile.

Mais do que um painel respondentes, o MeSeems é um aplicativo e uma rede social de opinião. Os usuários, além de responderem pesquisas para ganhar pontos que podem ser trocados por descontos e vale presentes, interagem entre si e compartilham experiências. No entanto, para responder pesquisas no MeSeems, os usuários precisam ter 16 anos ou mais. E é exatamente sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Nele, contaremos quais são os cuidados e políticas para realização de pesquisas de mercado com menores de idade.

O download do aplicativo MeSeems via Play Store ou App Store não apresenta um bloqueio de idade, ou seja, todos os brasileiros podem acessar nossa rede social de opinião. Entretanto, para responder pesquisas, nossos respondentes precisam ter 16 anos ou mais. Temos esse cuidados porque existem códigos de ética para realização de pesquisa de mercado.

Estes códigos seguem padrões globais, como é o caso da ESOMAR (Sociedade Européia para Pesquisa de Opinião e Mercado), ICC (Câmara Internacional de Comércio) e ABEP (Associação brasileira de empresas de pesquisa). Em metodologias tradicionais, como face-to-face, o pesquisador deve tomar cuidado especial quando entrevistar crianças e jovens. Em pesquisas digitais, como é o caso da MindMiners, também tomamos este cuidado, sendo necessário obter consentimento prévio do pai ou adulto responsável para enviar pesquisas digitais a crianças.

Como sabemos, muitos jovens acessam via internet sites e conteúdos que são destinados para maiores de 14 ou 16 anos. Por exemplo, a rede social Facebook é destinada somente para maiores de 13 anos, o que muitas vezes não acontece na prática. Como apontamos, menores de 16 anos podem acessar a rede social MeSeems, mas, para atendermos os códigos de ética em pesquisa, o envio de pesquisas para a base de respondentes MeSeems apresenta um bloqueio por idade:

No exemplo, apresentamos a tela de coletores de respostas na plataforma da MindMiners de pesquisa automatizada. Note que a barra para seleção de idade de sua amostra tem como início 16 anos. Nossa plataforma possibilita que seus usuários realizem pesquisas de maneira totalmente automatizada; desde a elaboração do questionário, seleção da amostra (com dados demográficos e comportamentais) e análise dos resultados. Sem este bloqueio de idade (16 anos ou +) daríamos autonomia para a realização de pesquisas com crianças, indo contra a ética de todo o nosso segmento de atuação. Saiba mais sobre o envio de pesquisas para a base de respondentes MeSeems neste artigo.

Uma alternativa para conversar e saber mais sobre esse público seria enviar pesquisas para mães e pais com filhos dentro da faixa etária que você procura. Normalmente, os pais e mães são responsáveis pelos gastos financeiros e compras dos filhos, garantindo assim que você conheça os compradores principais de domicílio com crianças ou adolescentes.

Através da nossa plataforma, nossos clientes poderão definir perfis ainda mais específicos dos respondentes das suas pesquisas ao utilizar nosso painel de respondentes MeSeems.

Disponibilizamos Perfis Avançados Sociodemográficos para segmentação de sua pesquisa de mercado, e um destes perfis são pais e mães. Se pretende realizar pesquisas de mercado para entender as necessidades e os hábitos de consumo de uma família com crianças, você poderá segmentar os seus consumidores entre aqueles que possuem filhos ou não.

Esse perfil pode ser usado, por exemplo, para testar produtos voltados especificamente para mães, ou para testar produtos direcionados aos filhos e domicílio – é só combinar esse perfil avançado com o sexo nas definições básicas de perfil do seu público-alvo.

Quer conversar diretamente com seu consumidor? Crie agora mesmo seu questionário certificado em nossa plataforma de pesquisa automatizada. Estamos preparados para a realização de qualquer tipo de pesquisa cujo target seja 16+.


Início