Veja 9 exemplos de gamificação nas empresas usados para engajar clientes

Veja 9 exemplos de gamificação nas empresas e entenda como essa estratégia ajuda a engajar clientes e funcionários, trazendo excelentes resultados.


clock
4 min
Veja 9 exemplos de gamificação nas empresas usados para engajar clientes

O consumidor atual não quer apenas adquirir um produto, ele quer ter uma experiência. Se ela for divertida, melhor ainda.

Nesse sentido, os games deixaram de ser meros jogos e se transformaram em uma poderosa estratégia para atrair e engajar clientes. A nova tendência ganhou o nome de gamification, ou gamificação, em português.

Conheça, nesta postagem, 9 empresas que usam gamificação e cases de sucesso que deram resultados.

Saiba como funciona a gamificação nas empresas e qual a sua importância

As ideias de gamificação nas empresas são estratégias de interação entre a marca e o público-alvo. Basicamente, esse recurso utiliza a mecânica dos games, por meio de uma plataforma de gamificação, para deixar um produto ou serviço tradicional mais atrativo.

Como exemplo de gamificação nas empresas, vamos imaginar que você é responsável por um garotinho que odeia escovar os dentes.

Sabendo que isso é um acontecimento comum em muitas famílias, empresas que usam gamificação lançam uma escova dental diferente. O aparelho interage com a criança à medida que ela faz a limpeza. Ele avisa se a escovação está correta ou não. O seu filho é incentivado a completar a “prova” até o final e pode ganhar pontos pela participação.

Percebeu o potencial de sedução que esse recurso oferece para o seu negócio? Atualmente, no mundo corporativo, essas ideias de gamificação nas empresas são utilizadas em duas situações:

  • Para aumentar o envolvimento de clientes com as marcas
  • Para melhorar o desempenho dos funcionários nas empresas

Para algumas organizações, uma solução simples dentro da estratégia de gamificação pode ser oferecer recompensas à medida que produtos e serviços são adquiridos. Funciona como um programa de fidelidade, que incentiva o consumidor a comprar por meio de acúmulos de pontos no cartão.

Veja, a seguir, alguns exemplo de gamificação nas empresas que deram certo.

Conheça 9 empresas que usam gamificação para engajar seus clientes

Seleccionamos 9 exemplos de gamificação nas empresas:

1- Starbucks

Uma versão bem simples de gamificação é dar troféus, estrelas, pontos a cada ação desempenhada da forma certa.

Foi isso que a Starbucks fez, em seu aplicativo de fidelização para celular. Confira:

2- Gerdau

O grupo Gerdau, empresa siderúrgica brasileira, é umas das empresas que usam gamificação e aderiu a um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. Ou seja, o treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento.

3- Deloitte

A multinacional Deloitte também trocou o treinamento tradicional pela gamificação. Agora, os clientes podem fazer cursos interativos pela internet. Desde a implantação do novo modelo, a empresa ganhou um aumento de 47% de tráfego no site.

4- Devhub

Um site para desenvolvedores web acrescentou uma estratégia de games na plataforma para melhorar a experiência do usuário. A porcentagem de conversões aumentou de 10% para 80%.

5- Engine Yard

A Engine aumentou a taxa de resposta de atendimento ao cliente em 40%. Isso aconteceu depois de adotar a gamificação, que expôs o tempo de resposta dos melhores líderes em tempo real.

6- Popchips

A empresa usa games para personalizar a publicidade móvel. Com isso, superou a resistência do usuário quanto aos anúncios em seus smartphones, computadores e tablets.

7- Quirky

A Quirky promove ideias que inspiram o desenvolvimento de novos produtos e serviços por meio da plataforma de e-commerce.

8- Microsoft

O uso da gamificação da Microsoft é voltada para os colaboradores. O sistema ajuda as equipes de testes a encontrarem falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresa.

Este vídeo, em inglês, mostra todas as possibilidades de gamificação nas empresas oferecidas pelo software Microsoft Dynamics 365:

9- O exército dos Estados Unidos

Jogos de vídeo game de tiro e combate são alguns dos mais populares. Vendo nisso uma oportunidade, o exército americano criou um jogo de video game online que tanto serve de treinamento como para atrair novos recrutas.

Confira os comentários deste YouTuber sobre o jogo:

7 benefícios do uso de ideias de gamificação nas empresas

  1. Impulsiona os resultados de marketing;
  2. Aumenta o engajamento com a marca;
  3. Gera mais motivação entre os usuários;
  4. Promove a retenção de conhecimentos;
  5. Incentiva a colaboração em equipe;
  6. Oferece vantagem competitiva;
  7. Permite feedbacks valiosos.

Vantagens da gamificação nas empresas para engajamento de clientes.

Depois de ver esses exemplos de gamificação nas empresas, você deve ter percebido que a diversão é um quesito fundamental para manter clientes engajados.

E a gamificação permite oferecer um momento lúdico, uma experiência única e memorável. É por isso que esse recurso cada vez mais é utilizado em diversos segmentos. Ele garante às empresas que usam gamificação uma maior participação de clientes e colaboradores.

Talvez tanto sucesso das ideias de gamificação nas empresas se explique pelo fato dessa tecnologia oferecer programas de pontos, conquistas de medalhas e oferecer inúmeros desafios.

Quem não gosta de vencer um bom desafio e receber recompensas por isso?

O prêmio é um elemento indispensável para fazer com que o usuário queira interagir novamente.

O mérito pode ser dado na forma de descontos no site, medalhas virtuais ou outros. Também é possível dividir o cliente em categorias. Assim, quando ele alcançar um determinado nível, é promovido para uma fase mais importante (reparou a semelhança com os jogos de verdade, aqueles que são viciantes?).

Os primeiros passos da gamificação

Como qualquer outra estratégia de marketing, a gamificação nas empresas precisa ser planejada, elaborada e colocada em prática de forma alinhada aos objetivos da empresa. É fundamental conhecer bem o público-alvo e saber como superar as expectativas dele.

E, com certeza, nos exemplos de gamificação nas empresas que apresentamos houve todo um planejamento detalhado sobre as melhores formas de engajar clientes ou funcionários.

O projeto envolve a definição do que se deseja, os recursos e processos que serão gamificados e as ferramentas necessárias que precisam ser integradas ou desenvolvidas para essa finalidade. A integração de sistemas é necessária para capturar o comportamento dos usuários e registrar feedbacks.

Adotar essa tecnologia envolve novas práticas de relacionamento com compradores e colaboradores. Assim como todo jogo precisa ter regras, esse recurso carece de monitoramento dos resultados atingidos. Isso é importante para ajustar as ações e providenciar melhorias frequentes.

Conclusão

Como você viu, a gamificação nas empresas pode proporcionar um impacto significativo nos negócios. Além disso, com ela é possível engajar clientes em um nível mais profundo. Isso ajuda a tornar a marca mais atraente, uma vez que proporciona uma boa experiência para o consumidor e inspira as pessoas.

A gamificação é tão inspiradora que auxilia até a organizar tarefas diárias, por meio de apps também inspirados na gamificação.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Para receber outros artigos, assine nossa newsletter!


Início