8 livros de pesquisa de mercado que todo profissional de marketing precisa ler

Uma lista de livros de pesquisa de mercado para que profissionais da área de marketing e pesquisa possam se manter atualizados.


clock
4 min
8 livros de pesquisa de mercado que todo profissional de marketing precisa ler

Quem trabalha com marketing sabe da importância de se trabalhar com pesquisa de mercado. Realizá-las é fundamental para construir estratégias sólidas e que trarão bons resultados para marcas dos mais diversos segmentos. Os profissionais da área, por sua vez, precisam se manter constantemente atualizados.

Afinal, a cada dia, surgem novas técnicas, metodologias e tendências, além das próprias mudanças de comportamento dos públicos. Sendo assim, não é mais possível, para aqueles que desejam estar um passo a frente, descartar a leitura de livros sobre pesquisa de mercado.

A leitura de blogs e artigos pode ser uma boa maneira de se manter atualizado, mas ainda não oferece a mesma profundidade que um bom livro acerca do assunto. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns livros de pesquisa de mercado que são fundamentais a todos os profissionais que trabalham na área. Confira!

8 livros de pesquisa de mercado que você precisa conhecer

1. Small Data, de Martin Lindstrom

Nesse excelente livro, Martin Lindstrom — co-fundador e presidente do Board of Buyology Inc. — sinaliza que as empresas estão focadas apenas na nova onda do big data, deixando de lado o que ele afirma ser essencial: manter um contato mais próximo com seus clientes.

E o autor ilustra esse fato por meio da apresentação de cases, além de demonstrar a importância de manter um contato próximo com os clientes, compreendendo o seu cotidiano e extraindo insights de seus hábitos e comportamento.

Diante disso, o objetivo da obra é possibilitar que o profissional de pesquisa saiba como reconhecer o público com o qual está trabalhando.

2. Bumerangue, de Michael Lewis

Bumerangue é um livro que foi lançado em 2011, mas que continua tão atual quanto na data de seu lançamento. Nele, o autor Michael Lewis — mestre em economia pela London School of Economics — propõe um entendimento sobre a crise econômica mundial e suas consequências para o mercado.

Lewis analisa o cenário econômico do ponto de vista de políticos de diferentes partes do mundo. Além de líderes espirituais e outros, percorre diversas percepções, analisando dados históricos e estatísticas, com o objetivo de trazer a compreensão sobre esse período da economia mundial.

3. Dados demais!, de Thomas H. Davenport e Jin Ho-Kim

Elaborado pelos especialistas em análise de dados, esse livro de pesquisa de mercado busca ensinar, de forma simples e prática, algumas maneiras de formular hipóteses corretamente, reunir e analisar dados, e interpretar e comunicar resultados de maneira coerente.

Durante a leitura, você aprenderá a trabalhar com grandes volumes de dados de forma eficiente e relevante. Para isso, o livro traz o dia a dia de um profissional de pesquisa de mercado, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades com a manipulação de dados pela sua capacidade de raciocínio e análise.

4. Likeable Social Media, de Dave Kerpen

Nessa publicação, o autor — CEO da Likeable Media — trata do fenômeno mundial que são as redes sociais e das mudanças que elas promoveram na maneira de agir das empresas e dos negócios. O livro já possui uma edição revista e ampliada, mas ainda não foi traduzido para o português.

Por meio de cases interessantes, aborda temas como a importância do “boca a boca” para a imagem e para os resultados de uma empresa, oferecendo dicas para fortalecer suas marcas e permanecer no “top of mind” dos seus clientes.

5. A Nation of Numbers: The Development of Marketing Research in America, de Paul S. Scipione

Essa é uma publicação em inglês de fevereiro de 2015, escrita por Paul S. Scipione — jornalista e psicólogo — que trata, essencialmente, da compreensão da história das pesquisas de marketing. Com certeza é um desses livros de pesquisa de mercado que não poder deixar de ser lido. Nele, Scipione traz a biografia dos pioneiros em pesquisa de marketing, como H. Gallup, Arthur Nielsen e Ernest Ditcher.

Assim, são apresentadas as eras da pesquisa de marketing e um balanço sobre as pesquisas quantitativas e qualitativas. Além dessa análise histórica, o autor ainda oferece uma compreensão sobre o futuro das pesquisas de marketing.

6. Market Research in Practice: How to Get Greater Insight from Your Market, de Paul N. Hague, Nicholas Hague, e Carol-Ann Morgan

Nele, você encontrará explicações sobre como utilizar, de maneira efetiva, as ferramentas e métodos para se obter dados significativos. Inclusive nas áreas de desenvolvimento de pesquisas, amostras e estatísticas, desenvolvimento de questionários, análise de dados e apresentação. Para profissionais experientes e acostumados a leitura de livros de pesquisa de mercado, ele pode ser encarado como um checklist. Já para os iniciantes, é um excelente roteiro.

Esse livro, também em inglês, funciona como um verdadeiro guia passo a passo de todo o processo de pesquisa de mercado, abrangendo desde o planejamento até a apresentação de resultados.

7. Rápido e devagar, de Daniel Kahneman

Sem dúvida, essa obra sobre pesquisa de mercado é considerada obrigatória para todos os profissionais de marketing e que trabalham com pesquisa — além de ser um dos livros mais vendidos na Amazon. Nela, o autor Daniel Kahneman — teórico de finança comportamental — explora as formas de pensamento que controlam a nossa mente:- Rápido: intuitivo e emocional;- Lento: lógico e ponderado.

Dessa forma, demonstra qual é a capacidade do pensamento rápido: o modo como influencia de maneira persuasiva em nossas decisões e até que ponto pode-se confiar nele, trazendo o entendimento sobre o funcionamento dessas duas formas e auxiliando o leitor em processos de tomada de decisão.

8. O Sinal e o Ruído, de Nathaniel “Nate” Silver

Nesse livro, o estatístico americano traz à luz a problemática de que, apesar de possuirmos um fácil acesso à informação, atualmente, ainda existe o dilema de se entender o que é relevante e o que não é. Como saída para esse impasse, o autor demonstra que somente a interpretação correta dos dados trará segurança para as decisões que levarão ao progresso.

Esses são apenas alguns dos livros de pesquisa de mercado essenciais para um profissional de Marketing que atua com pesquisas de mercado. Além dos 8 aqui citados, existe uma infinidade de outros títulos que abordam temas como [teoria comportamental, economia, marketing e comunicação e que podem ser bastante úteis nos desafios do dia a dia de empresas atuantes nos mais diversos segmento.

E aí, gostou da nossa seleção de livros sobre pesquisa de mercado? Adicionaria alguns outros livros de pesquisa de mercado à essa biblioteca? Aproveite agora para compartilhar este post nas redes sociais e nos ajude a levar conhecimento para mais pessoas!


Início