Na medida em que os consumidores Millennials, também conhecidos como a geração Y, estão entrando no mercado de trabalho, suas preferências também impactam a economia.
A percepção e o comportamento que eles têm em relação às marcas difere das outras gerações. Por esse motivo, profissionais de marketing e de pesquisa precisam entender o que motiva as atitudes e o comportamento desse público mais a fundo, para que marcas consigam engajar o consumidor dessa geração.
Os millennials, nascidos entre o início da década de 1980 e meados da década de 1990, destacam-se por sua afinidade com a tecnologia, busca por propósito no trabalho e valorização da diversidade.
São adaptáveis e inovadores e buscam desafiar normas tradicionais, influenciando significativamente a dinâmica social, expectativas no mercado de trabalho e comportamento de compra. Pensando em todas essas características, vamos entender como atrair consumidores pertencentes a essa geração.
Quais são as dificuldades em engajar consumidores Millennials?
Se você quer entender o que significa Millennials, pense em uma geração que é dependente da tecnologia e está acostumada a conferir e comparar preços online antes de comprar alguma coisa, o que pode dificultar o processo de venda.
Além disso, o fato de estarem acostumados com a onipresença do mobile faz com que eles sejam exigentes em relação à eficácia e agilidade dos serviços e do atendimento ao consumidor.
Uma das características que define o que significa Millennials é que essa geração tem dificuldade para se concentrar, um efeito da dependência da tecnologia que pode ser obstáculo para marcas que querem se comunicar com eles.
Outra dificuldade é que a geração Y é a que tem a população mais diversa, o que significa que analisar o comportamento deles como um todo e trabalhar o marketing da empresa em cima disso pode não ser a melhor estratégia.
A geração Y rejeita os métodos de marketing tradicionais, o que também pode dificultar o processo de engajamento. Muitos deles acreditam que a forma convencional de publicidade é inconveniente, sendo assim uma das gerações que menos assistem propaganda.
Isso também pode ser decorrência do fato que eles optam por consumir mídia on demand por meio dos serviços de streaming, em vez de ter que se adaptar à programação da televisão à cabo.
Então, como se faz marketing para atrair a geração Y?
A atração da geração millennials requer estratégias de marketing específicas, levando em consideração as características e preferências desse grupo. Aqui estão algumas abordagens eficazes.
1. Criar experiências
Os consumidores millennials estão investindo mais dinheiro em experiências do que em objetos materiais, e como resultado disso, eles estão estimulando o crescimento da economia colaborativa, movimento que permite que eles tenham acesso a produtos e serviços sem a necessidade de comprá-los da maneira tradicional.
Por esse motivo, muitas marcas estão migrando os investimentos das formas tradicionais de marketing e publicidade para a criação de eventos em que os consumidores millennials possam ter uma boa experiência com a marca.
2. Apoiar causas relevantes para eles
Os millennials querem comprar produtos e apoiar marcas que tenham valores alinhados com os seus. Empresas que são mais transparentes e apoiam causas sociais e de proteção ao meio ambiente, geralmente, são mais atraentes para esse público.
3. Ter um posicionamento autêntico
Para essa geração, a autenticidade da marca é um fator importante na hora de decidir defender uma marca. Eles não vão pensar duas vezes em migrar para a concorrência se sentirem que uma marca não está se apresentando de maneira genuína e confiável.
Uma das formas de ressaltar a autenticidade de uma marca é se comunicar com seu público de maneira casual, direta e mais humanizada. Quando a intenção é atrair o público millennial, ser formal demais pode ser prejudicial para a empresa, já que entra em conflito com a postura deles
4. Investir em redes sociais
Não é nenhum segredo que os millennials são heavy users de redes sociais e por isso elas são ferramentas muito eficazes em atrair e engajar esse público. Eles estão sempre conectados, mesmo quando estão fazendo outras coisas, e por isso as redes sociais são canais que os alcançam de forma mais efetiva e natural.
O que concluímos então?
O comportamento e as preferências dos consumidores Millennials diferem das gerações anteriores, e a dinâmica dos novos hábitos de consumo dessa geração faz com que as marcas precisem trabalhar o engajamento com esse público de maneira constante se quiserem continuar sendo percebidas como relevantes.
É importante lembrar que enquanto algumas características comportamentais representam essa geração como um todo, outras variam entre integrantes mais novos e mais velhos, e de acordo com poder aquisitivo e contexto social.
As empresas devem ter como objetivo ampliar também o seu conhecimento a respeito desses subgrupos para poderem entender como essas diferenças afetam a sua marca.
Lidar com diferentes perfis de consumidores nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando falamos de gerações que, mesmo tendo as mesmas faixas etárias, podem ter maneiras de consumo tão diferentes. Uma forma de explorar o perfil que é importante para a sua marca é acessando a ferramenta Clusters da MindMiners.
Em Clusters, você consegue fazer segmentações específicas sobre os públicos que deseja entender melhor o comportamento de compra, adicionando filtros com características que são importantes para as perguntas que movem o seu plano estratégico.
Aproveite para explorar as possibilidades em um período gratuito!