Comunicação humanizada: como se conectar com o consumidor?

Como deixar de fazer apenas marketing para consumidores e começar a criar conexões com pessoas?


clock
3 min
Comunicação humanizada: como se conectar com o consumidor?

A comunicação humanizada é um princípio essencial no posicionamento de marcas bem sucedidas na era digital afinal, por conta do excesso de exposição a informações na internet, é essencial que uma marca ocupe um lugar diferenciado na mente de seus consumidores.

Além disso, os consumidores também possuem todo o poder ativo para decidir suas compras e, com tantas opções que podem ser facilmente alcançadas, conquistar a fidelidade do consumidor não é mais tão fácil. Por conta disso, não basta mais ter apenas um bom custo-benefício, a forma como o consumidor é atendido ou a qualidade do suporte da sua empresa também são fatores cruciais para mantê-lo.

Photo by Charanjeet Dhiman / Unsplash

Pensando mais profundamente nesse ponto, nota-se que as pessoas preferem as marcas humanizadas pois sentem que serão de fato ajudadas e apoiadas.

De acordo com uma pesquisa da Forrester, em 2020, 25% das empresas correm o risco de perder mais de 1% de sua receita anual por não responder de uma forma que satisfaça os problemas com os quais seus clientes se identificam.

Mas se engana quem pensa que o atendimento ao cliente se resume apenas a resolução do problema. A forma de se comunicar e demonstrar apoio ao cliente é essencial pois, caso não seja possível resolver o problema, será necessário prover o mínimo de acolhimento ao consumidor. E é sobre isso que a comunicação humanizada se trata, conexão e empatia.

A verdade é que a era digital tornou processos de comunicação robotizados demais, fazendo com que sentíssemos falta desse acolhimento e compreensão que somente pessoas são capazes de prover. Tudo virou um padrão, inclusive os atendimentos e suportes em relação ao consumidor, que deixou de ser visto como uma pessoa única.

A comunicação humanizada supre a carência humana que nasceu por conta da digitalização.

Just a picture of my Conversations mug I received from ActiveCampaign for working on the Android app. Also featured is my Kindle and phone.
Photo by Cody Engel / Unsplash

Por conta disso, humanizar a comunicação das marcas não é apenas uma tendência, mas sim um retorno - na medida do possível - a uma forma mais próxima de nos relacionar uns com os outros.

Além disso, a conexão com o consumidor que a marca proporciona ao adotar uma comunicação humanizada é a peça chave para fidelização e até mesmo aquisição de novos clientes. E por incrível que pareça, existem formas bem simples de criar uma aproximação com o consumidor.

Para te inspirar...

Que a Netflix é um fenômeno, todo mundo já sabe. A gigante e favorita do streaming de vídeos é uma das marcas que possuem a comunicação humanizada como grande princípio ao conversar com seus clientes.

Como esquecer de quando a empresa tirou uma das maiores dúvidas da humanidade?

Pelo senso de humor, empatia e até mesmo um pouco de informalidade, é possível trazer mais humanidade na forma de se comunicar e criar conexão com a sua audiência, principalmente nas redes sociais.

Além disso, a comunicação humanizada dá valor a cada indivíduo através da escuta e diálogo único que a marca pode ter com cada consumidor.

Para aprender mais sobre a importância da comunicação humanizada, empatia e como aplicá-las com eficácia, não perca a palestra que teremos na Human Analytics Conference 2021 sobre Humaning, o novo jeito de fazer Marketing na Mondelez International.

Uma nova abordagem do marketing focada na criação de conexões reais e com propósito. Humaning é um conceito único e centrado no consumidor, que vai muito além dos dados e algoritmos, mas estimula a empatia. Um movimento onde deixamos de fazer marketing para consumidores para criar conexões com pessoas. Tati Gracia, Marketing Transformation & Excellence Director na Mondelez International, irá compartilhar seus conhecimentos e insights sobre o assunto!

Não perca a chance de ficar por dentro desta grande tendência de comunicação para a sua empresa, garanta já a sua inscrição!


Início