6 perguntas de pesquisa de satisfação para o seu questionário

Você já sabe da importância de mensurar a satisfação dos seus clientes, certo? Feedbacks de pessoas que usam o produto/serviço que a sua empresa oferece podem ser cruciais para desenvolver um produto mais eficiente ou uma estratégia de marketing mais precisa. Porém, para que os resultados da sua pesquisa de satisfação sejam mesmo construtivos, é preciso ter certeza que a construção e aplicação do questionário são feitos da maneira correta.

Nesse post, separamos algumas dicas e alguns exemplos de perguntas que você pode incluir na hora de montar o seu questionário de pesquisa de satisfação para obter os melhores resultados.

Tipo de pergunta: Escala Likert

A Escala Likert é uma metodologia de pesquisa que pode ser uma grande aliada na hora de construir um bom questionário de pesquisa de satisfação.

Questões construídas a partir da escala Likert apresentam uma afirmação auto-descritiva e, em seguida, oferecem como opção de resposta uma escala de pontos com descrições verbais que contemplam extremos – como “concordo totalmente” e “discordo totalmente”, ao invés de uma resposta mais fechada de “sim” ou “não”. Isso permite que marcas entendam diferentes níveis de intensidade da opinião a respeito de um assunto. No caso da pesquisa de satisfação, podemos também mudar a descrição verbal para “muito satisfeito” e “nada satisfeito” para que a abordagem do questionário fique mais direta.

A Escala Likert é muito útil para questionários de satisfação porque permite entender melhor qual é o nível da satisfação do cliente/consumidor em relação a diferentes atributos do produto/serviço e assim ajudar na hora de priorizar aspectos que precisam de melhoria. Abaixo, vamos apresentar algumas aplicações dessa metodologia de pergunta aplicada a satisfação do cliente/consumidor:

Quer saber mais sobre Escala Likert? Leia esse post no nosso blog para compreender as diversas aplicações e formas de análise da metodologia.

Pesquisa de satisfação com atendimento

Exemplos:

Satisfação com produto

NPS (Net Promoter Score®)

O NPS é uma métrica que interpreta a avaliação da sua empresa sob o critério de recomendação dos seus clientes – se eles promoverão a sua marca ou se serão considerados detratores. Essa metodologia também é formada a partir de uma escala, mas ao invés da escala de concordância, o NPS é mensurado numa escala de 0 a 10.

Pela plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, você consegue realizar pesquisas de satisfação de uma forma ágil e precisa. Com os nossos questionários certificados, você consegue aplicar diversas metodologias de pesquisa de satisfação em alguns dias. No caso do NPS, metodologia universal e de simples aplicação, após a realização da pesquisa é possível também comparar o índice de satisfação da sua empresa com outras empresas da indústria por meio do Miners Monitor.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações