Como melhorar a taxa de respostas da minha pesquisa?

Uma das maiores preocupações ao realizar uma pesquisa online é a taxa de respostas, isto é, o valor percentual de pessoas que respondem seu questionário até o final. Pare e pense: Quantas vezes você viu pessoas divulgando links para formulários e questionários nas redes sociais e escrevendo algo como “só vai demorar 2 minutinhos”? 

Muitos profissionais de comunicação e de planejamento estratégico vêem uma grande parcela de seus respondentes abandonando a pesquisa antes de fornecerem todas as respostas e informações solicitadas, diminuindo sua taxa de resposta. O mesmo problema ocorre em pesquisas face-to-face de institutos grandes como Ibope e Ipsos. Abaixo, listamos alguns aspectos que podem atrapalhar a realização da sua pesquisa – e consequentemente, influenciar negativamente a taxa de resposta da mesma.

O tempo é precioso

É cada vez mais difícil encontrar respondentes que estejam dispostos a parar por meia hora para responder um questionário – por mais interessante que seja o tema da pesquisa. Por isso, na hora de montar o seu questionário, é sempre importante considerar o tempo necessário para terminá-lo, e quando possível (e viável), incluir perguntas de múltipla escolha ao invés de perguntas abertas que demandam mais tempo e atenção do respondente, resultando em uma menor taxa de respostas. A realização de pesquisas automatizadas auxilia na velocidade de preparação do questionário e método de coleta.

Informações sigilosas

Perguntas de caráter financeiro ou sobre a posse de bens, muitas vezes, podem ser mal interpretadas pelos respondentes. As pessoas não se sentem muito a vontade para passar informações sigilosas e pessoais “de graça” – Você já imaginou alguém chegando na porta da sua casa e perguntando quantas geladeiras, automóveis computadores você possui? Parece suspeito, não é mesmo?

Questões mais sensíveis

Em alguns casos, dependendo do tema da sua pesquisa, é preciso abordar questões mais sensíveis, que podem deixar os seus respondentes desconfortáveis e fazê-los abandonar a pesquisa no meio do caminho. Ou, pior: para evitar constrangimentos, as pessoas podem passar informações falsas, que podem afetar diretamente o resultado da sua pesquisa e taxa de resposta, e consequentemente as ações tomadas com base nos dados obtidos. Imagine, por exemplo, se você estiver fazendo uma pesquisa sobre herpes labial e estiver procurando participantes na rua – Qual será a probabilidade dos respondentes serem 100% sinceros sobre terem ou não essa doença?

E o que eu ganho com isso?

No final das contas, na maioria das vezes, as pessoas querem algo em troca – pelo tempo e pelas informações fornecidas ao responderem a uma pesquisa. Isso conta muito na hora de decidir se vão responder ao questionário até o final – principalmente se a sua pesquisa demandar um tempo considerável para resposta, solicitar informações sigilosas e tratar de questões mais sensíveis e “constrangedoras”.

Estes desafios enfrentados na pesquisa face-to-face, ou no envio de links com pesquisas digitais são comuns, mas podem ser minimizados ou evitados ao realizar uma pesquisa com uma base de respondentes como o MeSeems. Como? Vamos explicar.

O que é o MeSeems

O MeSeems é uma rede social de opiniões e resposta de questionários de pesquisa, que reúne mais de 400 mil pessoas do Brasil em um aplicativo. Tradução: o MeSeems é um painel de respondentes, mas as pessoas respondem às pesquisas de nossos clientes através de um aplicativo, o qual funciona como uma rede social.

Dessa forma, a MindMiners oferece um ambiente de pesquisa fora do convencional, no qual os respondentes compartilhaopiniões e experiências de uma maneira simples e fácil. No aplicativo MeSeems, os usuários recebem questionários de acordo com o seu perfil (demográfico e comportamental) em troca de pontos, que podem ser usado para comprar produtos ou serviços, como crédito de celular ou refeições em restaurantes parceiros.

Como o MeSeems pode ajudar?

– Por ser um método de coleta que ofereça mais flexibilidade para os seus respondentes, você permite que eles escolham quando – e onde – preferem responder à sua pesquisa. Afinal, a resposta é feita pelo celular, sem precisar parar alguém na rua e solicitar por uma resposta.

Lembrando que as informações pessoais dos respondentes são sigilosas e somente de uso da MindMiners, não compartilhamos o nome ou CPF de nossa base de respondentes com clientes e parceiros. 

– A declaração de informações por meio de um aplicativo ou metodologia digital permitem um certo anonimato aos respondentes, garantindo respostas mais honestas, mesmo com assuntos delicados ou polêmicos. Já em metodologias tradicionais, como pesquisas face-to-face, a presença do entrevistador pode enviesar os resultados.

– A questão da troca é o ponto principal para este artigo. Como mencionado anteriormente, os usuários do MeSeems acumulam pontos a cada pesquisa respondida, os quais podem ser trocados por prêmios e descontos dentro do aplicativo. E este benefício pode ajudar a melhorar e aumentar sua taxa de respostas. Se, por exemplo, um usuário do MeSeems abandonar uma pesquisa no meioou não terminar de responder as questões solicitadas, ele não receberá os pontos. 

Assim, os respondentes vêem mais valor em responder a sua pesquisa pelo MeSeems comparado a métodos tradicionais de pesquisa, resultando em uma maior taxa de respostas do seu questionário.

Quer realizar uma pesquisa e aumentar sua taxa de respostas? Veja algumas dicas neste artigo. Em resumo, uma baixa taxa de resposta pode vir por conta de questionários de pesquisa muito longos/extensos, ou quando a linguagem é muito técnica. Outro motivo de uma baixa taxa de resposta é o envio de pesquisas para o target errado, pensando neste drive a MindMiners lançou os perfis-avançados, os quais possibilitam criar targets bem específicos, e acertar exatamente que é seu público alvo. São 7 diferentes categorias, como por exemplo: comportamentos digitais, alimentação, higiene pessoal, entre outros.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz