Qual é a melhor pesquisa para validar uma ideia de produto?

Veja como a pesquisa de mercado pode te ajudar a validar a sua ideia, qual é a melhor metodologia para isso e como aplicar na prática.


clock
2 min
Qual é a melhor pesquisa para validar uma ideia de produto?

Você sabia que a maioria das startups não obtêm sucesso? O principal motivo é a falta de mercado para o produto que lançam. Parece simples em um primeiro momento: se ninguém precisa ou quer o seu produto, é impossível ter um negócio saudável. Mas, mesmo assim, muitos empreendedores desenvolvem produtos com a esperança de que, no futuro, seja possível convencer o público a comprar/usar. Mas será que essa estratégia funciona?

Tente imaginar todo o esforço de planejar, desenvolver, lançar e divulgar um novo produto para só depois do lançamento descobrir que não existe demanda ou que o mercado ainda não está maduro o suficiente pra ele. Seria um alto investimento jogado no lixo, sem contar a decepção.

Para que você não se veja nessa situação, vamos te mostrar como a pesquisa de mercado pode te ajudar a validar a sua ideia e qual é a melhor pesquisa para isso. Confira!

O que é teste de conceito?

O objetivo desse tipo de teste é avaliar o potencial de aceitação de uma ideia no mercado antes mesmo do seu desenvolvimento, e, assim, identificar necessidades e desejos dos consumidores que podem ser trabalhadas durante o desenvolvimento e lançamento de um produto.

Aqui você poderá entender um pouco mais sobre esse método para já partir para a prática.

Por que o teste de conceito é a melhor pesquisa para validar sua ideia de produto?

O teste de conceito é a pesquisa ideal para testar ideias de produto antes de colocar elas efetivamente no mercado para aumentar as chances de sucesso na hora de um lançamento.

É importante lembrar que existe mais de um tipo de teste de conceito. Todos, no entanto, seguem a mesma lógica de construção: apresentar o conceito para consumidores potenciais do produto:

  • Apresentação do conceito, geralmente com fotos, imagens ou vídeos;
  • Mensuração da reação ampla sobre o conceito, necessidade e intenção de compra;
  • Avaliação do conceito (likes e dislikes) e em relação a atributos específicos do produto;
  • Situações de uso e probabilidade de uso;
  • Aspectos adicionais, como sensibilidade de preço e segmentação de mercado.

Pode parecer um processo complicado, mas, na verdade, é uma metodologia bastante útil e que pode ser decisiva para o sucesso do seu novo negócio!

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, você pode usar um de nossos questionários certificados e prontos para uso para testar um conceito de produto, de embalagem, de serviço, entre outras opções.

Cadastre-se na nossa plataforma e confira!


Início