O que é mapa da jornada do cliente e como ele ajuda nos negócios

Mapa da jornada do cliente: o que é e como fazer

Fazer um mapa da jornada do cliente é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing e, consequentemente, para o aumento das vendas. Isso porque, ao descobrir em que fase do processo de compra o cliente está, é possível ser mais assertivo na hora de direcionar as estratégias de conversão. Para que o seu produto ou serviço seja escolhido ao final da jornada, é preciso acompanhar o cliente por todas as fases do processo e oferecer a ele conteúdos relevantes e que estejam de acordo com a etapa em que ele se encontra. Hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o funcionamento da jornada do cliente e como mapear esse processo.

Veja também em nosso blog: Aprenda como estruturar o seu funil do Inbound Marketing

A jornada do cliente

A jornada do cliente é geralmente dividida em três etapas: conhecimento, consideração e decisão.

Conhecimento:

Nessa primeira etapa, o prospect possui uma necessidade que precisa ser suprida. Porém, ele ainda não sabe o que é ou como solucionar essa demanda. É na etapa de conhecimento que o futuro cliente fará pesquisas, buscando mais informações relacionadas a produtos ou serviços que podem resolver o problema dele.

Consideração:

Após a pesquisa geral, o prospect agora já sabe qual o seu problema. No meio do caminho, ele já encontrou possíveis soluções, mas ainda não sabe qual a mais apropriada. Essa etapa é chamada de Consideração porque o possível cliente já considera o produto ou serviço da sua empresa como opção para solucionar as dores dele. Ele então vai pesquisar mais sobre a sua empresa e procurar esclarecer dúvidas mais específicas. É nesse momento que você tentará persuadir e influenciar o comportamento do cliente e convencê-lo de que oferece a melhor solução.

Decisão

Por fim, é chegado o momento de o cliente decidir qual a melhor solução para o seu problema. Nessa etapa, mesmo que o cliente já tenha todas as informações necessárias para fazer sua escolha, é importante reforçar as vantagens e benefícios que a sua empresa oferece. Assim, ele se sentirá mais seguro para escolher o seu produto.

Mapa da jornada do cliente: o que é?

O mapa da jornada do cliente é um documento que contém todos os passos que o seu target percorre até efetuar a compra do seu produto ou serviço. Ele é feito sob a perspectiva da buyer persona e representa os diferentes pontos de contato entre o usuário e a marca. Esse mapeamento serve para compreender melhor o comportamento, as necessidades, as percepções e as motivações dos clientes. Assim, é possível prever determinadas ações e adotar estratégias mais certeiras.

Defina a buyer persona

O primeiro passo para elaborar um mapa da jornada do cliente é definir a buyer persona; ou seja, criar o perfil ideal de cliente. Além dos fatores tradicionais, como gênero, idade e localização, são considerados também aspectos psicológicos e emocionais, como o background, os hábitos de consumo, as principais necessidades e ambições etc. A buyer persona representará o tipo de cliente que a empresa quer atingir.

Identifique os pontos de contato

Após definir a buyer persona, é preciso listar todas as ações do seu cliente (do Conhecimento até a Decisão) e, em cada uma dessas ações, identificar os pontos de contato entre ele e a sua marca. A realização da compra é certamente o ponto de contato mais importante. Porém, há outros pontos de contato que também merecem atenção: perfil em redes sociais, web site, blog, anúncios, avaliações etc. Nessa etapa do mapa da jornada do cliente, é preciso que se identifique também os responsáveis por cada ponto de contato.

Fazer um mapa da jornada do cliente não é uma tarefa fácil, pois os caminhos que o seu target percorre até a finalização da compra são um tanto complexos. Por isso, o mapeamento precisa passar por revisões e atualizações periódicas, tendo em vista que as necessidades e o comportamento dos consumidores estão sempre se transformando. Para saber tudo isso de forma precisa, use pesquisas digitais, uma maneira ágil e acessível de conhecer melhor seu cliente e seus comportamentos de compra.

Cadastre-se gratuitamente na plataforma de pesquisa automatizada Miners Compass e faça uma pesquisa hoje mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações