Qual o impacto do tempo no comportamento do consumidor

O que comemos, o que tomamos, o que vestimos, o transporte que usamos. Tudo isso é escolhido a partir da mudança do tempo.

Os efeitos do tempo no comportamento do consumidor vão além dos exemplos mais óbvios: ninguém quer tomar sopa quando está muito calor, ou picolé quando está frio. Na verdade, o tempo afeta praticamente todas as decisões do consumidor, já que tem um impacto determinante no seu comportamento.

De forma simples, o tempo impacta o comportamento do consumidor em três níveis:

  • No seu estado emocional;
  • Na escolha do produto/serviço que vai comprar;
  • Na escolha do método de compra.

Por isso, é essencial que os profissionais de marketing e de comunicação entendam bem essa correlação, para que consigam oferecer seus produtos e serviços no momento certo.

O efeito do tempo no estado emocional do consumidor

O tempo tem grande efeito no estado emocional do consumidor, e, por consequência, na sua intenção de compra. Um estudo feito em 2010 por Kyple B.Murray, professor de Marketing da Alberta School of Business, revela que o aumento da exposição ao sol aumenta também os níveis de consumo das pessoas, além da quantidade que estão dispostas a gastar com certas coisas. De acordo com o estudo, entrevistados estariam dispostos a pagar 56% a mais por uma mensalidade de acadêmia num dia ensolarado.

Provavelmente você nunca tinha feito essa associação, mas esse é um dos motivos que leva muitos varejistas a colocarem luzes brilhosas nas suas lojas, com a tentativa de imitar o efeito do sol sobre os consumidores.

O efeito do tempo na escolha do produto/serviço

O tempo também tem influência na demanda por produtos/serviços, além de afetar o emocional e a disposição do consumidor para gastar. Entre as indústrias que mais sofrem influência do fenômeno temporal estão as de alimentos e bebidas, moda e farmácia. Se a temperatura aumenta, o consumo de refrigerante e suco também aumenta, por exemplo. Se a temperatura cai drasticamente, a demanda por remédios anti-gripais pode aumentar também.

Por incrível que pareça, o tempo pode influenciar também decisões de consumo de produtos/serviços de ticket mais elevado, como automóveis e imóveis. Por exemplo, consumidores tendem a dar mais valor à carros conversíveis e imóveis com piscina quando o tempo está quente.

O efeito do tempo na escolha do método de compra

O tempo tem um impacto direto na hora do consumidor escolher o método pelo qual vai realizar uma compra. Por exemplo, em dias chuvosos a probabilidade de uma pessoa optar por pedir comida via delivery é maior do que em dias de sol.

De acordo com esse estudo realizado em Seattle, nos Estados Unidos, as pessoas compram entre 10-12% mais pela internet nos setores de casa/decoração, moda e atacado em dias nublados do que em dias que o seu está clareado. Isso não quer dizer, necessariamente, que as vendas totais caem nos dias mais ensolarados. O fato das pessoas terem menos disposição para ir até à loja e provar os produtos/serviços que desejam quando o tempo está mais feio pode explicar essa variação, que é mais comum com bens que tem como principais considerações para compra características como tamanho, textura, cheiro, etc.

O contexto é importante

O tempo estimula variações no comportamento do consumidor, mas é importante lembrar que isso depende muito do local sendo estudado. Em lugares que a temperatura não flutua muito ao longo do ano, a variação da compra por conta do tempo é menor. Para um carioca, 17 graus significa um dia de frio, perfeito para tomar uma sopa, enquanto para ingleses, por exemplo, 17 graus pode significar um dia perfeito para um piquenique no parque.

Por isso, na hora de analisar dados temporais é essencial que você leve em conta o contexto dos lugares que estão sendo estudados.

Entender a ligação entre tempo e comportamento ajuda a identificar as necessidades e vontades do seu público alvo, e consequentemente, ajuda no desenvolvimento de campanhas de marketing mais eficazes. A partir da coleta de dados meteorológicos, é possível customizar e contextualizar campanhas com base no tempo momentâneo e na previsão do tempo, e assim garantir que os anúncios ganhem relevância.

Por isso, é fundamental acompanhar mudanças que surgem diariamente. Como os avanços tecnológicos, a pesquisa chegou até as telas dos milhões de celulares existentes no país. Os quase 400 mil usuários do MeSeems estão preparados para responder as mais diversas perguntas sobre marcas, produtos e serviços em dias de chuva e de sol e poderão te ajudar a identificar quais comportamentos se aplicam à realidade brasileira.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz