A importância de entender o comportamento de compra do consumidor

É impossível desenhar uma estratégia de marketing para um público que você não conhece. Esse problema se tornou ainda mais grave hoje em dia, uma vez que os consumidores estão cada vez mais engajados e conscientes à respeito dos produtos e serviços que consomem.

Pensando em tudo isso, o relacionamento com o consumidor deve ser uma via de mão dupla, já que a única forma de realmente influenciar seu comportamento é se comunicando de forma genuína e estabelecendo uma conexão com base em valores mútuos.

Nesse post, vamos apresentar os principais pontos que devem ser explorados quando falamos de comportamento do consumidor. Esperamos que você consiga criar um diálogo contínuo e verdadeiro com o seu público. Vamos lá?

Por quais motivos o consumidor decide realizar uma compra?

Uma decisão de compra pode ser baseada em fatores racionais ou emocionais, ou em uma combinação dos dois. Os fatores emocionais geralmente acabam exercendo um peso maior do que os fatores racionais na hora da decisão de compra. E,  justamente por isso, é tão importante construir um relacionamento forte entre marca e consumidor. Quando uma marca consegue desenvolver uma conexão emocional com o seu consumidor, as chances desse consumidor ser fiel à ela aumentam, junto com a probabilidade dele indicar a marca para outras pessoas, por conta da confiança atribuída à ela.

Uma forma eficiente de construir essa conexão emocional é compartilhando valores de marca com quais o consumidor se identifica. Lembrando que esses valores precisam ser verdadeiros e vir de dentro para fora, permeando toda a estrutura da empresa. Se apropriar de valores só para fins de marketing e comunicação não é mais suficiente para engajar o novo consumidor.

Qual é o canal de compra preferido do consumidor?

Para tomar as decisões de marketing certas, é necessário entender onde os seus consumidores gostam de comprar. Conhecer a fundo as razões por trás dessa preferência também pode ser essencial na hora de influenciar esse consumidor a mudar os seus hábitos, se esse for um objetivo estratégico da sua marca ou empresa.

Quais são as fontes de informação dos seus consumidores?

O seu consumidor pesquisa sobre você em sites de busca? Ele clica nos seus posts patrocinados? Ele confia na opinião de influenciadores digitais?

É muito importante entender onde os seus consumidores estão buscando informações sobre sua marca, sua empresa e os produtos e serviços que ela oferece e quais dessas fontes tem maior poder de influência sobre o comportamento de consumo deles.

Nesse post apresentamos alguns fatores que podem servir como um ponto de partida para entender o comportamento do seu consumidor, mas existem muitos outros fatores que devem ser considerados para isso. Em nossa plataforma de pesquisa automatizada existem questionários tecnicamente testados e prontos para uso que podem te ajudar a responder muitas das perguntas listadas aqui. Experimente.

Se você quiser se aprofundar no tema e obter mais informações sobre a importância de entender o comportamento do consumidor, baixe o nosso e-book.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz