Mercado de seguros: como os brasileiros se relacionam com esses serviços?

Correr riscos e não ter uma segurança futura. Mesmo cientes de que estar vulnerável não é o cenário ideal, muitos brasileiros deixam de contratar seguros em um desequilíbrio entre falta de dinheiro e de conhecimento.


clock
4 min
Mercado de seguros: como os brasileiros se relacionam com esses serviços?

O brasileiro, de modo geral, não tem a cultura de contratar seguros — vida, saúde, residencial, acidentes pessoais, entre outros. Além de isso ser constatado por meio da nossa pesquisa e pelo prório mercado, é fácil constatar no dia a dia: quantas pessoas você conhece que têm algum tipo de seguro contratado?

Podemos arriscar um palpite de que são poucas, mas se pudermos ser mais específicos, ousamos dizer que a maior parte desses seguros é do tipo veicular. Mas por que o país conta com essa baixa adesão em seguros, de maneira ampla?

Se olharmos para aspectos mais gerais, entre os fatores temos a questão econômica e social — afinal, nem todo tipo de seguro é acessível às várias camadas da população — e falta de conscientização. Com isso em mente, realizamos algumas análises importantes a partir de dados inéditos sobre esse mercado. Continue para entender melhor.

Os seguros mais e menos contratados

Você já deve ter uma ideia, mas como é importante termos dados concretos para confirmar hipóteses, saiba que por meio de uma pesquisa realizada em nosso painel de respondentes, o MeSeems, identificamos que o seguro auto é o mais contratado pela população brasileira, com 52,5% das contratações.

Seguidos do seguro automóvel estão empatados os de vida e de saúde, ambos com 36,7%. Mas quando falamos em seguro de vida, um dado curioso pode chamar atenção das empresas desse setor: 58% da contratação é feita de forma coletiva, pelas empresas aos colaboradores, de acordo com matéria divulgada pelo InfoMoney.

Nesse cenário, a falta de conscientização por parte do mercado fica evidente inclusive nos casos em que a contratação de seguros é compulsória. Nessa mesma matéria observamos essa lacuna:

“Eu sei que tenho porque vem o valor descontado no holerite. Mas nunca procurei detalhes sobre isso. No momento da minha admissão, assinei e estava lá a proposta, mas são sei dizer valor de cobertura, indenização, entre outros pontos principais”, afirma Lucas Frigieri, analista financeiro de uma empresa de bens de consumo. (via InfoMoney)

Isso nos leva a informar um dado relevante sobre a contratação de seguros de modo geral:

49% das pessoas não têm e nem pretendem ter nenhum tipo de seguro.

Ou seja, em muitos casos, se a contratação não for obrigatória, ela não acontece, o que evidencia a falta dessa cultura entre a população.

Além dessa brecha de informações sobre o mercado de seguros do modo amplo, também há espaço para conscientização quanto à importância de outros tipos de seguros, como os de saúde para pets e de bikes; 45% e 41% dos respondentes da nossa pesquisa desconhecem essas modalidades, respectivamente.

Esses, por consequência, são os tipos de seguros menos contratados. Antes deles, em relação à menor contratação, estão seguros de acidentes pessoais, para motos e os patrimoniais.

Mas falta educação ou acessibilidade?

A contratação de seguros é feita em grande parte pelas classes A e B, que são compostas por pessoas com poder aquisitivo mais alto e que, por consequência, podem investir nesses serviços com mais tranquilidade financeira.

Tanto é que na nossa pesquisa constatamos que 39% dos respondentes não chegaram nem a avaliar a contratação de um seguro e o principal motivo é por saber que não teriam condições de arcar com o custo.

Além disso, entre as razões que já levaram ao cancelamento de um contrato antes mesmo de terminar a vigência, as financeiras estão no topo com 71% dos casos — dos contratos firmados.

Se por um lado boa parte da população não chega a cogitar a hipótese de uma contratação, do outro está a falta de informação. Há a crença de que esses serviços são inacessíveis, “muito caros” e fora da realidade de várias classes sociais.

Photo by Elena Mozhvilo

Isso nos leva a crer que há lacunas nesse mercado e que falta educação e conscientização por parte das empresas para a população. De maneira geral, o brasileiro não é educado a pensar nos seguros como uma proteção e tranquilidade financeiras para o futuro e sim, como um “gasto” a mais.

No entanto, é possível virar a chavinha para a mentalidade de que seguro é um investimento e não apenas uma despesa.

É certo que ter abrangência na contratação desses serviços é algo desafiador, mas, certamente, cálculos que comprovem o prejuízo financeiro quando ocorrer um incidente em relação à não contratação podem ajudar nesse processo educativo.

Mas para que essa comunicação seja efetiva, as marcas precisam conhecer seus consumidores verdadeiramente para entender como ser relevantes e assim, conseguirem mapear a jornada de compra do seu público de forma mais estratégica.

Contratação autônoma e Low Cost

Outros aspectos importantes quanto à falta de educação sobre o mercado de seguros são a dificuldade para entender como o seguro funciona e a autonomia na contratação.

Quando as pessoas contam com informações em uma comunicação clara e descomplicada e têm liberdade para fazer tudo pelo celular, as barreiras são reduzidas.

Toda essa acessibilidade leva a uma contratação mais simples e rápida e, por que não, mais barata? Assim, surge uma modalidade de seguro relativamente nova no mercado: os seguros low cost, ou seja, os seguros de baixo custo.

Esse é um perfil para pessoas que querem investir na sua segurança, porém, a um custo limitado — por isso, com serviços e coberturas também limitadas. Já ouviu falar desse tipo de seguro?

Se não, não se espante, pois apenas 2% dos respondentes disseram conhecer, e 26% precisariam conhecer um pouco mais sobre a modalidade antes de se decidir pela contratação.

Fica evidente como o mercado segurador é carente de informações, mas repleto de oportunidades, concorda? Esses dados foram obtidos por meio da nossa pesquisa, porém, você pode personalizar e obter muitos outros essenciais para o seu mercado específico.

Tem interesse em saber mais sobre como uma pesquisa pode ajudar os projetos da sua empresa e como se aproximar do seu público?

Basta acessar nossa página e experimentar sem custos por 15 dias. Aproveite para obter dados que farão a diferença para a sua marca!

(foto de capa: Loic Leray)


Início