Durante a jornada de compra, os consumidores chegam a um estágio avançado, e, já mais próximo do momento de decisão, avaliam alternativas de produtos/serviços para, a partir daí, considerarem o que vão aceitar ou rejeitar.

É aqui que entra o papel das marcas: elas querem ocupar um lugar de destaque para permanecer na mente – e no coração dos consumidores para influenciar essa decisão.

Em alguns casos, inclusive, a marca é tão forte e consolidada que faz com que o indivíduo pule muitas etapas de avaliação de opções. Isso acontece porque, muitas vezes, o consumidor já é tão fiel, ou tem uma imagem tão positiva de determinada marca, que ele se recusa a aceitar qualquer outra. Esse é o sonho de qualquer empresa.

Pensando em uma jornada de compra tradicional, as etapas que a compõem costumavam ser mais objetivas antigamente. Afinal, eram menos opções disponíveis e as propostas de valor estavam, normalmente, atreladas a entregas racionais.

Com o desenvolvimento da tecnologia, no entanto, esse caminho se tornou bem mais complexo para ser percorrido.

Além da quantidade de produtos e serviços disponíveis (pense nas opções existentes em uma gôndola de supermercado para um suco, por exemplo), o número de canais de comunicação em que o consumidor pode interagir e avaliar marcas cresceu na mesma proporção da sua exigência.

Isso impacta toda a relação com o conteúdo que consome e os atributos que busca quando realiza uma compra.

Por tudo isso, hoje, o fator mais importante para a construção de uma marca (e sua consequente diferenciação na hora da escolha do consumidor) é a sua relevância na vida dos seus consumidores. É por meio dessa relevância que as marcas conseguem conquistar a tão almejada lealdade.

Pensando nisso, as marcas que querem sobreviver daqui pra frente precisam competir não apenas por lembrança, mas por um espaço na vida do seu público-alvo. Mas, como chegar lá?

Neste artigo você vai descobrir ferramentas para entender qual lugar sua marca  ocupa na mente dos consumidores. Vamos nessa?

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua marca?

Para realmente se conectar com os seus consumidores, é preciso saber o que eles pensam e o que querem. E é para isso que existe a pesquisa de mercado.

A partir de metodologias específicas, é possível compreender não apenas comportamentos, mas qual o lugar que a sua marca hoje ocupa na mente de cada target.

Abaixo, vamos apresentar algumas soluções de questionários prontos para uso da plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, que podem te ajudar com as decisões relacionadas à marca da sua empresa.

Avaliação de lembrança de marca

Lembrança de marca é um dos indicadores mais relevantes para descobrir o lugar que uma marca ocupa na mente do consumidor. Indica o quanto ela é lembrada em determinada situação.

Com a ajuda do questionário de avaliação de marca, você poderá verificar o grau de lembrança espontânea e estimulada da sua marca, se o respondente se sente familiarizado com ela e se a percepção que ele tinha da marca se alterou nos últimos meses.

Avaliação de saúde de marca

Saúde de marca é um indicador que engloba a percepção do consumidor sobre uma marca, que avalia de forma mais profunda a experiência do consumidor e suas expectativas.

Com ajuda do questionário de saúde de marca, é possível identificar o quão familiarizado o respondente está com a empresa, sua fidelidade, além de verificar sua percepção e propensão em comprar produtos da mesma.

Já sei qual lugar minha marca ocupa na mente dos consumidores. E agora?

A partir do conhecimento que você obteve sobre os seus consumidores por meio das pesquisas, você conseguirá desenhar uma estratégia de branding mais eficaz e relevante e criar experiências que realmente façam sentido para eles.

Como você viu, a pesquisa é um primeiro passo nesse processo e para que ela tenha um impacto significante, precisa ser feita de forma contínua. O trabalho de construção de marca tem que ser constante para que a imagem da empresa permaneça em destaque na mente do seu público-alvo e siga com uma boa reputação no futuro.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como construir marcas para o cenário digital? Leia o nosso artigo e-branding. Nele contamos um pouco mais sobre como definir ações no meio online e criar estratégias de e-branding eficientes.


(Foto de Capa by OksaLy | Envato)