E-Branding: veja como construir marcas online

Tornar uma marca conhecida no mercado é um grande desafio. Veja como definir ações no meio online e criar uma estratégia de e-branding eficiente.


clock
4 min
E-Branding: veja como construir marcas online

A decisão de empreender traz consigo diversos desafios. Mas, talvez, o maior e mais difícil deles seja tornar a marca recém-criada conhecida no mercado.

Isso porque, ainda que você ofereça produtos e serviços excelentes, seus potenciais consumidores vão querer saber quem é essa empresa e quais valores a sustentam. Surge assim a importância dos esforços de planejar o branding, ou gestão de marca.

Ao traçar uma estratégia clara relacionada a posicionamento, sua empresa definirá ações que a guiarão no sentido de construir sua imagem e reputação frente a públicos de interesse.

Dentre essas iniciativas, muitas acontecerão online, fortalecendo as diretrizes globais da marca no ambiente digital. Daí o termo e-branding.

Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e ensinar como usá-lo para fortalecer a sua empresa.

Por que a construção de uma marca no ambiente digital é tão importante hoje em dia?

Há alguns anos as compras online se intensificaram, principalmente durante a pandemia de covid-19, período em que muitas pessoas tiveram o primeiro contato com as compras pela internet.

Seja pela comodidade, pelas ofertas, pela facilidade de acesso, fato é que as pessoas compram cada vez mais em ambiente virtual e a marca que não se adaptar a esse modelo de negócio, poderá ficar para trás. E quem vende, precisa ter uma marca forte e é aí que o e-branding entra em cena. Essa estratégia traz vantagens como:

- Ajuda a gerar awareness sobre o que a marca representa;

- Cria oportunidades de conquistar admiradores da marca, o que sustenta o crescimento a longo prazo;

- Quando bem-feita, eleva a credibilidade da marca, já que ela passa tende a alcançar novos públicos pelo alcance da internet;

- Exige um investimento financeiro menor se comparada às mídias tradicionais e essencialmente offlines.

Fonte da Imagem: National Cyber Security Center

Qual é a diferença entre e-branding e branding?

Conceitualmente, branding se refere ao conjunto de estratégias responsáveis por construir, gerir, posicionar e, consequentemente, diferenciar uma marca no mercado. Sobretudo, esse termo se refere à percepção do público consumidor de seus produtos e serviços.

Nesse contexto, e a fim de garantir coerência, a função do branding é cuidar para que todos os pontos de contato da marca estejam alinhados às diretrizes de identidade traçadas, incluindo, assim, o ambiente digital.

Já o e-branding foi criado como uma versão 3.0 do que chamamos de branding, contemplando exclusivamente a comunicação online daquela empresa, que deve ser mais rápida, mais interativa e mais receptiva à participação contínua do consumidor.

Mas atenção: um não substitui o outro. Ainda que sua empresa opte por adotar os dois conceitos dentro do Marketing, é preciso compreender que se tratam de iniciativas complementares e que o Marketing tradicional deve ser associado ao Marketing digital para que os objetivos finais para melhorar os resultados.

O aprendizado que fica é: invista em branding de forma ampla e não se esqueça nunca da presença digital de sua marca e da experiência que ela promove nos vários canais onde está.

Diante do cenário tão competitivo e de tantos avanços tecnológicos que impactam diretamente o comportamento do consumidor, se destacar significa, antes de tudo, ser original e fiel a seus valores.

É importante também compreender como sua marca se conecta com seus clientes, capturando a atenção e criando identificação de forma rápida e clara.

Para fazer isso, profissionais de Marketing e Comunicação devem estar munidos de informações essenciais tais como conhecimento do mercado e público que se pretende impactar, reconhecimento dos pontos positivos e negativos da marca, dos posicionamentos e das políticas da empresa.

Como planejar uma presença online?

Aqui vão alguns aspectos importantes para se ter em mente na hora de planejar a presença online de sua marca:

1 - Seja consistente

É imprescindível ter uma estratégia de branding consistente em todos os canais, para que a marca seja facilmente reconhecida e conquiste credibilidade. Aqui, vale lembrar que a linguagem e o tom usados são responsáveis por construir a imagem da marca.

2 - Crie bom conteúdo

Oferecer conteúdo relevante para o público-alvo é uma das formas mais eficientes de atraí-lo. Se o seu conteúdo for realmente útil, ele será compartilhado e assim você aumentará o seu alcance de forma orgânica.

3 - Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são ferramentas muito eficientes para promover uma marca, tanto em termos de alcance potencial quanto de custo. Hoje, a presença online é essencial para qualquer marca.

Se exploradas da maneira certa, as redes sociais podem gerar visibilidade, reconhecimento e lealdade, principalmente se considerarmos as possibilidades de segmentação oferecidas por suas ferramentas de publicidade.

4 - Faça parcerias com outras marcas

Unir-se a outras marcas que tenham um público-alvo semelhante pode resultar em um maior alcance.

5 - Pense a longo prazo

Investir em branding significa esperar resultados de médio e longo prazo. Mas isso exige continuidade. Se a presença online for constante e original, o seu público-alvo i se familiarizará cada vez mais com o seu conteúdo e com a sua marca. É um processo que precisa de tempo e de atenção para gerarvalor e perceber resultados

Nossa equipe especializada está pronta para conduzir análises profundas, identificar oportunidades e alinhar estratégias eficazes para elevar o e-branding da sua marca por meio de pesquisas digitais. Acesse a plataforma de pesquisa e veja como podemos ajudar

Ou, se preferir, entre em contato conosco agora mesmo e inicie a jornada em busca de uma marca online mais forte e impactante!


Início