Impacto no consumo de produtos importados durante a quarentena

Com 74% das pessoas diminuindo os seus gastos com diversas despesas domésticas, diversos setores sofreram baixas no consumo. Descubra como os cortes nos gastos afetam o consumo de alimentos e bebidas importados no Brasil!


clock
1 min
Impacto no consumo de produtos importados durante a quarentena

Considerando o contexto pandêmico e econômico que vivemos desde 2020, o desafio de fazer produtos se destacarem e virarem prioridade de compra para o público brasileiro é ainda maior. Mesmo que a produção no setor alimentício tenha subido dentro do país por conta do aumento do consumo das famílias, fator impulsionado pelo auxílio emergencial, ano passado tivemos uma queda de 4,5% na produção da indústria brasileira.

Para entender como tudo isso afetou o dia-a-dia da população e seus novos hábitos, temos como base os dados das ondas 28, 29 e 30 do nosso monitoramento de COVID-19, coletados na rede social de opinião MeSeems.

Menos produtos, menos compras

Com a desvalorização do real, houve um aumento nos preços de produtos importados, que chegaram às prateleiras dos mercados com preços bem acima do costume, fazendo com que a população tenha deixado de consumi-los.

32% dos respondentes alegam ter mudado o consumo de alimentos e bebidas por conta do COVID-19.

Desse grupo, os respondentes declararam que os alimentos e bebidas que mais diminuíram o consumo foram os importados, com 70% alegando que diminuiu a compra de alimentos e 73% a compra de bebidas desta categoria. O motivo principal? Os preços estão muito mais altos em comparação a outros produtos.


O aumento nos preços também impactou a atividade comercial, e foi percebido que variados pontos de venda de produtos alimentícios tiveram queda durante a pandemia:

Não é novidade que produtos importados já passam por dificuldades e precisam passar por processos de adaptação relacionados a preço, distribuição, visibilidade e diversos outros fatores quando entram no mercado brasileiro.

Mas para vencer esses desafios somados a redução de consumo em pontos de venda e a desvalorização do real, é necessário que empresas estrangeiras foquem fortemente no conhecimento e se baseiem em dados de pesquisa com o público para conhecer melhor o mercado nacional, adaptar seus produtos e otimizar seus processos para que possam aumentar seus níveis de prioridade para os brasileiros na hora de comprar.






Início