Copa do Mundo 2022: As relações e expectativas dos brasileiros com o evento

Como está a expectativa dos brasileiros com a Copa do Mundo 2022? Somos realmente um povo apaixonado por futebol? Vem descobrir com dados inéditos!


clock
3 min
Copa do Mundo 2022: As relações e expectativas dos brasileiros com o evento

Há quem diga que o Brasil é o país do futebol e que somos uma nação festeira. Então, com isso em mente, podemos concluir que há motivos suficientes para comemorar muito com a chegada da Copa do Mundo masculina, que começa em novembro de 2022.

Mas, será que é possível afirmar que realmente somos um povo apaixonado pelo esporte? Além disso, as pessoas estão mesmo empolgadas com a chegada do maior evento futebolístico do planeta?

As respostas para estas e outras perguntas podem ser encontradas em nosso estudo original inédito. Nele, é possível compreender melhor a relação dos brasileiros com futebol — de forma geral e com a Copa do Mundo —, assim como as expectativas para os jogos deste ano e as percepções sobre as marcas patrocinadoras.

Para isso, conversamos com 1.000 pessoas de todas as regiões do país, com idade acima de 18 anos e pertencentes às classes ABC. As entrevistas foram realizadas em nossa plataforma de human analytics por meio do nosso painel de respondentes: o MeSeems. Continue a leitura para conferir algumas descobertas!

O futebol é mesmo uma paixão nacional?

Sem dúvidas, esse é o esporte mais popular, porém está longe de ser uma unanimidade no Brasil:

30% dos respondentes declararam não gostar de futebol. Entre os que gostam, a maioria se enquadra no perfil “simpatizante” – aqueles que acompanham as partidas de forma esporádica, em momentos decisivos ou quando há uma grande competição.

Muito além de um evento esportivo

A Copa do Mundo é um evento que envolve grande sociabilidade e, por isso, atrai os olhares até mesmo daqueles que dizem não gostar de futebol. Este é o momento em que as pessoas querem se reunir com os amigos, com a família, ligar a TV e assistir aos jogos acompanhados de cerveja, petiscos e churrasco.

Alguns dos dados revelados durante o estudo comprovam isso:

88% acompanham, geralmente, os jogos pela TV e em outros canais de transmissão;

79% pretendem acompanhar os jogos deste ano pela TV aberta.

Quando perguntados sobre o que não pode faltar durante a Copa, as 5 principais respostas foram:

Família – 51%
Churrasco – 49%
Cerveja – 46%
Petiscos – 46%
TV grande – 38%

No conforto do lar

Assistir aos jogos em casa é a principal forma de acompanhar a Copa para a maioria dos brasileiros. A ideia é ótima para quem não quer enfrentar filas de espera e possíveis aglomerações em bares, por exemplo. Tendo isso em vista, como as marcas podem melhorar essa experiência?

Onde costumam assistir?

91% assistem a Copa em suas próprias casas
41% assistem na casa de outras pessoas
20% assistem no bar

2022 será o ano do Hexa?

Durante a pesquisa procuramos ouvir dos entrevistados as suas expectativas para a Copa de 2022. Entre aqueles que disseram acompanhar o evento, 6 em cada 10 se declararam animados para os jogos deste ano.

A pandemia de covid-19, as questões socioeconômicas do país e um “futebol capitalista” foram alguns dos fatores que os torcedores apontaram como desestimulantes.

Em relação às perspectivas de vitória, 63% acreditam que o Brasil tem chances de levantar a taça.

As marcas da Copa (ou não)

Nike e Coca-Cola são, espontaneamente, as marcas mais lembradas e associadas à Copa do Mundo.

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

​Percebe-se que outras marcas, em menor escala, também aparecem na nuvem. Porém, nem todas são patrocinadoras do evento ou da Seleção Brasileira.

Isso acontece porque estão bastante envolvidas com o esporte e, geralmente, aparecem com frequência durante as transmissões de campeonatos nacionais. Essa é uma forma de ampliar awareness e reforçar sua marca para o consumidor.

Com isso, podemos concluir que neste caso, especificamente, é muito interessante que elas aproveitem essa associação durante a Copa para que possam se consolidar ainda mais na mente do público.

Você pode acessar esses e muitos outros dados e descobertas conferindo nosso estudo completo!

Conferir mais dados!

Início