Fashionistas: alguns dados desse grupo de consumidores que movimenta o setor da moda

Fashionistas são um público importante para a sua marca? Confira quem são eles e dados sobre o comportamento de compra!


clock
3 min
Fashionistas: alguns dados desse grupo de consumidores que movimenta o setor da moda

“Com que roupa eu vou?”. Para os fashionistas, essa pergunta não precisa ser feita apenas para ir ao samba que alguém convidou (só os cringes entenderão?). Para esse perfil de consumidores, basta ser para realizar qualquer atividade que demande sair de casa.

Afinal, essas pessoas são antenadas na moda e, geralmente, aproveitam qualquer ocasião para pensar na montagem do look perfeito. Por esse motivo, o consumo de roupas e acessórios faz parte da rotina desse grupo de experts no mundo fashion.

Por meio da ferramenta de clusters da MindMiners identificamos alguns dados que podem ser estratégicos para as marcas que têm o público fashion/amante da moda como targets. Confira alguns deles e entenda melhor como esse perfil se relaciona e consome moda.

Quem são os fashionistas

Fashionista não é só quem trabalha com moda. O público fashion é composto por pessoas que têm um relacionamento mais próximo e são mais engajadas com a moda de maneira geral.

Ou seja, como apreciam e atentam-se ainda mais para esse mercado que a maioria da população, acabam consumindo roupas, calçados e acessórios com mais frequência, e até semanalmente.

A influência da publicidade no consumo dos fashionistas

Quando comparados ao público geral, o cluster de fashionistas tende a ser mais influenciado pela publicidade. Vejo só:

54% (10% acima do público geral da base MeSeems) afirmam buscar na internet produtos anunciados na TV.
36% (12% acima da base geral) dizem seguir as indicações de influencers digitais.

Inclusive, personagens de novelas e séries exercem forte influência na decisão de compra dessas pessoas, já que 30% dos respondentes disseram ser inspirados por esses meios.

Inclusive, notamos uma diferença entre classes aqui: a A e B são mais influenciadas pelas redes sociais e pela publicidade do que a C e D. Um dos motivos é pelo fato de que os fashionistas aqui identificados, em sua maioria, são de classe A e B, 68%.

O poder aquisitivo dessas pessoas influencia diretamente na forma como são impactadas pela publicidade e em como consomem diversos tipos de mídia, persuadindo os seus desejos de consumo e drivers de compra.

A relação desse cluster com o dinheiro e o sucesso

Dissemos anteriormente que os fashionistas tendem a se importar mais com a opinião das outras pessoas que o restante da base de respondentes e isso pode ser comprovado inclusive na visão que têm sobre ser bem-sucedido na vida: 44% acredita que ter dinheiro é a melhor régua para mensurar sucesso (10% a mais que a base geral).

Sendo assim, para esse recorte, podemos entender que isso impacta diretamente na questão da aprovação pela sociedade, já que essas pessoas utilizam o dinheiro/os números como prova social para atestar o sucesso.

Será que, nesse sentido, a escolha por roupas de marcas de luxo é algo considerado no momento da compra? Vestir-se com peças de grandes nomes do mercado é importante para o seu público?

Veja mais alguns dados dos fashionistas quanto à percepção de serem vistos pela sociedade:

Como chegamos a esses dados

Realizamos um estudo original sobre Moda e Inclusão, a partir de entrevistas com 2.972 pessoas da nossa base de respondentes, o MeSeems. Nele, identificamos esse cluster importante, o de fashionistas, e fizemos um recorte exclusivo sobre esse público.

Porém, é possível cruzar dados desse cluster com o comportamento de outros grupos da população, que foram bases comparativas que fizemos ao longo do material, com recortes para pessoas LGBTQIA+, acima de 60 anos, entre outros perfis.

Esses são apenas alguns dos dados possíveis de coletar com a ferramenta de clusters da MindMiners. Aproveite para ver como funciona por 15 dias grátis!

Aqui, os entrevistados têm, na maioria, entre 18 e 24 anos, mas nos seus projetos de pesquisa essa classificação pode ser personalizada da forma como você precisar para ter efetividade nas suas estratégias. Ou seja, os filtros são customizáveis.

Outro recurso útil da ferramenta é a possibilidade de monitorar a evolução do comportamento dos seus clusters e, com isso, poder fazer comparações pertinentes sobre mudanças ocorridas com esse mesmo público no período de tempo que desejar.

Os fashionistas são um público estratégico para a sua marca? Que tal aproveitar para conferir mais dados obtidos sobre esse cluster no nosso infográfico?

Conferir mais dados de fashionistas!

(créditos de capa: arte MindMiners)


Início