Como criar uma pesquisa de teste de embalagem com a MindMiners

Transmitir todas as características de um produto através da embalagem é desafiador, mas com uma boa pesquisa de embalagem esse processo se torna mais fácil.


clock
8 min
Como criar uma pesquisa de teste de embalagem com a MindMiners

Traduzir tudo o que um produto significa e oferece por meio da sua embalagem pode ser um grande desafio para muitas empresas. Por isso, contar com recursos que auxiliam na confirmação do que foi planejado ou na identificação de pontos de ajuste é muito importante.

E é aí que entra uma metodologia chamada teste de embalagem, que permite avaliar o nível de aceitação do consumidor em relação à embalagem antes mesmo de o produto ir para o mercado.

Neste artigo vamos explorar a metodologia teste de embalagem e como você pode, utilizando esse recurso dentro da plataforma de consumer insights da MindMiners, garantir que a embalagem do seu produto - um dos pontos de contato mais importantes com o consumidor - realmente gere todos os resultados e impacto esperados.

O que é a metodologia de teste de embalagem?

Esse tipo de pesquisa procura coletar feedbacks de compradores reais, mapeando forças e fraquezas da embalagem, atributos percebidos e seu impacto na intenção de compra.

Isso significa que, após realizado o estudo, você poderá focar seus esforços na embalagem com maior potencial de sucesso para o seu produto, economizando tempo e dinheiro.

Na prática, são testadas embalagens em diferentes estágios de desenvolvimento do produto para otimizar esforços e ampliar resultados.

Muitas vezes recomenda-se realizar uma pesquisa de teste de conceito + embalagem juntos. Quando avaliados individualmente, o conceito e a embalagem de um produto podem transmitir uma mensagem e gerarem percepções específicas. Porém, avaliando a combinação dos dois, é possível ter uma visão mais aprofundada da real percepção que os consumidores terão desse produto quando ele estiver disponível no mercado.

Com a metodologia MindMiners de teste de embalagem você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Como os reais e/ou potenciais consumidores reagem à embalagem?
  • A proposta de valor do produto está sendo transmitida na embalagem?
  • O que minha embalagem traz de único? E que tipo de sentimentos ela desperta?
  • O que as pessoas mais gostam na embalagem? E do que elas menos gostam?
  • A embalagem é capaz de estimular a intenção de compra do produto?

Quais são os benefícios da pesquisa de teste de embalagem para as empresas?

Qualquer empresa que vai lançar um novo produto, reposicionar um produto antigo ou alterar a forma como esse produto se apresenta nas gôndolas pode (e deve) realizar uma pesquisa de teste de embalagem para avaliar sua efetividade antes de lançá-lo.

Neste contexto, destacam-se três benefícios principais desse tipo de pesquisa, cada um contribuindo para uma visão mais estratégica. Vamos explorar esses benefícios abaixo:

1 - Definição dos elementos certos

Permite às empresas entender o melhor caminho a seguir no que se refere a tamanho, cores, formato e informações que devem estar presentes em uma embalagem para que ela se destaque na hora que for lançada ao mercado.

2 - Maior apelo comercial

Ajuda na escolha da embalagem que possui maior apelo para vendas, contribuindo com aumento da rentabilidade para as empresas.

3 - Reformulação de produto

Definir o que precisa mudar no reposicionamento de um produto ou linha completa não é tarefa fácil, mas esse tipo de pesquisa colabora diretamente na tomada de decisão estratégica do “que” e “como”.

O que é recomendado para uma pesquisa de teste de embalagem?

Para conduzir uma pesquisa de teste de embalagem eficaz, é importante seguir recomendações que garantam a qualidade e a relevância dos resultados obtidos. Abaixo, apresentamos algumas recomendações essenciais para uma boa pesquisa de teste de embalagem:

1 - Número de embalagens

Recomendamos não exceder quatro conceitos em um único questionário. É importante também que os questionários não ultrapassem 15 minutos de aplicação, com uma média de 25 a 30 perguntas.

2 - Semelhança entre embalagens

Caso haja apenas edições sutis entre as embalagens, não é recomendado que os mesmos respondentes as avaliem, uma vez que podem se confundir, ou não ver diferenças.

3 - Monádico ou sequencial

Depende do objetivo. Caso precise que o respondente compare as embalagens entre si e aponte qual a sua preferida, isso será possível em um teste monádico sequencial.

Se for avaliada uma quantidade maior de embalagens, recomendamos a utilização da técnica de MaxDiff atrelada ao teste de conceito, pois ela permite que o respondente trabalhe mais ideias sem que o questionário fique extremamente longo.

4 - Formatos recomendados

Imagens nos formatos JPEG, PNG ou GIF e vídeos nos formatos MP4 ou AVI. É importante deixar uma instrução nas questões com imagem, sobre o uso do zoom, para os respondentes observarem todos os detalhes da imagem antes de continuarem para a próxima questão.

5 - Perfil da amostra

É essencial selecionar uma amostra que represente o público-alvo do produto ou serviço em questão, ou seja, os potenciais consumidores da categoria.

Esse grupo de consumidores tende a possuir um conhecimento mais aprofundado sobre a categoria, permitindo uma avaliação mais crítica e adequada para avaliar as embalagens do produto.

6 - Tamanho da amostra

Recomenda-se realizar essa pesquisa com pelo menos 200 respondentes por embalagem, no caso de Teste Monádico Puro. Já se for Teste Monádico sequencial, recomenda-se 200 no total.

Vale ressaltar que essas são recomendações de amostra para essa metodologia, baseada em um cenário padrão de mercado. O desenho da amostra pode variar de acordo com o tamanho da categoria do produto/serviço e objetivos do estudo, devendo sempre levar em conta esses fatores ao determinar a amostra.

Caso tenha dúvidas, converse com o especialista.

Qual é a estrutura ideal para o questionário de teste de embalagem?

Em nossa plataforma de consumer insights você encontrará dois modelos de questionário de teste de embalagem prontos para uso: um para testar uma única embalagem (teste de embalagem de produto) e outro para comparar 2 a 10 embalagens distintas (comparativo de embalagens).

Na plataforma MindMiners, você encontra os questionários prontos das metodologias Teste de embalagem de produto e Comparativo de embalagens.

Para pré-visualizar as perguntas dos questionários das metodologias MindMiners, basta clicar no ícone de "olho", ao lado do botão "Começar projeto".

Os questionários foram desenvolvidos por nossos especialistas, para garantir uma estrutura consistente, composta por blocos de perguntas numa sequência específica, desenvolvida para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficiência da sua embalagem.

A seguir, apresentamos os principais blocos de perguntas presentes na estrutura de um questionário de teste de embalagem:

1 - Impacto da Embalagem

Após apresentar a embalagem, busca-se identificar o quanto os respondentes gostaram, do que mais gostaram e do que menos gostaram.

Para isso, a plataforma da MindMiners gera uma nuvem de palavras com os termos mais citados, de modo a oferecer insights qualitativos e facilitar a análise.

2 - Avaliação de Atributos

Este bloco tem como objetivo mensurar o interesse despertado pela embalagem, a relevância atribuída ao produto ou serviço e o apelo dos benefícios percebidos pelos consumidores.

Avalia uma série de atributos que, somados, garantem o sucesso da embalagem. São eles: atratividade, inovação, potencial de diferenciação dos demais produtos similares existentes no mercado, dentre outros.

A partir dos insights obtidos, é possível comparar a relação entre cada atributo e a avaliação geral da embalagem para identificar pontos de melhoria no seu design e no próprio conteúdo da embalagem testada.

3 - Associação de Marca

Aqui, avalia-se a relação do respondente com a marca em questão e o nível de conexão da mesma com a embalagem apresentada. Essa análise é fundamental para compreender o impacto da marca na percepção do produto ou serviço pelos consumidores.

Será possível avaliar essa relação a partir da perspectiva do potencial consumidor.

  • Relação com a marca: o respondente já conhecia a marca anteriormente? Que tipo de relação possui com ela?
  • Conexão marca e embalagem: a embalagem combina com a marca por trás do produto?

4 - Intenção de Compra

Neste bloco, avalia-se a intenção de compra do produto ou serviço testado, a frequência de uso esperada e se os respondentes estariam dispostos a substituir o produto que utilizam atualmente pelo apresentado na pesquisa.

Algumas perguntas que são feitas:

  • Intenção de compra: qual a sua intenção de comprar esse produto?
  • Frequência de uso do produto: pensando nessa embalagem, como ficaria a sua frequência de uso do produto/categoria?

5 - PSM (Price Sensitivity Measurement)

Por fim, o bloco de PSM auxilia na identificação do preço ideal para o produto ou serviço, por meio do cruzamento entre a curva de demanda e os diferentes price points considerados dentro de uma faixa de preços estimulada.

Qual o valor máximo que os respondentes estariam dispostos a pagar? E o mínimo?

São 4 critérios de avaliação do preço:

  • Valor considerado barato demais
  • Valor considerado barato
  • Valor considerado caro, mas que ainda consideraria comprar
  • Valor considerado caro demais

A partir desses resultados, você poderá construir um gráfico no qual irá identificar o ponto ótimo e, portanto, o preço ideal para o seu produto/serviço.

6 - Comparativo entre embalagens

Caso você opte por realizar um teste de embalagem comparativo, serão aplicados os mesmos critérios de avaliação para as diferentes embalagens avaliadas, com o objetivo de compará-las, identificando pontos fortes, melhorias necessárias e potencial de engajamento de cada uma. Também é explorada a preferência do consumidor dentre todas as opções apresentadas.

7 - Blocos adicionais

Na plataforma da MindMiners, existe a possibilidade de inclusão de blocos adicionais complementares e personalizados. No caso da metodologia Teste de Embalagem, podem ser acrescentados blocos de teste de conceito, MaxDiff e Willingness to pay.

Para entender melhor quais são as perguntas contempladas em cada um desses blocos, acesse esse exemplo de questionário de teste de embalagem em nossa plataforma. Você terá também flexibilidade para adicionar outros blocos de seu interesse ao questionário, personalizando-o de acordo com suas necessidades.

Como criar a pesquisa de teste de embalagem na plataforma da MindMiners?

Nossa plataforma de Consumer Insights é bastante intuitiva e você pode criar pesquisas seguindo diversas metodologias. Para criar uma pesquisa de Teste de Embalagem por lá, siga os seguintes passos:

1 - Acesse a aba “Metodologias”

2 - Selecione a segunda opção “Inovação e Desenvolvimento de Produto”, e, então, procure pela metodologia “Teste de Embalagem de Produto”. Clique em “Começar projeto”.

3 - Aparecerá a seguinte página, em que você pode editar as principais informações do seu projeto de pesquisa. Mas você também pode usá-lo na íntegra se preferir.

4 - Logo após, clique em “Editar questionário”.

5 - Edite o Setup do seu questionário adicionando uma imagem da embalagem que deseja avaliar e escala de preço.

0:00
/

6 - Após preencher todos os detalhes solicitados, clique em “Revisar Questionário”.

7 - Revise as perguntas fixas da metodologia e adicione as que desejar. Você pode adicionar perguntas personalizadas ou do nosso banco de perguntas.

Como sugestão, o bloco de perguntas MaxDiff tende a ter grande aderência à uma pesquisa de Teste de Embalagem.

0:00
/

8 - Salvar questionário e configurar disparo

9 - Selecione o coletor de respostas que deseja e dispare a pesquisa.


10 - Caso opte pelo coletor MeSeems, avalie automaticamente a viabilidade da amostra desejada.

Com a nossa calculadora de viabilidade, você poderá verificar, de forma instantânea, se o painel possui o perfil desejado para sua pesquisa.

0:00
/

11 - Uma vez concluída a coleta de respostas, você terá acesso a um dashboard visual e intuitivo para analisar os resultados.

Você poderá ainda: Criar diferentes filtros de análise a partir de dados como gênero, idade, classe social, região, estado/cidade para analisar mais profundamente, comparar os resultados e realizar testes estatísticos para comparar as respostas de dois ou mais grupos de respondentes para verificar se há ou não diferença significativa.

Exportar os dados em diferentes formatos, como Excel com Colunas Separadas, Excel Compilado, Excel Avançado, Teste Estatístico, IBM SPSS Analytics, Relatório em Word e Relatório em PPT.

Tire suas dúvidas

Caso tenha alguma dúvida sobre nossa metodologia de teste de embalagem e a forma de utilizar a plataforma de consumer insights da MindMiners, entre em contato conosco!

Você também poderá contratar nossos serviços para que nossos especialistas sejam responsáveis pela condução do seu projeto do início ao fim.

Foto de Capa por matucha | Envato


Início