Como a tecnologia está ajudando a transformar o mercado fitness

Como a pandemia impulsionou a adoção de novas tecnologias e práticas dentro do mercado fitness.


clock
5 min
Como a tecnologia está ajudando a transformar o mercado fitness

Diante de um cenário atípico de isolamento social, durante a pandemia de covid-19, o brasileiro que pratica atividade física precisou se adaptar para se manter fisicamente ativo. O que para muitos representou uma mudança completa no tipo de exercício realizado. Por outro lado, essa foi uma oportunidade para marcas que trabalham com o mercado fitness. Uma vez que, ao utilizarem novas tecnologias para auxiliar esse novo tipo de prática esportiva, conseguiram se aproximar cada vez mais de seus consumidores.

A relação dos brasileiros com a atividade física

De acordo com o levantamento ConVid – Pesquisa de Comportamento-, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 61% dos brasileiros estão praticando atividades físicas pelo menos uma vez por semana durante a pandemia do coronavírus. Ou seja, mais da metade da população está sedentária durante esse período.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 minutos por semana é o tempo mínimo para realização de atividades físicas. E ainda segundo o levantamento ConVid, 35% da população cumpria essa meta antes da pandemia. Contudo, esse percentual caiu para 16% durante a quarentena.  Se antes do isolamento social os brasileiros já precisavam melhorar sua relação com a atividade física, durante esse período a situação se agravou.

As soluções para uma vida menos sedentária

Se por um lado o isolamento social fez com que muitas atividades físicas ficassem inviabilizadas, por outro abriu novas oportunidades para inovação no mercado fitness e aceleração da adoção de novas tecnologias nesse setor.

No Brasil, com a chegada da pandemia de covid-19 em março de 2020, os brasileiros buscaram principalmente por treinos online, que foi ao longo do tempo se tornando uma das principais formas de utilizar a tecnologia para manter uma rotina de atividades físicas.

Photo by Onur Binay on Unsplash

Segundo o levantamento do ACSM (The American College of Sports Medicine), que entrevistou 4.300 pessoas que atuam no mercado fitness de diferentes países, incluindo o Brasil, o treinamento online é uma das tendências para o setor, mas não a única.

As tendências do mercado fitness

Treinos online (Online training)

Uma vez que estúdios, academias e centros esportivos se mantiveram fechados por um longo período durante a quarentena, os treinamentos online foram uma forma de profissionais dessas áreas e praticantes de atividades físicas continuarem com suas atividades.

Para os profissionais, esse foi um momento de adaptação e adoção de novas tecnologias, uma vez que para se conectar a seus clientes e alunos, tiveram que encontrar formas de utilizar a tecnologia como ponte para sua atividade profissional.

Tecnologia vestível (Wearable technology)

Os dispositivos inteligentes usáveis já vinham despertando a atenção dos praticantes de esporte, pois eles auxiliam no monitoramento de seu desempenho. Diante da pandemia, se fez ainda mais importante o monitoramento da saúde e do desempenho em tempo real, por isso esses dispositivos também são considerados como uma tendência importante para o mercado fitness.

Treinamento de peso corporal (Body weight training)

Em um contexto em que os recursos são limitados, como dentro de casa ou ao ar livre, praticar uma atividade que dependa apenas do peso do corpo é uma das formas de se manter ativo e alcançar a prática mínima recomendada pela OMS.

Por isso, a Calistenia, como é conhecida esse tipo de prática esportiva, é também uma das tendências apontadas pelo estudo dentro do mercado fitness.

Atividades ao ar livre (Outdoor activities)

Uma vez que os locais fechados são mais propensos ao contágio de doenças como o covid-19, os treinos ao ar livre são uma opção para quem deseja se manter ativo, sem arriscar sua saúde ao longo da pandemia. Mas não é só nesse período de pandemia que esse tipo de prática é recomendada.

Além de oferecer opções mais acessíveis e diversificadas, os treinos ao ar livre ainda podem garantir um contato com a natureza, o que contribui não só com a saúde física, mas mental também.

Treinos ao ar livre são ótimas opções pela flexibilidade e pelos benefícios à saúde física e mental. Crédito: imagem cedida pela assessoria da Danone

HIIT (Treinos HIIT)

Os treinos de alta intensidade, ou treino HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training), são utilizados para acelerar o metabolismo, e são capazes de promover uma melhora no condicionamento físico e queima de gordura, com atividades que podem durar a partir de 30 minutos por dia.

Com rotinas cada vez mais aceleradas, essa é uma prática que pode beneficiar até mesmo pessoas com restrição de tempo para atividades físicas.

Marcas, tecnologia e bem-estar

Uma vez que sabemos agora quais são as principais tendências desse setor, podemos entender como as marcas podem se utilizar desses novos comportamentos e da tecnologia para se conectar cada vez mais com seus consumidores.

A pandemia acelerou a forma como as tecnologias são adotadas pelo público brasileiro, o que para as marcas significa um novo mundo de oportunidades para utilizar ferramentas como serviços de streaming, aplicativos e plataformas de treino, dispositivos usáveis entre outros recursos. Veja algumas soluções possíveis para marcas que atuam ou desejam atuar nesse segmento.

Treinamento online

A YoPro, por exemplo, está utilizando esses novos canais digitais para se conectar ao público praticante de atividades físicas. Com objetivo de promover a saúde e o bem-estar para o público, por meio de seus canais digitais, a marca oferece gratuitamente o programa The Upgrade, com sugestões de treinamentos e nutrição de acordo com diferentes objetivos dos praticantes.

Aplicativos

Já a Adidas, lançou o aplicativo Strava que promove treinamentos online que se adequam a rotina, objetivos e disponibilidade de cada usuário, e o Adidas Running que monitora a prática de atividade física, auxiliando assim o praticante no controle de seu desenvolvimento e metas.

Artigos esportivos

Durante o mês de abril de 2020, momento em que as regras de distanciamento social se intensificaram no Brasil. A Netshoes, loja online, registrou um aumento de 2500% em artigos indicados para prática de atividades físicas dentro de casa.

O presente e o futuro são tecnológicos

Diante dessas novas oportunidades e da flexibilização das regras de restrição sanitária, as oportunidades para o segmento fitness continuam crescendo e se tornando cada vez mais tecnológicas.

Para as marcas, essa é uma oportunidade de adotar novas tecnologias e consolidar suas conexões com o público, que cada vez mais demandará novos recursos e funcionalidades que auxiliem na obtenção de melhores resultados e variações nas opções de atividades físicas disponíveis.

Veja também como o mercado da beleza está se adaptando às novas demandas e realidades dos consumidores.


Início