*

Client Experience: Como a MindMiners ajudou a área de marketing da Ame Digital a se tornar mais data driven

Como a parceria entre Ame Digital e MindMiners foi importante para tornar o Marketing da fintech mais data driven


clock
3 min
Client Experience: Como a MindMiners ajudou a área de marketing da Ame Digital a se tornar mais data driven

Data driven é a palavra do momento e, não por acaso, muitas empresas estão em busca de dados que sejam estratégicos para resultar em insights importantes para o negócio da companhia. Nesse artigo, mostramos como a parceria entre Ame Digital e MindMiners foi importante para estruturar a área de Insights da fintech, além de possibilitar a mensurar das ações de comunicação e guiar os seus próximos passos.

A Ame Digital nasceu em junho de 2018 como meio de pagamento das plataformas digitais das marcas Americanas, Shoptime e Submarino, e das mais de 1.700 lojas físicas da Americanas espalhadas por todo o país. Com a expansão para mais de 3 milhões de parceiros e evolução para super app – hoje oferece mais de 75 funcionalidades que facilitam o dia a dia dos usuários.

O desafio da Ame Digital

Com a criação da área de Marketing Analytics da empresa, surgiu a necessidade de busca por um parceiro que os auxiliassem a obter informações sobre tendências do mercado e análises da concorrência, a fim de melhorar as visualizações de seus dados e tomar decisões que fossem mais assertivas.

Como a nossa solução ajudou a Ame Digital?

  • Foco em KPIs estratégicos: trabalho conjunto das duas empresas para estruturar os melhores KPIs a serem trabalhados, auxiliando em tomadas de decisões estratégicas, como desenvolvimento de novos produtos e serviços com maior assertividade.
  • Parceria entre times: a Mindminers mapeou as necessidades da Ame Digital, para levantar hipóteses pertinentes em relação ao negócio da empresa, fazendo com que o time de pesquisa ampliasse o olhar para pilares antes não contemplados ou analisados de forma primária.
  • Tracking saúde de marca: utilizar a Metodologia de Saúde de Marca de forma recorrente está sendo estratégico para a equipe, pois dessa forma é possível monitorar e assimilar os indicadores, tendo um termômetro dos rumos do negócio de forma muito mais consistente.

“A parceria está sendo considerada um divisor de águas e mindset na Ame Digital, uma vez que a área de pesquisa está conseguindo fazer a leitura dos dados de uma maneira muito mais coerente e estratégica, o que permite um olhar apurado de todas as frentes do negócio e desenvolvimento de produtos e serviços de forma assertiva” Bruno Amaral - Senior Marketing Research Analyst

Resultados e melhorias

E quais foram os resultados alcançados com essa parceria?

  1. Ganho de tempo e produtividade para a área de Insights

Com todos os indicadores estratégicos monitorados, a área de pesquisa da Ame Digital sabe exatamente como anda a saúde de marca da empresa, e consegue tomar decisões estratégicas, como lançamento de novos produtos ou expansão da marca em novas regiões baseadas em dados.

  1. Visão 360º da marca

Com esse olhar estratégico para os dados, tanto internos quanto de mercado, a empresa consegue fazer análises e ter insights sobre:

  • Saúde de marca
  • Funil de consumo
  • Jornadas de engajamento e conversão
  • Posicionamento da Ame Digital perante os concorrentes

Ou seja, dados fundamentais para monitorar a marca e saber quais pontos devem ser trabalhados e/ou aprimorados.

  1. Facilidade em mensurar os resultados

Não podemos deixar de mencionar que, com as pesquisas, a Ame Digital consegue mensurar e avaliar o desempenho de campanhas de comunicação da marca e acompanhar o awareness e o resultado que aquele meio de comunicação trouxe para aquela campanha. É possível também entender se a mensagem que querem transmitir está sendo eficiente nessa ação.

“Quando olhamos data driven VS pesquisa, conseguimos olhar quebras específicas, entre elas, o apego emocional que a marca apresenta perante a base vs. o investimento que fazemos em campanhas. Todos esses indicadores contribuem para que a área de Pesquisa saiba exatamente como assimilar os indicadores, tendo um termômetro do negócio muito mais consciente.”

Planos para o futuro

Com tantos resultados positivos dessa parceria, a área de Insights da Ame Digital ganhou destaque na empresa, e começou a suprir a demanda de pesquisa de outras áreas. Além da realização de tracking de marca, que para eles é super estratégico, outras pesquisas on demand acontecerão para seguir essa estratégia data driven, e respaldar com dados outras verticais do negócio.

Faça como a Ame Digital, conheça mais o seu público alvo e antecipe tendências dos seus consumidores.

A MindMiners é uma empresa de tecnologia e pesquisa que possui uma plataforma de Human Analytics completa, que ajuda empresas de todos os segmentos a traduzirem o comportamento humano em dados estratégicos.


Início