Como a solução DIY da MindMiners gerou grandes retornos para a Vivo

Entenda como a Vivo concentrou esforços internos na realização de pesquisa digital com a ajuda da MindMiners.


clock
4 min
Como a solução DIY da MindMiners gerou grandes retornos para a Vivo

A nossa história com a Vivo é a prova viva de que é possível otimizar seu budget e continuar sendo uma empresa data-driven — especialmente com uma parceria que oferece métodos ágeis e focados em DIY (Do It Yourself).

A escassez de verba para realizar ações, principalmente envolvendo pesquisas e campanhas de comunicação e marketing, é uma realidade para grande parte do mercado, e em 2022 o cenário foi ainda mais desafiador.

No entanto, é nesses momentos que ter um aliado que entenda as suas reais necessidades e auxilie nas tomadas de decisão faz toda a diferença para conseguir equilibrar os pratos com estratégia. A seguir, você vai entender como isso foi possível na Vivo. Acompanhe!

O desafio: otimização do budget e necessidade de reestruturação da área de pesquisa

Há mais de 15 anos no Brasil, a Vivo faz parte do Grupo Telefônica, um dos líderes mundiais em telecomunicações.

Ao longo dos anos, seguindo as tendências do mercado, a área V.Trends, hub de Pesquisa & Insights da Vivo, foi se reestruturando e mudando o seu escopo de acordo com as estratégias do negócio.

Em um cenário desafiador, com a readequação do orçamento para realização de pesquisas, criou-se a necessidade de concentrar internamente os esforços e transformar a forma como a área atuava — de entrega de briefings e contratações de serviços externos — para uma área tomadora de decisões.

Era preciso não só reestruturar a área de pesquisa, como tornar todo o processo mais independente, sem abrir mão da velocidade necessária para tocar os projetos internos no timing certo.

A solução: capilaridade de atuação, plataforma fácil de usar e amplo alcance de dados

Em mais de dois anos de parceria, na plataforma da MindMiners, que une tecnologia e métodos de pesquisa ágil, a Vivo encontrou as ferramentas que precisava para realizar de forma autônoma suas pesquisas internamente.

Veja como todas as frentes de atuação da MindMiners foram essenciais para a Vivo alcançar o sucesso em seus projetos.

Exploração de mercado

A Vivo está sempre desenvolvendo diversos produtos digitais e precisou realizar pesquisas ad hocs para conseguir entender a relevância e aceitação desses novos produtos, de forma mais detalhada e ágil.

Ou seja, por usar uma plataforma digital com diferentes possibilidades de questionários (prontos e ad hoc), o time conseguiu suprir as diversas demandas de pesquisa.

Alcance de público

Para que o público certo fosse ouvido, a pluralidade do painel de respondentes da MindMiners, o MeSeems, foi fundamental para o sucesso na coleta de respostas das variadas pesquisas realizadas pela Vivo.

A capilaridade do painel e abrangência de diversos perfis, gêneros, idades e classes sociais permitiram que as pesquisas da empresa fossem mais efetivas no seu alcance de público e focadas na audiência mais estratégica.

Pesquisas DIY com suporte de especialistas

A parceria também possibilitou que a Vivo conseguisse escalar os seus projetos por meio da plataforma, mesmo realizando de maneira independente.

Sendo assim, mesmo quem não é especialista em pesquisa de mercado consegue criar pesquisas digitais do zero, de maneira fácil e intuitiva.

Porém, para a MindMiners oferecer autonomia não é sinônimo de ser displicente com o cliente. A Vivo também recebeu suporte ao longo de todo o processo, desde a criação do questionário até a coleta e análise dos dados obtidos com a pesquisa, e contou com a nossa Central de Ajuda para tirar dúvidas.

“Dentro da plataforma eu tenho uma ajuda muito grande, que é aquela questão dos artigos que vocês colocam lá (…) ali tem tudo muito bem explicado, aquele passo a passo e aquela ajuda do chatbox, onde a gente consegue falar com alguém em tempo real” relata Ravena Luiz, Estagiária de V.Trends, hub de Pesquisa & Insights da Vivo.

Os resultados: uma empresa mais data driven e impacto com a audiência e o mercado

Os dados investigados pela área de V.Trends, hub de Pesquisa & Insights sobre os novos produtos digitais da Vivo foram cruciais para gerar pautas dentro dos principais veículos de comunicação do país, e alcançar um número expressivo de potenciais clientes.

E o que mudou para o negócio? A área passou a ser vista internamente como estratégica, por contar com dados valiosos, permitindo a transformação de insights em ações efetivas.

A Vivo escolheu a MindMiners pelas diversas possibilidades que a plataforma oferece em pesquisa digital, com lógicas claras e constantes atualizações das funcionalidades, recursos fundamentais para ajudar o time a criar questionários de pesquisa com todos os pontos necessários.

A grande possibilidade de personalização dos nossos questionários permitiu que a empresa tivesse 100% das pesquisas ad-hoc feitas pela sua área de Pesquisa & Insights.

Números que comprovam o sucesso

Foram mais de 100 o número de publicações em veículos de comunicação com as pautas da área.

Além disso, a empresa alcançou:

mais de 6 milhões de impactos em relação à quantidade de vezes que o anúncio apareceu na tela para os telespectadores em sites de notícias.

Mais que fornecedora, uma parceira de negócio

O nosso jeito Human Analytics de fazer pesquisa trouxe não só resultados para o negócio da Vivo, como também impactou diretamente a rotina do time de Pesquisa & Insights, que conseguiu total liberdade nos seus projetos de pesquisas quantitativas, por meio da boa usabilidade da ferramenta.

“Além de uma plataforma super intuitiva, que recebe atualizações frequentes, é super versátil e ágil para fazer qualquer tipo de projeto. Seja com a base do painel ou com a nossa base, vocês também são parceiros estratégicos para a empresa. O bacana da MindMiners é essa mistura de uma plataforma muito eficiente e um serviço com uma expertise muito boa de pesquisa por trás”, Eric Yamaga, Consultor de V.Trends, hub de Pesquisa & Insights da Vivo.

E a confirmação do sucesso dessa parceria é traduzida quando percebemos o quão valiosas são as frentes de atuação da MindMiners para que os nossos clientes alcancem seus resultados, mesmo com cenários tão desafiadores atualmente.

“Eu tinha uma grande expectativa em relação à MindMiners, por serem pioneiros em tecnologia, com essa robustez de time e agilidade, e a expectativa foi completamente atendida”, Fabiana Chagas, Líder de V.Trends, hub de Pesquisa & Insights da Vivo.

Tem interesse em entender como rodar projetos de forma autônoma na sua empresa também, visando custo-benefício? Disponibilizamos 15 dias gratuitos para você testar a nossa plataforma e ver quantos insights pode obter. Aproveite e experimente agora!




Início