O chocolate é muito mais do que apenas um doce, é parte de momentos especiais e celebrações na vida dos brasileiros.
Nossa pesquisa revelou insights valiosos sobre mudanças de comportamento de compra, bem como as preferências dos consumidores desse segmento. Desde a escolha por alimentos doces até os momentos em que a vontade de chocolate aumenta, exploramos diversos aspectos que influenciam as escolhas dos chocolateiros.
Neste artigo, vamos mergulhar nesses dados e entender como as marcas podem se adaptar para atender às demandas desse mercado em constante evolução. Boa leitura!
Comportamento dos chocolateiros
Nossa pesquisa revelou que 43% dos entrevistados preferem alimentos doces em vez de salgados. Porém, surpreendentemente, 39% reduziu o consumo de açúcares nos últimos 12 meses, especialmente aqueles que têm preferência por salgados (48%).
A busca por uma vida mais saudável foi apontada como o principal motivo para essa mudança de hábito, com 59% dos entrevistados mencionando esse fator.
Mas como as marcas podem reter esse público preocupado com a saúde? Estratégias que ofereçam opções mais saudáveis, sem abrir mão do sabor e da qualidade, podem ser um caminho a ser explorado pelas empresas que oferecem alimentos cuja saudabilidade possa ser questionada.
E apesar da preferência geral por salgados, o chocolate tem um espaço especial nos corações e paladar dos brasileiros. Cerca de 90% declarar ou gostar desse tipo de doce, e 54% dos respondentes consomem chocolate pelo menos uma vez por semana.
Mas, em quais momentos a vontade de comer chocolate aumenta? 36% das pessoas sentem essa vontade após o almoço ou jantar. Isso abre espaço para as marcas oferecerem opções que contribuam para uma melhor digestão dos alimentos, criando um diferencial competitivo.
Preferências de consumo
A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados têm o costume de sempre ou frequentemente experimentar novos sabores de chocolate. No entanto, três tipos de chocolates lideram a preferência dos consumidores:
1 - Chocolate ao leite (58%)
2 - Meio amargo (42%)
3 - Chocolate branco (32%)
Em relação às características e qualidade, nossos respondentes priorizam:
1 - Cremosidade (39%)
2 - Crocância (33%)
3 - Recheio (32%)
Quando se trata do formato, as barras acima de 90g (49%), caixas de bombons (40%) e trufas (29%) são os favoritos.
Já na hora de comprar, a maioria dos consumidores prefere o supermercado (77%). E o aspecto mais importante na hora da escolha do produto é o sabor, seguido pela qualidade e preço.
Também pedimos para os nossos respondentes dizerem quais eram suas marcas favoritas de chocolate, e as principais foram:
Entender a jornada de compra e os fatores que a influenciam é fundamental para definir uma estratégia de lançamento de um novo chocolate no mercado, assim como ações de reposicionamento e marketing no geral.
Chocolate é um presente para todas as ocasiões?
Em quais momentos os brasileiros costumam presentear com chocolates? A pesquisa revela que 31% o fazem para celebrar datas comemorativas, seguido por 30% que presenteiam pessoas muito queridas, 27% como gesto de agradecimento e 24% para comemorar datas especiais.
Conhecer essas ocasiões possibilita às marcas direcionarem melhor seus esforços de comunicação e promoções, principalmente em datas comemorativas - época em que, naturalmente, há uma alta demanda por esse tipo de presente.
Conheça mais sobre o mercado de chocolates
Se você deseja conhecer mais sobre o comportamento do consumidor e como impulsionar os resultados do seu negócio, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a entender e atender melhor o seu público-alvo.
Foto de capa por Artem_ka2 | Envato