Client Experience: implementação da cultura de dados da Embaré

Saiba como a Embaré criou uma cultura de dados usando pesquisas de mercado e analisando o comportamento do consumidor junto a MindMiners.


clock
4 min
Client Experience: implementação da cultura de dados da Embaré

Data driven é a expressão do momento. Não à toa, milhares de dados são gerados a todo momento no mundo todo e aprender a interpretá-los e usá-los da forma correta é um desafio diário dentro de todas as empresas do Brasil.

Neste artigo, trazemos um exemplo da implementação bem sucedida da cultura de dados e pesquisa dentro de uma empresa e como isso é possível para qualquer outra empresa que busque fazer o mesmo.

A Embaré Indústrias Alimentícias S.A. é uma empresa de laticínios fundada há 85 anos na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Dona dos famosos e adorados “Caramelos Embaré”, iniciaram sua jornada através da produção e comercialização de doce de leite, geleias, doces de frutas e sopas de legumes. Com o tempo, a empresa foi expandindo negócios, até se consolidar como um grande player no mercado de laticínios com a marca Camponesa.

Linha de produtos Embaré

Com o constante crescimento, surgiu a necessidade de melhorar o processo de inovação. E como toda inovação, era preciso acontecer de dentro para fora. Novas tecnologias de produção, expansão de portfólio de suas marcas, novas embalagens, tudo pensando em transmitir para seus consumidores as transformações e evolução da marca ocorridas ao longo dos últimos anos.

RUMO À INOVAÇÃO: A CULTURA DE DADOS

Inovar sempre é um desafio e não existe uma fórmula mágica para isso. Por isso, direcionar corretamente os esforços de marketing era essencial para a Embaré e foi nessa etapa que a parceria com a MindMiners se fez mais do que necessária. Através de soluções ágeis e tecnologia, foram desenvolvidos projetos de validação de conceito de produtos, testes de embalagens e testes de campanha para suportar o pipeline de inovação e direcionar as decisões estratégicas da Embaré nesta etapa de grandes mudanças.

"Estamos trabalhando o plano de inovação da Embaré com um time formado por todas as áreas da empresa. Precisávamos de um parceiro externo de pesquisa para nos ajudar a validar nossos insights com o consumidor final de nossos produtos. Esse parceiro não poderia deixar de ser a MindMiners".
Martim Ibrahim, diretor de Marketing e Trade da Embaré

E como em toda transformação, apareceram alguns desafios pelo caminho. Um deles foi o de desmistificar a fama de que "pesquisa é algo caro” e, com isso, implementar a cultura de dados e pesquisa na empresa.

Esse é um caminho que muitas empresas no Brasil ainda estão percorrendo. Quando pensamos em cultura de dados, ou Data Driven, observamos ao longo dos últimos anos uma grande transformação no mercado brasileiro. Empresas cada vez mais investindo esforços em coletar e gerar dados e não apenas armazená-los para usar como referência, mas sim analisá-los e a partir disso, tomar decisões e traçar estratégias.

Quando falamos sobre o comportamento do consumidor, esse se torna um movimento ainda mais necessário e um desafio ainda maior. “Conhecer profundamente suas demandas (dos consumidores), preferências, opiniões e motivações de compra se tornaram parte fundamental da estratégia de empresas dos mais diversos segmentos e, consequentemente, os principais motivadores de realização do que conhecemos como pesquisa de mercado”, menciona Danielle Almeida, Head de Marketing da MindMiners em “O Futuro da Pesquisa de Mercado”.

PARCERIA DE SUCESSO

Foi a partir desse desafio que o diretor de Marketing e Trade da Embaré, Martim Ibrahim, apresentou para a empresa a parceria de longa data com a MindMiners com o objetivo de, através da pesquisa, gerar novas descobertas, novos questionamentos e novos desafios.

"Há cerca de 6 anos estou trabalhando com a MindMiners. Eles tem me ajudando muito nos projetos de reposicionamento de marcas, lançamento de produtos, testes de campanhas. Com a tecnologia da MindMiners, estamos conseguindo tomar decisões mais certeiras alinhadas com os desejos de nossos consumidores."
Martim Ibrahim, diretor de Marketing e Trade da Embaré

A implementação da cultura de dados e pesquisa precisa acontecer aos poucos, até que se torne algo intrínseco a rotina da área e da empresa. De nada adianta possuir um grande volume de dados e não saber o que fazer com eles ou simplesmente não usá-los corretamente. É preciso planejamento e alinhamento entre cliente e fornecedores para que essa cultura se estabeleça da melhor forma possível para ambos.

E a parceria entre a Embaré e MindMiners aconteceu dessa forma: durantes os primeiros projetos houve acompanhamento e consultoria do time MindMiners, garantindo todo suporte e auxiliando o cliente em todas as etapas da jornada de um projeto de pesquisa. Com o passar do tempo, o time Embaré ganhou conhecimento da ferramenta, passando a realizar projetos com mais autonomia e ainda mais agilidade.

Upwards arrows
Photo by Jungwoo Hong / Unsplash

MAIOR ASSERTIVIDADE EM CAMPANHAS

Com diversos projetos realizados, a parceria estava estabelecida e com isso, a possibilidade da Embaré de realizar lançamentos de produtos e campanhas com maior segurança, agilidade e garantindo os resultados esperados.

"Com diversas avaliações de campanhas de mídia digital, conseguimos atingir altos índices de Brand Lift graças aos ajustes em peças publicitárias sugeridas pelas pesquisas da MindMiners" - complementa o diretor de Marketing e Trade da Embaré.

Este é apenas um exemplo de como é possível trilhar o caminho da tomada de decisão baseada em dados através de uma parceria onde todas as partes envolvidas se beneficiam. E um grande aprendizado de que, para dar o primeiro passo nessa jornada, é necessário escolher os parceiros certos que irão te guiar, auxiliar e garantir o sucesso em todas as etapas.

Conte com a MindMiners na sua trajetória através da implementação e descoberta da cultura de dados.

Você pode utilizar agora mesmo a nossa plataforma de human analytics para acessar dados de diversos segmentos e obter respostas imediatas para os seus desafios. Solicite nosso trial e comece seu projeto de pesquisa!


Início