BIS, Felipe Neto e o impacto dos influenciadores na decisão de compra

O que a polêmica parceria entre a Bis e Felipe Neto nos ensina sobre a importância de entender quais celebridades melhor representam as marcas e como isso impacta na decisão de compra.


clock
3 min
BIS, Felipe Neto e o impacto dos influenciadores na decisão de compra

Alerta de assunto que pode ser um tanto polêmico: influenciadores digitais. Como uma figura pública pode prejudicar ou até mesmo valorizar suas campanhas de marketing? Aqui na MindMiners sempre realizamos parcerias com empresas desse segmento e notamos o quanto esse nicho vem crescendo.

E é para jogar luz sobre o tema que trouxemos reflexões importantes sobre como isso pode ser estratégico ou um tiro no pé das próprias marcas.

Em outubro, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, Felipe Neto, fez uma conteúdo publicitário em seu Instagram anunciando a Bis e sua participação no podcast “PodPah”.

O post não só levantou uma onda de críticas à marca nos comentários, mas também um movimento no Twitter intitulado pela hashtag #BisNuncaMais, em que eleitores que não têm o mesmo posicionamento político de Felipe expressavam sua reprovação em relação à parceria.

Houve até alegação de que substituiriam o consumo do produto pelo do concorrente, incentivando outras pessoas a fazer o mesmo.

Toda essa situação polêmica reforça a importância que parte dos consumidores dão a quem a marca se alia e patrocina, estando dispostos até mesmo a deixar de consumir o produto se for preciso para reforçar crenças e posicionamentos que para o cliente são inegociáveis.

A Estratégia da Mondelez

Desenvolvida pela agência David São Paulo, a estratégia visa estreitar os laços entre Bis e a cultura geek, além de contemplar o lançamento de jogos arcade exclusivos para a CCXP 2023, incluindo o 8BIS, que compreende uma coleção de jogos que reavivam a estética dos videogames da década de 90.

Pensando que Felipe também cria conteúdos no nicho de games em suas redes sociais, a associação da marca ao influencer faz sentido, porém uma parcela dos consumidores de Bis relacionaram a parceria não ao propósito em que ela se destina, mas à imagem que Felipe remete a elas, no caso à política.

Participação dos Influenciadores na Decisão de Compra

Ao lugar de altas produções e celebridades unanimemente conhecidas, em anúncios publicitários televisivos, dar um alto retorno para as marcas, uma onda contrária a esse sistema se mostrava mais eficiente.

O Marketing de Influência chegou mostrando que os consumidores acreditam muito mais em uma figura próxima a eles e os criadores de conteúdo digital desempenham esse papel na publicidade. Segundo o site MuseFind, 92% dos consumidores confiam mais nos influenciadores do que em propagandas com celebridades que não são nativas digitais.

No nosso estudo original “Black além da Black”, feito em parceria com a Spark, também identificamos que 64% dos respondentes demonstram um alto nível de confiança nos influenciadores que seguem.

Diante desse cenário, podemos dizer que influenciadores trouxeram ao Marketing a possibilidade de ser aquele amigo confiável que indica um produto ou serviço, reduzindo o medo de adquiri-lo. É a capacidade de se enxergar em alguém, se inspirar e confiar que o que é recomendado por ela é de qualidade.

Os fatores listados a seguir são os que tornam esse impacto real e relevante ao ponto de uma empresa precisar fazer uma escolha muito bem pensada sobre com quem irá se associar.

  • Alta identificação entre consumidor e influenciador
  • Maior credibilidade que é transmitida por pessoas reais e acessíveis
  • Compartilhamento de experiências sinceras com produtos, as famosas resenhas
  • Senso de comunidade criado por meio de um nicho bem estabelecido
  • Sentimento de inspiração, querer ser como o influenciador e, consequentemente, querer usar o que ele usa.

A identificação foi um dos fatores que mais se sobressaiu no caso da Mondelez em parceria com o Felipe Neto, pois a linha de pensamento para a reprovação foi: “Se não me identifico com esse criador e não quero ser como ele, também não quero consumir o que ele consome”.  Esse, inclusive, é um posicionamento muito importante para as gerações mais novas, como a Gen Z.

Para saber mais detalhes sobre como funciona o mundo de influência digital no Brasil, confira o Estudo Original "Quem te Influencia?", elaborado pela MindMiners juntamente com a YouPIX.

Metodologia Celebrity Screener

Levando em consideração a importância dos influenciadores no processo de decisão de compra, é muito importante entender como selecionar a celebridade digital ideal para representar uma marca.

Sendo assim, uma pesquisa de Celebrity Screener (Teste de Celebridade) é ideal, pois busca avaliar a associação de celebridades/influenciadores em relação a pilares de imagem como identificação, personalidade, conexão cultural, engajamento, família e causas.

Percepção de presença nas mídias, motivos para engajamento, aderência com a marca e credibilidade são apenas alguns dos blocos de perguntas que compõem a metodologia de Celebrity Screener.

Celebrity Screener MindMiners

A plataforma de pesquisas da MindMiners é ideal para quem procura trabalhar com questionários prontos para uso e identificar de forma rápida e ágil quais influenciadores combinam com a sua empresa.

Combinamos o conhecimento de especialistas e nosso painel de respondentes, MeSeems para entregar os melhores resultados utilizando pesquisa digital. A partir dessa pesquisa, você identificará pontos como:

  • Quais celebridades têm mais aderência com a minha marca?
  • Os influenciadores mais conhecidos são, de fato, os que podem gerar mais engajamento e converter em vendas?
  • Quem hoje representa a minha marca realmente está alinhado com os valores que queremos comunicar?

Essa metodologia faz sentido para a sua empresa? Entre em contato para entender como podemos  ajudar a sua marca a se conectar com seus consumidores.

(crédito da foto de capa: Janela Publicitária)


Início