Influence Mapping: Como saber qual influenciador melhor representa a sua marca?

Entenda como definir de forma estratégica e com base em dados o influenciador que mais representa os valores atuais da sua marca.


clock
2 min
Influence Mapping: Como saber qual influenciador melhor representa a sua marca?

Já não é novidade que os influenciadores vieram para ficar e que esse mercado está em plena ascensão. De pessoas comuns que do dia para a noite conquistaram milhares de seguidores, até artistas conhecidos por suas aparições em TV aberta, os influenciadores já são peça-chave na estratégia de comunicação de diversas marcas.

Mas, apesar do crescimento exponencial do segmento e dos diversos formatos publicitários que surgem a cada dia, comunicar a proposta de uma marca através de um porta-voz demanda muito mais que apenas escolher aquele que possui mais seguidores ou que aparece semanalmente nos trending topics.

Em uma pesquisa realizada pela Youpix em parceria com a MindMiners, 29% dos respondentes mencionam que “ter os valores das marcas e influenciadores conectados” é um ponto de melhoria nas famosas #publis.

Ou seja, investir em um influenciador que não transmite os mesmos valores que a sua marca não gera somente um ruído de comunicação momentâneo, mas também perda de credibilidade e impactos na imagem da marca que podem levar anos para serem reparados.

E foi pensando em ajudar marcas a serem cada vez mais assertivas na escolha dos influenciadores que irão representá-las como embaixadores, em campanhas ou comunicações pontuais que a MindMiners desenvolveu a metodologia de Influence Mapping.

O que é Influence Mapping?

Uma pesquisa de Influence Mapping (Teste de Celebridade) busca avaliar a associação de celebridades/influenciadores em relação a seis pilares de imagem: identificação, personalidade, conexão cultural, engajamento, família e causas. Cada pilar é composto por diversos atributos que indicam o quão fortemente associadas a cada um deles as celebridades avaliadas estão no momento.

Percepção de presença nas mídias, motivos para engajamento, aderência com a marca e credibilidade são apenas alguns dos blocos de perguntas que compõem a metodologia de Influence Mapping.

Quando essa metodologia pode ser utilizada?

A metodologia Influence Mapping é essencial para qualquer marca de qualquer segmento que queira garantir que está associando sua imagem a uma celebridade/influenciador que representa verdadeiramente seus valores e que, sob a visão dos consumidores, irá trazer os resultados esperados, a fim de otimizar investimentos e direcionar esforços de comunicação.

Com a metodologia Influence Mapping você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais influenciadores têm mais aderência com a minha marca?
  • Os famosos mais conhecidas são de fato as que podem gerar maior engajamento com meu público-alvo?
  • A celebridade que hoje representa a minha marca realmente está alinhada com os valores que gostaria de comunicar sobre ela?

Nossa metodologia oferece uma visão real e imparcial do seu público-alvo sobre os influenciadores, permitindo uma análise detalhada de fit com a marca para uma validação assertiva da sua estratégia.

Além disso, nosso questionário pronto para uso combinado com a coleta de dados em nosso painel de respondentes, MeSeems, garantem agilidade do começo ao fim do projeto.

A plataforma de consumer insights da MindMiners é ideal para quem procura trabalhar com questionários prontos para uso, como exemplificamos neste artigo, ou criar seus projetos de pesquisa do zero. Combinamos o conhecimento de especialistas e nossa tecnologia ágil para entregar os melhores resultados utilizando pesquisa digital.

Essa metodologia faz sentido para a sua empresa? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre esta e muitas outras metodologias que podem ajudar a sua marca a se conectar com seus consumidores.

banner-contato-novo

(a foto de capa foi cedida por Videodeck .co em Unsplash.com)


Início