Recall de patrocínios: como medir investimentos em eventos?

Entenda como tornar seus investimentos em patrocínios ainda mais estratégicos com nossas metodologias


clock
3 min
Recall de patrocínios: como medir investimentos em eventos?

Patrocinar eventos é um dos investimentos mais estratégicos para uma empresa, pois são envolvidas várias questões além do custo em si. A relevância do evento no mercado, se tem fit com a marca e a conexão com os públicos e com o tema são algumas dessas questões.

Quando se escolhe patrocinar eventos, principalmente de grandes dimensões, todo esse impacto precisa ser mensurado com o objetivo de entender o que deu certo ou não, e se o investimento trará ganhos para a marca. Isso é o que chamamos de recall de patrocínios ou tracking de patrocínios.

Porém, entenda como ganhos não só o aumento imediato na receita, por conta das vendas do período, como também benefícios como reforço da marca (que pode resultar em vendas ao longo do tempo), o alcance de novos públicos, a lembrança da marca, entre outros. Se a sua empresa investe em eventos, esse artigo é pra você. Acompanhe!

O que é a metodologia Recall de patrocínios?

Para marcas que investem em eventos e patrocínios, é sempre importante avaliar como a marca performa na mente do público-alvo do evento, como é a percepção ao longo do tempo, a relação com a categoria, quais são os atributos de destaque em relação aos concorrentes, dentre outros objetivos.

Para isso, a MindMiners conta com uma série de estratégias que visam medir esse impacto com o objetivo de ajudar a orientar suas estratégias de marketing e comunicação maximize o resultado da marca por meio do patrocínio do evento.

As perguntas de uma pesquisa de tracking de patrocínios revelam respostas que dão norte às estratégias de marketing e comunicação para que aquele patrocínio seja mais eficaz e, assim, seja utilizado estrategicamente em mais ações e parcerias.

carros de fórmula 1 na pista e um público assistindo à partida
Foto de Brian McCall na Unsplash

Como funciona uma pesquisa de tracking de patrocínios?

A inteligência de mercado da MindMiners oferece todo o requisito necessário para que empresas realizem pesquisas internamente. Entre os tipos de perguntas elaboradas com o objetivo de identificar a performance da marca na visão dos respondentes, estão voltadas:

  • Saúde de Marca: Como sua marca está posicionada dentro do público-alvo e sua avaliação frente ao set competitivo.
  • Caracterização do público-alvo: Identifique quem são, quais os principais comportamentos, hábitos de consumo e características do público-alvo do evento ou empresa/campanha a ser patrocinada.
  • Lembrança da comunicação: Avalia se os respondentes têm alguma lembrança de comunicação relacionada à categoria abordada.
  • Patrocínio: Avalia o fit do patrocínio/evento com a marca e seu público-alvo.

Quais vantagens uma marca tem ao mensurar patrocínios?

Se você trabalha com marketing, comunicação, campanhas e eventos já sabe da importância de contar com indicadores e KPIs para planejar estratégias e tomar decisões mais certeiras. Acontece que, como esse é um investimento altamente estratégico, é uma atividade que não pode deixar de ser mensurada, tanto antes quanto depois.

Assim, antes mesmo de o evento acontecer, rodar uma pesquisa prévia ajuda a entender como está a expectativa do público com o evento, como sua marca está sendo lembrada já no início da campanha, se aparecem possíveis concorrentes na menção dos respondentes e muito mais.

Com esses dados em mãos, é possível comparar os resultados que aparecerão na pesquisa de pós-evento e entender o que mudou nesse período, ou até mesmo se surpreender com questões que talvez não tenham aparecido no pré-evento.

Além disso, é possível entender qual é o perfil do público majoritário do evento:

  1. qual gênero é o mais assíduo;
  2. quais são as principais faixas etárias;
  3. em quais regiões moram, qual a classe social, entre outros.

Essa é uma análise interessante para compreender se o perfil do público participante do evento tem fit com o público que a sua empresa deseja alcançar.

Esse tipo de pesquisa tem o objetivo de ajudar a sua marca a ir longe ao planejar estratégias e entender ponteiros que precisam ser ajustados. Além dela, temos metodologias complementares para ajudar nos seus desafios, afinal, sabemos que decisões de negócio precisam ser certeiras e baseadas em dados.

Tem interesse em conhecer melhor a nossa metodologia e saber como podemos ajudar? Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

(foto de capa: Lee Blanchflower na Unsplash_)


Início